quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como acertar na gestão financeira de MPE

Gestão financeira

Postado em:  por:  

*José Edson Monteiro
Micros e pequenas empresas (MPE) representam um grande desafio para os princípios da administração financeira. A compreensão das práticas de gestão dessas organizações ainda é precária. Assim, seguem comentários sobre principais objetivos da gestão financeira, os erros mais comuns cometidos pelos micros e pequenos empreendedores e qual seria a solução para evitá-los.
Objetivos da gestão financeira
  • Controle dos recursos financeiros da empresa;
  • Análise de empréstimos e financiamentos onerosos;
  • Determinação da necessidade de capital de giro;
  • Geração de indicadores que possibilitem ao empresário saber sobre a realidade econômico-financeira da sua empresa.
Grande parte das MPEs não utilizam ferramentas contábeis para efetuar o controle e planejamento de suas atividades. Sabemos que, normalmente, a atividade contábil da MPE é terceirizada.
Entretanto, é extremamente necessário que o empresário busque interagir com o contador a fim de utilizar os dados contábeis em seu planejamento financeiro. Ao que nos parece, o empresário tem compreensão errônea de que o contador é meramente uma obrigação legal e, por este motivo, não dá a devida importância aos números demonstrados no balanço patrimonial.
A inexistência de uma gestão financeira amparada em dados contábeis, evidenciados pelas demonstrações, provoca uma série de problemas de análise, planejamento e controle financeiro das atividades operacionais das empresas. Confira alguns:
Erros mais comuns
  • Desconhecem se a empresa está tendo lucro ou prejuízos em suas atividades operacionais;
  • Formação errônea do preço de venda;
  • Desconhecem o volume e a origem dos recebimentos e o volume e destino dos pagamentos;
  • Desconhecem o valor das despesas fixas da empresa;
  • Não controlam a retirada do(s) proprietário(s), sendo este um dos principais motivos de dificuldades de caixa;
  • Desconhecem o ciclo financeiro de suas operações, isto é, em quanto gira o seu estoque, qual o prazo médio de pagamento e recebimento, entre outros;
  • Não possuem um sistema de informações gerenciais (Fluxo de Caixa, relatórios mensais, demonstrativo de resultados, controle de estoque, contas a pagar, a receber etc.)
Principais ‘sintomas’ do desequilíbrio
  • Dependência constante de empréstimos;
  • Utilização de taxas de juros superiores a rentabilidade;
  • Mudança constante de fornecedores;
  • Alteração constante do foco empresarial
Causas
  • Aumento do prazo de vendas, visando melhoria da competitividade;
  • Volumes de compras inadequados – estoques elevados;
  • Inadequação dos prazos de venda, recebimento e pagamento;
  • Crescimento sem planejamento de fontes de recursos
Como evitar os erros?
Medidas a serem tomadas:
  • Implementação de controles financeiros;
  • Registro dos eventos ocorridos no dia a dia;
  • Manutenção dos registros atualizados;
  • Implementação de controles financeiros;
  • Registro dos eventos ocorridos no dia a dia;
  • Manutenção dos registros atualizados.
Principais Controles Administrativo-Financeiros
  • Controle de Caixa;
  • Controle de Vendas;
  • Contas a Pagar;
  • Contas a Receber;
  • Controle de Despesas;
  • Controle de Estoques.
Resultados
  • Controles dos recursos financeiros;
  • Capacidade de tomar melhores decisões;
  • Gestão financeira saudável.
Fica evidente que é necessário disseminar a cultura da gestão financeira associada às técnicas de contabilidade para os pequenos negócios.
José Edson Monteiro é administrador e analista de Orientação Empresarial do Sebrae em Pernambuco
Fonte: Diario de Pernambuco

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