Quem estava aguardando receber o dinheiro do último lote de restituição do Imposto de Renda Pesssoa Física 2012 vai conferir um saldod bancário mais gordo. A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (17) os valores referentes ao sétimo lote do IRPF 2012 e o dinheiro vai pingar na conta do banco que o contribuinte indicou em sua declaração. O lote inclui restituições de 120.524 contribuintes, totalizando R$ 362,365 milhões.
Além do lote referente a este ano, a Receita também deposita valores de lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146.
Segundo a Receita, 616.569 mil declarações ficaram retidas na malha fina neste ano, uma alta de 8,2% em relação a 2011. O órgão informou que a omissão de rendimentos respondeu por 69,12% das declarações restritas. Os outros destaques foram despesas médicas (11,6%), ausência de DIRF (8,3%) e divergência de DIRF (3,1%).
Os contribuintes que não entraram nas relações de restituições liberadas até o momento podem verificar no extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 eventuais pendências e se existem motivos para a retenção em malha fina.
O documento está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para acessá-lo, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios.
Com informações da Receita Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário