sexta-feira, 24 de junho de 2011

É HORA DE INVESTIR NO NEGÓCIO



Regularizar mais de 2 mil micros é a meta do Sebrae na Semana do Empreendedor, que começa nesta segunda
Todo brasileiro já pensou em ser dono do “próprio nariz” e seguir carreira num negócio próprio. Sonhos à parte, muitos desses empreendedores vão em busca de pequenos negócios que, muitas vezes, não são devidamente regularizados. Atento a este público, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza, de 27 de junho a 2 de julho, a terceira edição da Semana do Empreendedor. Em Pernambuco, as atividades serão realizadas em Camaragibe, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e no Recife. “Pretendemos reunir um público de quase 3 mil pessoas e efetuar 2,2 mil registros”, prevê o gestor de orientação do Sebrae, Luiz Nogueira.

Segundo ele, que é um dos coordenadores do evento no estado, sair do “anonimato” - ou seja, efetuar o registro da microempresa - traz mais benefícios do que prejuízos. Com a regularização, o empresário que tiver uma receita bruta anual de até R$ 36 mil por ano pode gozar de vantagens e elevar o poder de competitividade do seu empreendimento. “Só assim ele pode participar de licitações públicas, vender através de cartões de crédito, contratar legalmente um funcionário e usufruir das benesses da aposentadoria.”

Um dos objetivos do evento, que é promovido em todo o Brasil pelo Sebrae, também é desmistificar o fator “arrecadação”. Com medo das altas taxas de impostos, os pequenos empresários preferem não efetuar o registro e continuar o negócio à margem dos órgãos públicos. Esse pensamento, acredita Nogueira, se deve à falta de informação. “Hoje, um empreendedor individual que atue na indústria, comércio ou na área de serviços pode pagar R$ 33 por mês. Isso já incluindo tributos como o ISS (Imposto Sobre Serviços) do município.”

A Semana do Empreendedor também pretende atrair os microempresários que já estão registrados e precisam se atualizar ou tirar dúvidas sobre a legislação vigente. “Em maio houve a redução de algumas tarifas, mas muitos empresários ainda não conhecem as novas regras”, acrescenta. Há ainda o planejamento corporativo, que será um dos pontos fortes do evento.

Instituições financeiras e públicas são parceiras do evento organizado pelo Sebrae. No local, representantes de bancos, das prefeituras e até da Receita Federal fornecerão informações e tirarão dúvidas do público. “O objetivo maior é se aproximar do empreendedor e saber se ele tem o perfil para se cadastrar”, ressalta Luiz.

Durante o período do evento, o Sebrae também vai realizar as oficinas “Seu caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”, no Centro de Educação Empresarial (CEE), na Ilha do Retiro, no Recife. As inscrições são gratuitas e dependem da ordem de chegada dos interessados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário