quinta-feira, 29 de julho de 2010

CARNE E FRANGO TÊM AUMENTOS DE PREÇO

A carne bovina aumentou em média 10% enquanto o frango, cerca de 12%. O aumento do preço da carne bovina está ocorrendo em todo o país. A oferta do boi gordo diminuiu na região Centro-Sul. Outro motivo que contribuiu para a alta do preço foi a redução das chuvas na região, nesse período do ano, diminuindo a pastagem e deixando o boi mais magro. Dessa forma, o número de abates também diminui.

Já a alta do preço do frango envolve o aumento das exportações. Outro fator que também influenciou foi o fim da venda do frango temperado, que tornava-se mais barato para o consumidor por conta da ingestão de água e temperos pelos frigoríficos.



Fonte: Jornal do Comércio

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PRODUTOR DO VALE TEM RODADA DE NEGÓCIOS

Produtores do Vale de São Francisco vão estar frente a frente com grandes atacadistas do País durante a realização da Rodada de Negócios Pedra de Comercialização, evento que integra a programação da 21ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada, entre os próximos dias 29 e 31, em Petrolina, no Sertão do Estado.
A ideia é fazer com que os representantes de distribuidores e redes de supermercados, além de atacadistas, conheçam as potencialidades da região, conversando diretamente com quem as produz.
O evento é coordenado pelo Sebrae e será aberto às 18h do dias 29, em um espaço do Centro de Convenções de Petrolina. A primeira atividade será voltada ao mercado interno de frutas.
"A expectativa para a realização da Pedra de Comercialização é a melhor possível. Estamos confirmando as presenças de representantes de redes de supermercados e atacadistas de Ceasas, a exemplo das empresas de Othil e Cantu do Recife; Frutas Líder e Comercial Shimizu, de Salvador; Benass e Perboni, de Minas Gerais; BelleSampa/ BelleRio e Global Frutas, de São Paulo; Yara Alimentos, do Espírito Santo; Irmãos Faisão Frutícola, do Rio de Janeiro, além do grupo Wal-Mart do Brasil", frisa o gestor da Unidade de Negócios do Sebrae do São Francisco, Sebastião Amorim.
Tida como o maior evento da fruticultura irrigada na América Latina, a Fenagri 2010 é uma realização da Prefeitura de Petrolina e do Conselho da União das Associações e Cooperativas dos Produtores de Uva de Mesa e Manga do Vale do Submédio São Francisco(Univale), além de instituições parceiras.
O evento terá palestras, rodadas de negócio e visitas técnicas.
A feira agrega a exposição de produtos e serviços, distribuídos por 300 estandes no Centro de Convenções. Um ônibus-escola da Embrapa também vai estar no local para a realização de cursos de capacitação sobre a produção de sucos naturais e polpa de frutas. O tema do vento este ano é "Os frutos dos novos negócios". A Fenagri é realizada anualmente, alternando-se entre as cidades vizinhas de Petrolina(PE) e Juazeiro(BA).

Fonte: Jornal do Comércio

ANIMAIS DE ALTO PADRÃO À MOSTRA

Exposição de Caprinos, Ovinos e Produtos Agrícolas do Agreste dá chance de pequenos e médios produtores terem acesso a um rebanho de primeira.
Promover o acesso de pequenos e médios produtores a animais de alto padrão,divulgar novas técnicas de criação e difundir as recentes tecnologias em reprodução e alimentação de rebanhos são os principais objetivos da 2ª edição da Exposição de Caprinos, Ovinos e Produtos Agrícolas do Agreste.Promovida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Gravatá(ACCOG), começa na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, e segue até o dia 1º de agosto, na Fazenda Asa Branca, localizada nas margens da BR-232, no quilômetro 75.N a comparação com o ano passado, o evento praticamente dobrou de tamanho. Conta em 2010 com mais de 40 expositores pernambucanos e são aguardados cerca de cinco mil visitantes. A entrada é gratuita.

Fonte: Jornal do Comércio

sábado, 24 de julho de 2010

COMERCIANTES TÊM ICMS PRORROGADO -

Comerciantes da Vitória de Sto. Antão serão beneficiados

Os comerciantes que perderam tudo nas chuvas que atingiram o estado no mês passado já podem respirar aliviados. A Secretaria da Fazenda informou ontem que vai prorrogar as arrecadações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos meses de junho e de julho para janeiro do ano que vem.
A medida, publicada ontem no Diário Oficial do estado e válida somente para esses contribuintes, pretende minimizar os prejuízos sofridos pelos pequenos comerciantes das áreas afetadas pelas enchentes. Quem perdeu o patrimônio com as chuvas pode ter as dívidas perdoadas pelo Fisco.
Tudo vai depender da análise de auditores da Fazenda, que visitarão os comerciantes de 12 municípios em estado de emergência e de calamidade a partir do dia 1º de agosto. Os servidores terão até 90 dias para identificar quem está precisando mais de ajuda e que terá o imposto perdoado."A ideia desse decreto é conceder uma moratória a essas pessoas. Muitos comerciantes perderam tudo, de estoques ao prédio onde trabalhavam. Alguns sequer têm livros ou outros documentos fiscais. Não podemos penalizá-los mais ainda. Por isso, decidimos prorrogar a arrecadação de junho e julho para janeiro", explicou o secretário executivo da Fazenda, Roberto Arraes. A prorrogação, entretanto, não será referente apenas aos meses de junho e de julho. "
Os contribuintes que já estavam parcelando seus pagamentos anteriores também serão beneficiados sem restrições", garantiu. Durante os seis meses de moratória, não haverá descredenciamento das empresas inadimplentes.De acordo com um levantamento preliminar, 550 contribuintes serão visitados pelos auditores. As cidades mais afetadas são Vitória de Santo Antão, com 285 comerciantes prejudicados pelas chuvas, seguida por Palmares, com 125 contribuintes atingidos e Barreiros, com 44 pequenos empresários em crise financeira.
Os que estiverem com muitas dificuldades poderão ser perdoados das dívidas ou terão prazos mais elásticos para quitar os pagamentos. "Muitas dessas cobranças são feitas automaticamente. Mas não podemos fechar os olhos para uma situação tão difícil. Essa é a nossa contribuição para a reconstrução das cidades", comentou Roberto Arraes.Cobranças - As multas, por enquanto, estão suspensas. Ainda não se sabe quanto o estado deixará de arrecadar após as enchentes com o "perdão" aos comerciantes das áreas afetadas. Embora a norma seja válida para todos, as microempresas terão tratamento diferenciado. "Elas não receberão visitas dos auditores. Vamos elaborar uma abordagem especial porque nem todos perderam tudo com as chuvas. Muitos desses estabelecimentos possuem escritórios no Recife", disse o secretário executivo.
Ele ressaltou que os comerciantes regulares não precisarão procurar unidades da Secretaria da Fazenda para requerer a prorrogação das arrecadações. "Nós é que iremos procurá-los. Já temos uma lista com mais de 500 nomes e vamos avaliar caso a caso, encontrando soluções específicas para eles. Não existe uma solução única para todos. O objetivo é conversar com o contribuinte e encontrar uma solução que seja favorável para ele nesse momento. Não é preciso se preocupar com a nossa visita", antecipou. Outras informações podem ser obtidas através da central de atendimento da Secretaria da Fazenda, pelo número 0800.285.1244.

Fonte:Diário de Pernambuco (transcrito do blog A voz da Vitória)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

JÁ ESTÁ NAS RUAS

Cientes da necessidade de uma firme política ambiental por parte do governo, e em sintonia com a exigência de consumidores conscientes, a ACIAV está lançando o “CONCURSO CULTURAL AS MARCAS DA VITORIA – PREMIANDO AS BOAS AÇÕES”, visando envolver toda a população da cidade, tendo como foco principal a criação de um novo hábito voltado para a preservação do meio ambiente: a utilização de sacolas retornáveis.
Estas sacolas já estarão disponíveis aos consumidores, nas próximas semanas, nas empresas e lojas que estão aderindo à Campanha, quando começará a divulgação nas rádios e em carros de som.

Grandes redes de varejo, em várias cidades do país, já utilizam sacolas retornáveis para serem revendidas, dando aos clientes uma opção ao uso das sacolas plásticas. Além disso, o nome de cada empresa participante estará bem associado a causas ambientais.

O uso de sacolas retornáveis é ecologicamente correto, pois elas são confeccionadas em tecido 100% algodão cru, não alvejado, que podem ser reutilizadas centenas de vezes e o seu descarte não atinge o meio ambiente.

O lançamento da campanha, que seria no dia 16 de julho de 2010, Dia do Comerciante, teve o seu início adiado por conta de atraso na entrega do material.

A campanha é voltada a todos os segmentos do comércio como farmácias, padarias, papelarias, lojas de confecções, de calçados, de conveniência, de supermercados, locadoras e outras lojas em geral.

Na primeira semana de janeiro, haverá a premiação de 12 (doze) notebooks como incentivo aos consumidores que aderirem ao uso das sacolas retornáveis.

A ACIAV, na condição de instituição representativa de segmentos significativos da nossa sociedade, tem o objetivo de fazer com que o “CONCURSO CULTURAL AS MARCAS DA VITÓRIA – PREMIANDO AS BOAS AÇÕES” sirva de incentivo para implantar de forma definitiva o uso de sacolas retornáveis, fazendo com que este novo hábito perdure mesmo após a data de premiação aos consumidores. Contamos, então, com a adesão de grande parte do comércio para formar essa grande corrente que culminará no êxito desta iniciativa.

A SUA EMPRESA NÃO PODE FICAR DE FORA. MAIORES DETALHES, PROCURE A ACIAV.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PIS/PASEP


Desde ontem, cerca de 4,5 milhões de trabalhadores, cadastrados nos programas PIS e Pasep, começaram a receber o abono salarial, de um salário mínimo (R$510,00), através da Caixa Econômica Federal.

O comércio está antenado para receber este dinheiro extra que começou a circular. Uma boa opção é intensificar as promoções do dia dos pais, que será em 08 de agosto.


Fonte: Diário de Pernambuco

DESCONTOS EM MATERIAIS DE INFORMÁTICA


Até o dia 1º de agosto, as lojas Extra de Boa Viagem e da Madalena realizam Feira de Informática com descontos de até 30% em laptops, netbooks, desktops e acessórios. As compras podem ser parceladas em até 18 vezes no cartão da bandeira da loja. Quem está precisando adquirir alguns desses ítens vale à pena dar uma passadinha por lá para conferir os descontos.



Fonte: Diário de Pernambuco

MAIS UM GIGANTE NO VAREJO DO NORDESTE


O Magazine Luiza, terceiro maior varejista de eletrodomésticos do país, vai entrar no Nordeste através das Lojas Maia. A rede paulista pagou um valor estimado em R$290 milhões por 141 unidades do grupo paraibano, que tem atuação em todos os nove estados da região. Nos próximos três meses, os pontos irão estampar os nomes das duas redes. Conhecida pelas promoções agressivas, a entrada da rede paulista irá acirrar ainda mais o varejo nordestino, já balançado pelas fusões entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, no final de 2009, e da Ricardo Eletro e Insinuante, que deu origem à Máquina de Vendas em março deste ano.


Fonte: Diário de Pernambuco

PRIMEIRO CONGRESSO PERNAMBUCANO DE EMPREENDEDORISMO

Neste sábado e domingo, dias 24 e 25/07, acontece no Teatro Guararapes o I Congresso Pernambucano de Empreendedorismo: Jovens e Empreendedores.
Jayme Asfora, ex-presidente da OAB e David Camelô (o David da Banca), são alguns dos palestrantes de peso que irão abrilhantar o evento.
Informações e inscrições no site: www.cpeje.com.br


Fonte: Jornal do Comércio

sábado, 17 de julho de 2010

HERMOL - DE PORTAS ABERTAS OUTRA VEZ

Todos os 31 pontos da falida Loja HERMOL que foram adquiridos pela rede Eletroshopping, que pagou R$ 8 milhões pela transação, devem ser reabertos até o início de setembro. Até agora, já foram inauguradas seis lojas entre junho e julho. A maior parte das unidades receberá a marca Eletroshopping, mas alguns pontos também serão convertidos em Exclusive Line e Credeletro, bandeiras que pertencem ao mesmo grupo. Para reabrir as lojas, a rede contratou 400 pessoas.
Loja do Shopping Tacaruna deve ficar pronta até o início de setembro, assim como as unidades dos shoppings Recife e Guararapes e mais 17 pontos no interior do estado.

Fonte: Diário de Pernambuco

MAIS UMA LOJA DO MACRO

Olinda terá antes do final do ano uma megaloja do Macro Atacado, ocupando área de 10 hectares na PE-15. A Empresa vai investir R$ 10 milhões e deve gerar, numa primeira fase, 450 empregos diretos, segundo informações do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Maurício Galvão.

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lei das sacolas plásticas começa a valer nesta sexta-feira no RJ

Supermercados devem substituir sacos plásticos por bolsas retornáveis.

Começa a valer nesta sexta-feira (16) a lei estadual que determina o recolhimento e substituição de sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, os estabelecimentos fluminenses estão prontos para cumprir a lei 5.502. Entretanto, de acordo com Fornari, os supermercados não vão retirar as sacolas de circulação, mas sim oferecer o desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados aos consumidores que não usarem os sacos, como a lei permite.
Fornari ressaltou que o objetivo dos supermercados, em um futuro próximo, é poder oferecer gratuitamente sacolas retornáveis, ou biodegradáveis. “Mas só poderemos fazer isso quando essas opções tiverem um custo igual ao da sacola de plástico”, observou.
Fonte: O Dia online - RJ
CONCURSO CULTURAL AS MARCAS DA VITÓRIA - PREMIANDO AS BOAS AÇÕES
A ACIAV já iniciou a veiculação da campanha em favor da redução do uso de sacolas plásticas em nossa cidade. Você, comerciante, junte-se a nossa corrente em favor da natureza e da economia. Procure a sua Associação Comercial. Tel.: 35231174

DIA DO COMERCIANTE

Hoje, dia 16 de julho, a ACIAV parabeniza todos os comerciantes locais pelo seu dia.
O desenvolvimento do comércio está intimamente ligado com a atuação do comerciante, que administra os estabelecimentos, incentiva os colaboradores e até vende, criando um elo direto com o consumidor final.

Nossa homenagem a esta categoria que investe e acredita no desenvolvimento da nossa cidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

APES - 36 ANOS


A Diretoria da APES - Associação Pernambucana de Supermercados, está convidando todos os seus associados, através de convite impresso, a participarem do jantar de comemoração do aniversário de 36 anos de fundação da Entidade.
O evento será no dia 29 de julho, às 20h, no Arcádia Recepções - Av.Boa Viagem, 802 - Boa Viagem.
Fundada em 17 de julho de 1974, a Apes foi criada para reunir os empresários do setor supermercadista do Estado.
O objetivo da Associação é proteger a categoria contra todos os fatores que possam impedir ou dificultar seu desenvolvimento, promover a união associativa, manter serviços de informações e assistência aos associados, manter efetiva colaboração com os poderes públicos estaduais e municipais, promover convenções estaduais além de conferências, ciclos de palestras, seminários e cursos de ensino profissional.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3421-3612

SUPERMIX


A SUPERMIX, feira imperdível para os setores de varejo, atacado, distribuição e indústria de alimentos e bebidas, que será realizada entre os dias 21 e 23 de julho, trará muitas novidades.
Várias empresas e indústrias aproveitarão para fazer o lançamento de novos produtos no mercado, como a ASA.

Comemorando 80 anos da marca "Bem te vi", a ASA aproveita para lançar a nova fragrância Coração em Festa, na versão em pó. Também lançará o Invicto Flores do Brasil.
Durante os 3 dias também serão realizados cursos de capacitação e qualificação. Entre os temas abordados estão autoestima e equilíbrio no varejo, promoção e vendas, ferramentas de marketing, etiqueta e postura.

A SUPERMIX será realizada no Centro de Convenções em Olinda.

ANVISA - POLÊMICA

A Anvisa quer que a publicidade de alimentos com alto teor de açúcar, gordura ou sódio, tenham em suas embalagens e peças publicitárias alertas sobre os riscos à saúde.
A medida causou rebuliço. E 12 associações publicaram nota nos jornais manifestando-se contra esta medida. A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação - ABIA , já decidiu que vai recorrer na justiça contra a Anvisa.

Fonte: Jornal do Comércio

SERTÂNIA REALIZA A 38ª EXPOCOSE

A cidade de Sertânia – PE já está clima de Expocose (Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos). A feira que começa dia 14 e vai até 18 de julho, terá em sua grade shows de nível nacional como Zezé di Camargo e Luciano, Fagner, Desejo de Menina e os Nonatos. Cristina Amaral, Alcimar Monteiro, e Fábio e Nando completam a lista. Mas as grande atrações da feira devem ser mesmo os candidatos ao governo do estado, Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) que já confirmaram presença no evento.
A exposição terá a participação de 800 animais de leite e corte e distribuirá R$40,00 em prêmios.

Fontes: Jornal do Comércio e Blog de Júnior Duarte

domingo, 11 de julho de 2010

CONGRESSO VAI DEBATER EMPREENDEDORISMO JOVEM

Nos próximos dias 24 e 25 de julho, os benefícios e os caminhos para abertura de novos negócios serão temas de discussão no 1º Congresso Pernambucano de Empreendedorismo: Jovens e Empreendedores (CPEJE). Promovido pela ONG Guia de Ação, em parceria com a Agência Apromo, o evento ocorrerá no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco. As inscrições custam R$100,00 e podem ser realizadas pelo site WWW.cpeje.com.br
A inovação, as células acadêmicas empreendedoras, a importância do network dos jovens empreendedores para o futuro, a sustentabilidade e o desafio da empregabilidade serão alguns dos assuntos discutidos no evento.
As palestras trarão nomes de instituições como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Sebrae.
Fonte: Jornal do Comércio

GESTOR DE GENTE

O presidente da Adidas no Brasil, Marcelo Ferreira, vem ao Recife para o 13º Congresso Brasileiro de Gestão com Pessoas, durante os dia 01, 02 e 03 de setembro, no Hotel Manibú, na Av.Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem, Recife. Ele vai falar sobre inovação na gestão de pessoas. E da sua empresa, cujas vendas subiram 12,6% em 2009, com vendas de 10,3 bilhões de euros.

O site do congresso é WWW.criarh.com.br. para maiores informações e inscrições para o evento, que contará com outros grandes nomes de conferencistas nacionais e internacionais.
Fonte: Jornal do Comércio

VAREJO DE OLHO NO DIA DO HOMEM

Pouco difundida pelo setor, a data será celebrada no próximo dia 15 de julho. Alguns varejistas começam a promover ações visando obter vendas maiores.
Empresas vão ofertar descontos e distribuir brindes para os clientes.
O Dia Internacional do Homem surgiu há dez anos após uma sugestão do ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e foi acatado pela Organização das Nações Unidas.
Fonte: Jornal do Comércio

O POTENCIAL PARA O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO EXTERIOR PERNAMBUCANO

Estados do Nordeste, região que abriga mais de 30% dos brasileiros, e particularmente Pernambuco, apresentam potencial de crescimento em diversos setores, com destaque para o turismo, petroquímica, siderurgia, agronegócios, economia criativa e tecnologias da informação, além da indústria naval e automobilística.
Para discutir essas idéias e os programas federais de promoção de exportações, nos dias 14 e 15 de julho, no Recife, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior realizará a 141ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex). A proposta central do evento, que reunirá centenas de exportadores e os principais órgãos intervenientes no comércio exterior, será estimular maior participação do empresariado pernambucano e nordestino no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador.
Fonte: Jornal do Comércio

sábado, 10 de julho de 2010

INFORMATIVO ACIAV - 02/2010








Já está sendo distribuido no comércio em geral, para os veículos de comunicação, instituições públicas, outras entidades representativas, e empresas associadas à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Vitória, o 2º INFORMATIVO ACIAV/2010- trazendo todas as ações da nossa Associação durante este segundo trimestre do ano.

As empresas ou profissionais que quiserem fazer a sua propaganda no próximo informativo podem entrar em contato com Gil, pelo telefone: 3523-1174.

Lembramos que os filiados à nossa Associação tem descontos em todos os nossos serviços, ações e convênios.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AGRINORDESDE

Está confirmado para o período de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções, a realização da 18ª Agrinordeste, maior seminário da agropecuária no País. Terá 90 painéis, uma feira de produtos agropecuários, show de lácteos e concurso de Queijos de Pernambuco.

Fonte: Jornal do Comércio

8 DE JULHO - DIA DO PANIFICADOR


Parabens, Panificador!

Nossas homenagens da ACIAV a todos os profissionais responsáveis pelo fabricação do pão nosso de cada dia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SUPERMIX


A SUPER MIX - 5ª FEIRA DAS INDÚSTRIAS, ATACADISTAS, DISTRIBUIDORES E SUPERMERCADISTAS DE PERNAMBUCO acontece nos próximos dias, de 21 À 23 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Este é o evento mais esperado do ano no setor e reúne os principais supermercadistas, atacadistas e distribuidores do nordeste.
Fique por dentro das novidades no setor e aproveite para fazer bons negócios.
Faça o seu pré-credenciamento no site http://www.supermix2010.com.br/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ABERTURA DO PLANTÃO DE ATENDIMENTO AO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL


No último dia 1º houve a abertura dos trabalhos de atendimento em relação ao Micro Empreendedor Individual na sede da ACIAV.

Durante toda a parte da manhã as pessoas que buscaram informações foram atendidas e tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo Contador Araken Pessoa.

O plantão de atendimento permanece na ACIAV nos seguintes horários:


- Manhãs de 2ªfeira - Araken Contabilidade

Contador: Araken Pessoa

- Manhãs de 4ªfeira - M.V.Contábil

Contador: José Manoel da Silva Neto


domingo, 4 de julho de 2010

SEGURANÇA NO TRABALHO

O Sesi disponibiliza gratuitamente para indústrias mais de 300 tipos de material informativo sobre como prevenir acidentes e doenças ocupacionais. O conteúdo da campanha educativa Segurança e Saúde do Trabalho (SST), que está disponível em apostilas, folders, DVDs e outros formatos, pode ser solicitado pelo www.sesi.org.br/campanhasst . No site, também é possível realizar cursos sobre o tema.

Fonte: Diário de Pernambuco

COMÉRCIO EXTERIOR

Micro, pequenos e médios mpresários pernambucanos interessados em entrar no mercado internacional devem se inscrever no Encontro de Comércio Exterior (Encomex). O evento tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e será nos dias 14 e 15 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. As inscrições são gratuitas e são realizadas no site www.encomex.mdic.gov.br .

fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 3 de julho de 2010

A INTERNET É DOS EMPREENDEDORES

Pequenos empresários pernambucanos adotam a internet como canal exclusivo de vendas e já consegue bons lucros. O negócio demanda baixo investimento e o mercado online cresce, em média, 30% ao ano. Esta é a oportunidade para quem tem algum talento e sabe como ganhar dinheiro.
Exemplos de empresários pernambucanos que se deram bem podem ser conferidos na reportagem completa do Jornal do Comércio de hoje.
Vale à pena buscar mais informações também em sites na internet e se embrenhar neste amplo campo de trabalho.

Mais 17 indústrias vão ser instaladas no Estado


Investimentos anunciados
Total: R$ 355,8 milhões Empregos: 3.185 Empreendimentos: 17 empresas em 8 municípios


Vitória de Santo Antão

Metal Módulos do Nordeste Ltda.
Setor/Produtos: módulos metálicos habitacionais e estruturas metálicas
Investimento: R$ 23 milhões
Empregos diretos: 200


Metalfrio Solutions S.A.
Setor/Produtos: congeladores e refrigeradores
Investimento: R$ 50 milhões
Empregos diretos: 306

Converplast Embalagens do Nordeste Ltda.
Setor/Produtos: embalagens para produtos alimentícios, higiene e farmacêuticos
Investimento: R$ 12,55 milhões
Empregos diretos: 37

MC-Bauchemie Brasil
Setor/Produtos: impermeabilizante para construção civil
Investimento: R$ 10 milhões
Empregos diretos: 150

Indústria de Produtos Alimentícios Mavalério Ltda.
Setor/Produtos: alimentos feitos com base de chocolate e leite
Investimento: R$ 10 milhões
Empregos diretos: 70

Ventisol Nordeste Indústria e Comércio de Exaustores Ltda.
Setor/Produtos: ventiladores em geral
Investimento: R$ 2 milhões
Empregos diretos: 100

Elcoma Componentes e Materiais Eletrônicos Ltda.
Setor/Produtos: computadores de mesa, notebooks, servidores,monitores e gabinetes para computadores
Investimento: R$ 11,5 milhões
Empregos diretos: 200


Palmares

BSB Produtora de Equipamentos de Proteção Individual
Setor/Produtos: calçados em couro e botas em PVC
Investimento: R$ 30 milhões
Empregos diretos: 700
Ribeirão
Eucatex Tintas e Vernizes Ltda.
Setor/Produtos: tintas imobiliárias e impermeabilizantes, além de um Centro de Distribuição e Beneficiamento de produtos
Investimento: R$ 35 milhões
Empregos diretos: 150
Rio Formoso
Meta Indústria e Comércio de Aço Ltda.
Setor/Produtos: montagem de estruturas metálicas e galvanização quente
Investimento: R$ 5 milhões
Empregos diretos: 180
Moreno
Elavic Indústria Metalúrgica (Metalmor)
Setor/Produtos: manufatura de arames recozidos para construção civil e nave peças
Investimento: R$ R$ 2,5 milhões
Empregos diretos: 80RR
Indústria de Sorvetes e Derivados Ltda. (Milet)
Setor/Produtos: sorvetes e picolés
Investimento: R$ 9 milhões
Empregos diretos: 186
Argamassas Solossantini e Premoldados Ltda.
Setor/Produtos: argamassa, cimento, aditivos e outros materiais para construção civil
Investimento: R$ 12 milhões
Empregos diretos: 200
Ondunorte
Setor/Produtos: papel higiênico, toalhas e guardanapos de papel
Investimento: R$ 15 milhões
Empregos diretos: 150
Abreu e Lima
FL Premoldados de Concreto
Setor/Produtos: artefatos de cimento para uso na construção civil
Investimento: R$ 15,2 milhões
Empregos diretos: 200
Cabo de Santo Agostinho
AmcorSetor/Produtos: embalagens rígidas para a indústria de bebidas
Investimento: R$ 28,8 milhões
Empregos diretos: 48
Goiana
Riff Laboratório Farmacêutico Ltda.
Setor/Produtos: Soluções parentais (soros)
Investimento: R$ 83,85 milhões
Empregos diretos: 228
Fonte: governo do estado
Fonte: Diáriod e Pernambuco

Novo relógio de ponto na mira das microempresas

A um mês e meio da implantação do novo relógio eletrônico de ponto (REP) nos locais de trabalho, as micro e pequenas empresas reagem e pretendem ingressar com uma medida judicial contra a Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que obriga a instalação da nova maquininha para o controle da jornada. Os microempresários reclamam dos custos para a aquisição do equipamento, cujo preço unitário é de R$ 3.000. A Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro) vai articular as representações nos estados para derrubar a medida. Existem 3,6 milhões de microempresas no país - e 87 mil em Pernambuco -inscritas no regime simplificado de tributação (Simples). A instalação do novo relógio de ponto será exigida para as empresas com mais de dez funcionários que já adotam o controle eletrônico da jornada. O sistema tem o objetivo de impedir a adulteração dos dados e facilitar à fiscalização do MTE. A portaria foi editada em agosto de 2009 pelo Ministério, estipulando o prazo de 12 meses para a adequação dos equipamentos. Para José Tarcísio da Silva, presidente da Feamicro (Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), os micro empresários terão dificuldades de absorver os custos e vão acabar sendo penalizados com autuações e multas.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

O que é o novo sistema de registro eletrônico de ponto (SREP)?
É o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinado à anotação, por meio eletrônico, da entrada e saída dos trabalhadores das empresas.
Como vai funcionar o novo sistema?
O SREP deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais e altere as informações.
Quem deverá adotar o novo sistema?
As empresas com mais de dez funcionários que controlam a entrada e saída dos funcionários por meio de ponto eletrônico.
A partir de quando deve ser implantado o novo equipamento?
As empresas que fazem o controle eletrônico de ponto deverão implantar o novo sistema a partir do dia 21 de agosto próximo.
Como vai funcionar o novo relógio eletrônico de ponto?
O relógio deverá funcionar com mostrador de tempo real e dispor de impressora e meio de armazenamento que não possa ser apagado ou alterado.
Quais as vantagens do novo sistema?
O Ministério do Trabalho aposta que haverá maior controle da jornada de trabalho, o que facilitará o trabalho da fiscalização.
Fonte: MTE

AUTUAÇÃO E MULTA PARA QUEM DESCUMPRIR
O descumprimento da portaria 1.510/2009 do MTE trará dois tipos de consequências para as empresas que fazem o controle eletrônico e têm mais de dez funcionários. A primeira delas é autuação e multa administrativa da fiscalização do MTE, além da apreensão do equipamento irregular. A segunda é jurídica. Se a empresa enfrentar um processo trabalhista no Tribunal Regional do Trabalho será mais complicado, porque sem o equipamento não haverá como comprovar o controle da jornada do funcionário. Para o advogado Thiago Cavalcanti, do escritório Queiroz Cavalcanti, a maioria das empresas não está preparada para implantar o novo relógio de ponto a partir de agosto. "A portaria envolve vários tipos de mudanças com a adoção de tecnologia avançada, arquivo fonte de dados, dispositivo de entrada externa, impressora e a emissão dos comprovantes", enumera. Pelo novo sistema, a cada registro no relógio será gerado um tíquete semelhante a um cupom fiscal, que deverá ser arquivado por cinco anos pelo trabalhador. Por outro lado, Cavalcanti destaca os pontos positivos da nova sistemática para o trabalhador, com maior segurança no registro da jornada. "Hoje se verifica que ainda pode haver manipulação do cartão de ponto com prejuízo para o empregado", diz. Oadvogado considera que haverá ônus excessivo para o empregador porque além dos equipamentos e novos sistemas de informática, deverá ser feito o treinamento dos funcionários que controlam o ponto. Em relação à legalidade da portaria 1.510/2009, Cavalcanti ressalta que o parágrafo segundo, artigo nº 74 da CLT, que trata do controle de jornada, possibilita o registro manual, mecânico e eletrônico, conforme regulamentação do MTE. Com uma ressalva: cabe ao MTE determinar as formas de controle do ponto. "A portaria não está incompatível com a CLT porque a própria lei considera essa possibilidade de regulamentação", conclui.

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 2 de julho de 2010

OPORTUNIDADES EM CADEIA

Em Pernambuco, apenas o Estaleiro Atlântico Sul tem encomenda para construir 22 petroleiros e o casco da plataforma P-55, da Petrobras. Somados aos oito gaseiros do estaleiro Promar, a recem nascida indústria naval pernambucana terminará a próxima década com no mínimo 30 navios produzidos.

PRIORIDADE LOCAL

Cerca de 90% dos trabalhadores contratados pelo Estaleiro Atlântico Sul são da região e a intenção é que aconteça o mesmo com o Promar.
Soldadores, montadores, eletricistas e operadores de diversos tipos de máquinas e veículos estão entre a mão de obra necessária para a construção do estaleiro e dos navios do Promar.
Prevendo a demanda por mão de obra, em maio deste ano, o governo assinou um convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI) para capacitar mais 10 mil pessoas até o fim de 2010.

Numa etapa mais avançada, a Transpetro realizou ontem no Cabo, juntamente com o Sebrae, um encontro com pequenos e médios empresários das regiões próximas interessados em fornecer para o navio João Cândido - primeiro lançado ao mar pelo Promef. O objetivo deste encontro foi esclarecer sobre o sistema de compras e sobre as demandas do navio, que necessitará de ítens de cama, mesa, banho e cozinha, eletrodomésticos, equipamentos de proteção individual, ferramentas e ítens das áreas náutica, elétrica e eletrônica.

fonte: Diário de Pernambuco

A ACIAV ALERTA PARA AS PRÓXIMAS OPORTUNIDADES

Os empresários de Vitória que estiverem interessados em fazer seu cadastro para participar do fornecimento de ítens para os próximos navios, podem solicitar a ficha de cadastro na ACIAV e obter maiores informações no SEBRAE do Cabo.

VAREJO SÓ DEVE UNIFICAR MÁQUINAS DE CARTÕES EM SETEMBRO

Boa parte dos lojistas ainda não adotou a unificação da captação das operações com cartão de crédito e débito por meio de uma empresa só. A expectativa do varejo é que isso só esteja funcionando plenamente dentro de 60 dias. Desde ontem acabou o monopólio do setor e o comerciante passou a poder escolher com qual empresa quer fazer o contrato e receber todas as bandeiras de cartões por meio de uma única máquina. Antes, era preciso fazer contratos separados para receber Visa, Master e Hiper, por exemplo.
Além dos valores com o aluguel de cada máquina, o empresário também conseguirá melhores condições nas taxas sobre cada operação realizada.

Fote: Jornal do Comércio

SEMANA DO VAREJO 2010

A Semana do Varejo realizada na nossa cidade, na sede da ACIAV, no período de 13 à 19/04/10, rendeu 200 quilos de alimentos que foram arrecadados a título de inscrição para os cursos e palestras. Estes alimentos foram entregues pessoalmente pela Diretoria da ACIAV no dia 11/06 às seguintes instituições carentes em nossa cidade:

-INSTITUTO VITÓRIA HUMANA
Rua Antonio Pereira de Lima, 129
Lagoa Redonda - CEP: 55.602-970
CX Postal 172 Fone: (81) 3523-3100

-LAR ESPÍRITA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Rua Alto do Reservatório, nº 14 B
Bela VistaVitória de Santo Antão - PE - Fone: 3526-0821

-INSTITUTO FILANTRÓPICO EVANGÉLICO DE PERNAMBUCO
Sede própria à Rua Nova do Campo, s/n Bairro Popular
Bela Vista - CEP - 55.600-000. Caixa Postal: 198Fone: (81) 3526-4882 PE

COMEÇA HOJE A 11ª FENEARTE


Tem início hoje e vai até o domingo dia 11 a 11ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Já tradição para o começo do segundo semestre de cada ano, o evento reúne expositores de 29 países, com 4.500 participantes e uma expectativa de movimentar R$ 270 milhões, graças a uma circulação de 270 mil visitantes no pavilhão do Centro de Convenções.É para muitos a oportunidade de sair do interior e expor para uma grande circulação de público em um período relativamente curto.A Fenearte vai funcionar das 14h às 22h hoje e amanhã. Já no domingo, a feira funciona com horário ampliado, abrindo às 10h e encerrando às 22h. Durante a semana, o horário será das 14h às 22h. Para ter acesso ao pavilhão, o visitante terá que desembolsar R$ 4 nos dias de semana e R$ 6 nos finais de semana. Estudantes pagam meia.Foram investidos R$ 3 milhões no evento, com exposições espalhadas por 29 mil metros quadrados. Entre as novidades programadas para este ano, estão o espaço Saber e Fazer. Nesse local, o consumidor poderá conhecer as técnicas usadas pelos artesãos no desenvolvimento das peças. Entre os países que participarão do evento estão Tailândia, Cuba, Equador, Portugal, Japão, Itália e Síria. Para ajudar o visitante a se localizar dentro da Fenearte, mapas estarão expostos nos monitores de 32 polegadas onde serão possível encontrar o artesão pelo nome, número do estande ou título do estabelecimento. Esse mecanismo termina sendo necessário, tendo em vista as 24 ruas que compõem a área de exposição.Este ano, a praça de alimentação está maior, totalizando 2.200 metros quadrados, para acomodar melhor as lanchonetes instaladas. Ela continua situada do lado de fora do pavilhão, embora a entrada seja feita por dentro da feira. (Jornal do Commercio).

do blog: A voz da Vitória

VALE À PENA REFLETIR

Quem abriu os jornais de ontem, 1º dia de julho, constatou dois grupos de notícias importantes:
. O anúncio de mais fábricas e investimentos vindos para o nosso estado; e
. Sobre as dificuldades da pós-enchente para a reconstrução dos locais afetados.

Essas manchetes nos levam, ou ao menos deveriam nos levar, a dois pensamentos: primeiro, que as perspectivas para o desenvolvimento do nosso Estado são cada vez melhores, e que gerarão muitas oportunidades que não devem ser ignoradas; e segundo, que, apesar de ser um momento difícil para as famílias prejudicadas pela tragédia das cheias, os sentimentos de fraternidade e de esperança não foram levados com as águas.

Analisando estas duas situações, devemos ter consciência que ambas estão muito próximas de todos nós e que não devemos ser passivos nem diante da bonança e nem do infortúnio.
É hora de agir, de se preparar, de acreditar. É hora de buscar a união, de pôr as idéias em prática, de pensar no coletivo, de buscar soluções; de pensar mais no social do que em nós mesmos. Pois as sementes têm que ser plantadas para que os frutos, num futuro bem próximo, possam ser colhidos de um solo novo ou de um reconstruído.