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*José Edson Monteiro
Micros e pequenas empresas (MPE) representam um grande desafio para os princípios da administração financeira. A compreensão das práticas de gestão dessas organizações ainda é precária. Assim, seguem comentários sobre principais objetivos da gestão financeira, os erros mais comuns cometidos pelos micros e pequenos empreendedores e qual seria a solução para evitá-los.
Objetivos da gestão financeira
- Controle dos recursos financeiros da empresa;
- Análise de empréstimos e financiamentos onerosos;
- Determinação da necessidade de capital de giro;
- Geração de indicadores que possibilitem ao empresário saber sobre a realidade econômico-financeira da sua empresa.
Grande parte das MPEs não utilizam ferramentas contábeis para efetuar o controle e planejamento de suas atividades. Sabemos que, normalmente, a atividade contábil da MPE é terceirizada.
Entretanto, é extremamente necessário que o empresário busque interagir com o contador a fim de utilizar os dados contábeis em seu planejamento financeiro. Ao que nos parece, o empresário tem compreensão errônea de que o contador é meramente uma obrigação legal e, por este motivo, não dá a devida importância aos números demonstrados no balanço patrimonial.
A inexistência de uma gestão financeira amparada em dados contábeis, evidenciados pelas demonstrações, provoca uma série de problemas de análise, planejamento e controle financeiro das atividades operacionais das empresas. Confira alguns:
Erros mais comuns
- Desconhecem se a empresa está tendo lucro ou prejuízos em suas atividades operacionais;
- Formação errônea do preço de venda;
- Desconhecem o volume e a origem dos recebimentos e o volume e destino dos pagamentos;
- Desconhecem o valor das despesas fixas da empresa;
- Não controlam a retirada do(s) proprietário(s), sendo este um dos principais motivos de dificuldades de caixa;
- Desconhecem o ciclo financeiro de suas operações, isto é, em quanto gira o seu estoque, qual o prazo médio de pagamento e recebimento, entre outros;
- Não possuem um sistema de informações gerenciais (Fluxo de Caixa, relatórios mensais, demonstrativo de resultados, controle de estoque, contas a pagar, a receber etc.)
Principais ‘sintomas’ do desequilíbrio
- Dependência constante de empréstimos;
- Utilização de taxas de juros superiores a rentabilidade;
- Mudança constante de fornecedores;
- Alteração constante do foco empresarial
Causas
- Aumento do prazo de vendas, visando melhoria da competitividade;
- Volumes de compras inadequados – estoques elevados;
- Inadequação dos prazos de venda, recebimento e pagamento;
- Crescimento sem planejamento de fontes de recursos
Como evitar os erros?
Medidas a serem tomadas:
- Implementação de controles financeiros;
- Registro dos eventos ocorridos no dia a dia;
- Manutenção dos registros atualizados;
- Implementação de controles financeiros;
- Registro dos eventos ocorridos no dia a dia;
- Manutenção dos registros atualizados.
Principais Controles Administrativo-Financeiros
- Controle de Caixa;
- Controle de Vendas;
- Contas a Pagar;
- Contas a Receber;
- Controle de Despesas;
- Controle de Estoques.
Resultados
- Controles dos recursos financeiros;
- Capacidade de tomar melhores decisões;
- Gestão financeira saudável.
Fica evidente que é necessário disseminar a cultura da gestão financeira associada às técnicas de contabilidade para os pequenos negócios.
José Edson Monteiro é administrador e analista de Orientação Empresarial do Sebrae em Pernambuco
Fonte: Diario de Pernambuco
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