segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Semana de doação de órgãos começa nesta segunda



Evento é promovido em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com dados da ABTO, a maior lista de espera é por um rim 
Com o intuito de alertar a população para a importância de não enterrar um órgão saudável, que poderia salvar a vida de outras pessoas, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) inicia nesta segunda-feira (23) as atividades da Semana Nacional de Doação de Órgãos, que segue até o domingo (29). O evento é promovido em parceria como Ministério da Saúde. De acordo com dados da ABTO, a maior lista de espera é por um rim, com cerca de 20 mil pessoas.
Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (seis mil). Em seguida, vem fígado, com 1,3mil pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente. Para se tornar um doador, a associação alerta que é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois, de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. E essa conversa torna-se fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.
Para o presidente da ABTO, José Osmar Pestana, a falta de doadores se dá pelo baixo nível de informação sobre o assunto. “A expectativa coma campanha, é mobilizar a sociedade, com apoio de profissionais de saúde e da mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirmou. Os interessados em se tornarem doadores podem conferir outras informações no site.

FONTE: A VOZ DA VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário