sábado, 28 de agosto de 2010

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COM VÍDEO MONITORAMENTO


A gestão “Vitória de Todos” não espera acontecer. É tomando emprestado o espírito da obra de Geraldo Vandré que o Prefeito Elias Lira, numa ação inovadora e que demonstra a sintonia da gestão municipal com o que há de mais moderno no quesito de combate à violência urbana, implanta, com recursos próprios, no centro comercial da nossa cidade, o sistema de câmeras de vídeo-monitoramento, as quais irão representar importantíssimo instrumento de auxílio no trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e demais corporações policiais no tocante à segurança do cidadão vitoriense e à preservação do patrimônio público. Isso sem contar com a indiscutível colaboração que será dada ao ordenamento do trânsito da Vitória.
A central que receberá as imagens das câmeras será acompanhada 24 (vinte e quatro) horas por equipes da Guarda Municipal, já devidamente treinadas.
Atualmente, em Pernambuco, apenas a cidade de Petrolina e a capital pernambucana dispõem deste sistema de tecnologia avançada. Na verdade, o Município, com esta ação, não gasta, mas antes de tudo, investe em ação de prevenção de segurança pública e demonstra de forma muitíssimo clara a preocupação permanente com o bem-estar de todos nós, vitorienses.
A gestão dá combate às chamadas “saidinhas de banco”, aos tantos furtos, roubos e tráfico de drogas que por muitas vezes ocorrem em nossas ruas, em plena luz do dia. Sem falar na possibilidade real de coibir as manobras irresponsáveis e transgressões às normas de trânsito promovidas por condutores de motocicletas e demais veículos e de fiscalizar a futura implementação do serviço de mototaxi em Vitória de Santo Antão.
Inicialmente, o sistema estará instalado nos pontos de maior circulação e aglomeração de pessoas, como é o caso da Avenida Mariana Amália (três câmeras ao longo da via), Praça Duque de Caxias e nas proximidades da Praça Leão Coroado. Lógico que se trata de uma primeira etapa de implantação e que certamente em momentos posteriores será possível incluir outros pontos da cidade no moderno sistema.As câmeras permitem acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja até 800 (oitocentos) metros de distância, e ainda realizam giro de 360°.
Enfim, o sistema a ser implantado repreende o bandido, fazendo-o pensar muitas e muitas vezes antes de empreender as suas ações criminosas. Palavras são palavras, o que os vitorienses esperam de uma gestão municipal são as suas ações.
E digo-lhes que o vídeo-monitoramento de nossa cidade veio para ficar, até por se tratar de tendência mundial em termos de segurança pública. Será implantado em Vitória como conseqüência de uma gestão que tem, acima de tudo, uma visão de futuro.

por Décio Canuto dos Anjos Filho,
Secretário de Defesa do Cidadão – Vitória de Santo Antão/PE.


Fonte: blog AVoz da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário