quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Bancos fecham durante o Carnaval
A Federação Brasileira dos Bancos - FEBRABAN informa que nos próximos dias 03 e 04/03 não haverá atendimento nas agências bancárias em função do feriado de Carnaval.
Na quarta-feira de cinzas dia 05/03, as agências abrem para atendimento ao público às 12 horas.
sábado, 15 de fevereiro de 2014
HEMATO REALIZA COLETA DE SANGUE NA ACIAV
No Sábado, dia 22/02/2014, o banco de sangue Hemato, estará realizando coleta de sangue, para ajudar os pacientes internados, as doações serão realizadas na (ACIAV) Associação Comercial da Vitória de Santo Antão.
Av. Mariana Amália, 288 - Centro- Vitória de Santo Antão, em frente ao Supermercado Palácio dos Alimentos, no horário de 09h às 16h.
Faça parte desta corrente do bem e ajude a salvar vidas, doando também esperança aos pacientes.
Pane no Sped!
Pesquisas têm demonstrado que as empresas estão despreparadas para se adaptar ao módulo mais complexo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) conhecido como eSocial, previsto para entrar em operação em abril.
Pesquisas têm demonstrado que as empresas estão despreparadas para se adaptar ao módulo mais complexo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) conhecido como eSocial, previsto para entrar em operação em abril. A falta de preparo para lidar com a complexa ferramenta, entretanto, atinge também órgãos do governo envolvidos no funcionamento da plataforma digital que vai reunir todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de milhões de trabalhadores brasileiros.
Desde a semana passada, o link que permitia às empresas conferirem os dados cadastrais de seus funcionários foi tirado do ar com a seguinte mensagem: "Prezado usuário, estamos trabalhando para integrar os cadastros governamentais, visando oferecer uma resposta mais qualificada sobre as consultas a dados cadastrais de trabalhadores. Enquanto isso, o aplicativo ficará indisponível."
A qualificação cadastral é uma das etapas de preparação para o eSocial e visa identificar divergências nos cadastros internos das empresas. Sem ela, não há como operar o sistema. Os problemas não param por aí. As empresas que desenvolvem software, por exemplo, aguardam a definição de um layout do programa a ser usado para o envio das informações, o que ainda não ocorreu. Já os contadores esperam a publicação de uma portaria assinada pelos ministérios envolvidos no processo para a definição de um cronograma oficial para o envio das informações. Diante de inúmeras indefinições, especialistas vislumbram novos atrasos para o início de operação do eSocial.
"O eSocial tem sido conduzido de forma atabalhoada, principalmente no que diz respeito às questões normativas. Isso tem gerado muita insegurança e dificuldades operacionais para os seis milhões de empregadores", afirma o professor e palestrante Roberto Dias Duarte.
Cronogramas – Ele lembra que só foram publicadas duas normas sobre o assunto e, ao longo de 2013, diversos cronogramas não oficiais foram divulgados por meio de apresentações realizadas por servidores da Receita Federal.
Quanto aos prazos de implantação, em janeiro, a Caixa Econômica Federal publicou a circular nº 642, em que estabelece um cronograma que se inicia em abril deste ano. Além disso divulgou o layout do eSocial referente ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) .
Mas há quem questione a competência da instituição para aprovar tal arquivo e estabelecer prazos. "O Ministério do Trabalho e a Previdência Social, que também estão envolvidos na implantação do sistema, ainda não se manifestaram. Há um atraso dos órgãos públicos, que fazem uma exigência, mas não oferecem ferramentas adequadas para cumprir", critica o gerente de legislação da Wolters Kluwer Prosoft, Danilo Lollio, que dá como certa a prorrogação do prazo para o envio das primeiras informações exigidas dos empregadores.
O especialista ressalta, entretanto, que as empresas devem começar a se preparar desde já, mesmo diante de um possível adiamento do prazo, sobretudo com a capacitação de profissionais que vão lidar com a nova ferramenta.
Susto nas empresas – O Grupo King de Contabilidade é um dos escritórios que se preparavam para o eSocial até a pane no link desenvolvido para a conferência de dados cadastrais dos trabalhadores. "Isso tem assustado as empresas porque o Sped Social é muito complexo e vai exigir tempo para ser assimilado", afirma o diretor da empresa, Márcio Shimomoto.
Ele explica que a etapa da qualificação profissional é importante porque o envio incorreto de informações cadastrais de um só funcionário impede a transmissão da folha salarial inteira.
A Receita Federal foi procurada pela reportagem do Diário do Comércio para explicar os motivos da interrupção da checagem de dados cadastrais dos trabalhadores na plataforma digital, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.
Reprodução
Empresas contábeis não se prepararam
Principais interlocutores das empresas com o fisco, os escritórios de contabilidade ainda não se prepararam para o eSocial. Uma pesquisa realizada pela Wolters Kluwer Prosoft com 1.416 empresas, sendo 1.310 da área contábil, mostra que 39% das companhias ainda não desenvolveram estudos ou estratégias para se adaptar à integração do envio das informações trabalhistas e previdenciárias ao governo.
Intitulada "O impacto do eSocial nas empresas contábeis", a pesquisa não traz apenas dados preocupantes. A boa notícia é que 45% dos entrevistados afirmaram que estão investindo na capacitação de funcionários por meio de cursos e treinamentos.
Por se tratar de uma ferramenta complexa e abrangente pela quantidade de dados exigidos, a capacitação é importante para evitar problemas futuros aos empregadores.
Analistas – "A novidade exige especialistas no assunto, daí a necessidade de treinamento. Com o e-Social, não haverá mais a figura do auxiliar de departamento pessoal, e sim de analistas de RH", explica o coordenador da pesquisa e gerente de legislação da Wolters Kluwer Prosoft, Danilo Lollio.
O levantamento apontou que a dificuldade das empresas em se adaptar ao novo sistema é explicada por vários fatores.
Para 25% dos entrevistados, o projeto ainda gera muitas dúvidas, dificultando a adaptação. De acordo com 21% das empresas, é difícil se preparar porque o sistema é complexo por demandar grande quantidade de informações a serem geradas e repassadas ao fisco.
Escrito por Sílvia Pimentel
Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO - SP
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Supermercado Vitória dispõe de recarga de celulares e pagamento Compesa
No sentido de prestar mais serviços a seus clientes, o Supermercado Vitória já está recebendo o pagamento de contas da Compesa, bem como efetuando recargas em celulares das Operadoras Claro, Tim, Oi e Vivo.
Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir até o estabelecimento que fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, nº 363, Matriz – ao lado do Fórum da Vitória de Santo Antão.
Mercadinho Cajá
Carnaval no Mercadinho Cajá também é 10!
O Mercadinho Cajá vai deixar o Carnaval muito mais animado. É o “Carnaval Nota 10 do Mercadinho“.
São:
10 caixas de cerveja Skol lata de 350 ml,
10 kg de linguiça toscana,
10 guaranás Antarctica de 2 litros e
10 salgadinhos Elma Chips – pacotão;
que o Mercadinho Cajá vai sortear no dia 1º de março.
Com apenas R$ 30,00 em compras os clientes já estão concorrendo ao Carnaval Nota 10 do Mercadinho Cajá, que fica situado na Rua Dr. José Rufino Bezerra, nº 835 – Rua principal do bairro do Cajá.
IRPF: Fique atento!
Este ano, por conta do Carnaval, o contribuinte terá menos dias para entregar a declaração do Imposto de Renda, que começará ou dia 5 de março (à tarde) ou 6 de março (pela manhã). Porém, o prazo final continua o mesmo: 30 de abril, às 23h59min59s.
Por isso, adquira agora o seu Certificado Digital, que traz facilidades, como, em alguns casos, o preenchimento automático do IR.
O e-CPF garante acesso a serviços exclusivos no site da Receita Federal e permite a assinatura de documentos eletrônicos.
Leia mais: http://bit.ly/1kwhQq2
Fonte: Certisign
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Onde as empresas erram na hora de lidar com a geração Y
Oferecer "job rotation" para convencer os jovens a ficarem em uma empresa pode não ser uma boa ideia. A saída é apostar em processos de coaching, aponta estudo.
Geração Y: para 36% dos jovens pesquisados, a pior característica que um ambiente de trabalho pode ter é a falta de investimento no colaborador
São Paulo - Oferecer "job rotation" é um artifício muito usado por empresas que querem conquistar a Geração Y, principalmente em programas de trainee. A estratégia pode, porém, ser um tiro no pé, segundo pesquisa do instituto BR Insights.
O estudo antropológico foi realizado junto a 306 jovens e contou com análises quantitativas e qualitativas. Segundo Zuza Tupinambá, cientista social e um dos autores da pesquisa, possibilitar que o jovem passe por diversas áreas dentro da companhia em um curto período de tempo contribui para aumentar a sensação de insatisfação constante dessa geração.
Para entender o porquê desse sentimento é preciso ir a fundo. De acordo com Tupinambá, a Geração Y é hoje referência para as anteriores por dominar os aparatos tecnológicos. Tal admiração acaba por criar uma certa expectativa de que toda pessoa dentro dessa faixa etária será capaz de ter uma ideia genial e se tornar milionária — como aconteceu com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook — ou que, pelo menos, irá trabalhar em um companhia de estrutura super inovadora.
Prova disso é que, para mais da metade dos entrevistados (56%), o Google é a empresa dos sonhos. Em segundo lugar fica a Natura, citada por 12% deles. Empatadas em terceiro lugar estão Heineken, Nike e Facebook, com 7% cada uma.
Prova disso é que, para mais da metade dos entrevistados (56%), o Google é a empresa dos sonhos. Em segundo lugar fica a Natura, citada por 12% deles. Empatadas em terceiro lugar estão Heineken, Nike e Facebook, com 7% cada uma.
O problema é que a realidade está bem distante desses sonhos. Grande parte do mercado não se enquadra nesse tipo de empresa revolucionária. "O jovem vem com essa projeção que não bate com a real, o que já gera frustração. Para piorar, as empresas de segmentos tradicionais, na tentativa de retê-lo, começam a mudá-lo de área. A ideia é: se ele passar por tudo, não haverá monotonia", diz Tupinambá.
Essa lógica, porém, causa outro conflito. "O jovem pensa: depois que eu passar por todas as áreas, já posso ser diretor. A cabeça dele funciona na velocidade digital e ele quer ser presidente da empresa em um ano e meio. E como isso não acontece, acaba mudando de emprego", completa Tupinambá.
Assim, cria-se um ciclo de frustração. "O jovem acaba não parando em lugar nenhum, porque se frustra na primeira contrariedade e entende que aquilo não é pra ele. Ele fica pulando de empresa em empresa, ou até muda de carreira, porque sente que lhe falta algo", reforça Valéria Brandini, cientista social e uma das autoras do estudo.
Mas, então, o que se deve fazer para satisfazer os anseios da Geração Y? A resposta, segundo o estudo, é investir em programas sérios de coaching e mentoring.
"O jovem precisa ter alguém para mostrá-lo que permanência é sinônimo de formação de competência. Hoje ele acha que deve apostar na mudança, que quanto mais empresas ele tiver no currículo, mas sucesso terá", afirma Tupinambá.
"Hoje, com 22 anos o jovem já tem um MBA e muita informação, mas não tem experiência e não sabe que ela é essencial para uma pessoa se projetar no mercado de trabalho", completa Valéria.
Segundo Tupinambá, o coaching serviria como meio de aprofundar essa informação. "É preciso apresentar um contexto de admiração, de referência. O coach tem que sair mais do que chefe".
E os resultados da pesquisa mostram que é exatamente isso o que a Geração Y quer. Em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 o que mais importa) ter um chefe que ensine sobre o mundo corporativo recebeu a avaliação média de 4,07 entre os respondentes. O reconhecimento do talento por parte da liderança aparece em seguida, com uma média de 3,19. Já a liberdade para trabalhar recebeu média de 2,76, avaliação parecida com a da necessidade de receber feedbacks constantes, com média de 2,67.
"Esse jovem tem que perceber que a empresa está preocupada com a formação da carreira dele, que ele vai crescer lá dentro", diz Tupinambá. Isso também implica em delegar responsabilidade, dar espaço para ele testar as suas ideias e ver se elas são boas ou ruins. "Alguém precisa ensiná-lo a descobrir, apontar o que está errado e direcioná-lo. A Geração Y sente falta disso".
Um indício de que o mentoring é algo desejado pela Geração Y é que, segundo a pesquisa, os jovens não têm medo das cobranças e querem que suas capacidades sejam exploradas e reconhecidas. Questionados sobre o ambiente de trabalho, 36% disseram que a pior característica que ele pode ter é a falta de investimento no colaborador. Em seguida, aparecem a falta de perspectiva para o futuro profissional (33%) e a impessoalidade e a frieza (24%). As cobranças extenuantes só foram assinaladas como o principal problema por 5% dos respondentes.
Além do coaching, de acordo com os pesquisadores, também é uma boa alternativa deixar que os jovens participem da vida ativa da empresa. "É preciso colocá-lo (o jovem) em uma reunião importante, deixá-lo participar de brainstorms. Aquela coisa de reunião de diretoria — com exceção em casos de informações confidenciais — não funciona. O jovem quer trocar experiências, fazer a diferença. Isso só acontece se ele participar", defende Tupinambá.
Outro ponto que motiva a Geração Y a trabalhar em uma companhia é a defesa de uma causa. E a causa, aqui, não precisa estar necessariamente relacionada a questões sociais ou ambientais, mas sim a qualquer objetivo claro. E não adianta ficar só no discurso. "A empresa tem que falar a real. Quanto mais transparência e mais dignidade ela tiver dentro do que ela propõe, quanto mais ela agir conforme diz, mais interessante é. Porque hoje eles (os jovens) descobrem qualquer coisa", reforça Valéria, em referência à internet.
Segundo o estudo, o maior desejo profissional da Geração Y é trabalhar em algo que contribua efetivamente para a melhoria da comunidade. Essa foi a resposta dada por quase metade dos pesquisados (49,8%). Em seguida, aparece o desejo de ser "o melhor" naquilo que faz, com 18% das respostas.
Fonte: EXAME.COM
Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda
Publicação: 10/02/2014 08:36 Atualização:
A Receita Federal liberou até agora 18,14% das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) retidas na malha fina em 2013. O segundo lote residual estará disponível nesta segunda-feira (10) para consulta no site do Fisco ou por meio do Receita Fone (146). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones, que usam os sistemas operacionais Android e iOS que facilitam a consulta.
Em 2013 foram retidas em malha 711,309 mil declarações. Em janeiro foram liberadas 61,566 mil no primeiro lote residual e, agora, são mais 67,480 mil. Para fugir da malha, os contribuintes devem enviar uma declaração retificadora caso detectem o problema. O extrato da declaração está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) , onde se encontram outras informações relativas ao IRPF.
Além do lote de 2013, foram liberados da malha restituições de 2008 a 2012. A consulta desses lotes também será disponibilizada hoje e o crédito bancário feito no dia 17. Normalmente, a Receita libera o dinheiro no dia 15, mas como a data cai em um fim de semana, o depósito ficou para o primeiro dia útil subsequente.
A Receita reitera que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Dirpf.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer banco.
Confira aqui os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada.
Em 2013 foram retidas em malha 711,309 mil declarações. Em janeiro foram liberadas 61,566 mil no primeiro lote residual e, agora, são mais 67,480 mil. Para fugir da malha, os contribuintes devem enviar uma declaração retificadora caso detectem o problema. O extrato da declaração está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) , onde se encontram outras informações relativas ao IRPF.
Além do lote de 2013, foram liberados da malha restituições de 2008 a 2012. A consulta desses lotes também será disponibilizada hoje e o crédito bancário feito no dia 17. Normalmente, a Receita libera o dinheiro no dia 15, mas como a data cai em um fim de semana, o depósito ficou para o primeiro dia útil subsequente.
A Receita reitera que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Dirpf.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer banco.
Confira aqui os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada.
Fonte: Diario de Pernambuco
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Gravatá sediará em maio Congresso Estadual das Associações Comerciais
Em uma reunião na Sede da ACIC em Caruaru, Agreste, ficou decido que a cidade de Gravatá, também situada no agreste pernambucano, receberá o Congresso das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco. O desempenho da ACIAG junto a FACEP e a infraestrutura hoteleira da cidade facilitaram a escolha do Município para o evento.
A data para a realização do Congresso não foi revelada, mas tudo leva a crer que acontecerá entre as duas últimas semanas de maio, ou seja, logo após o Encontro Nacional da Confederação Nacional das Associações Comerciais do Brasil – CACB em Brasília – DF.
Com informações do Portal GN.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Projeção No próximo dia 10, Armando Monteiro participa de encontro em Vitória de Santo Antão
O PTB, PMN e PROS promovem, dia 10/02, o Encontro Novos Desafios, em Vitória. Senador é um dos palestrantes
Denominado de Encontro Novos Desafios, os diretórios do PTB, PMN e PROS da Vitória de Santo Antão realizam, na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, às 19h, o evento que objetiva trazer novas ideias, soluções e processos que incrementem o Desenvolvimento Econômico em Vitória e região, com a presença do Senador Armando Monteiro e do Deputado Federal Jorge Côrte Real.
O Encontro acontece no Clube Abanadores O Leão, situado na Praça da Matriz, em Vitória. “É a oportunidade de conhecer o que pensam os parlamentares na implementação das políticas públicas para Pernambuco”, reforçou o vereador Prof. Edmo Neves – presidente da Câmara Municipal e um dos organizadores deste evento.
Para mais informações, basta ligar para o telefone (81) 8628.4278.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
CONVITE
Acompanhando a evolução das obrigatoriedades fiscais, que hoje acontece em tempo real, a Softcom Tecnologia tem a honra de convidar a vossa Senhoria para participar do evento sobre o seguinte tema: Sped e Sef II.
O evento será promovido com a finalidade de gerar conhecimento e maiores resultados para sua empresa!
O evento será promovido com a finalidade de gerar conhecimento e maiores resultados para sua empresa!
Palestrante: Débora Barros
Data: 18.02.2014
Hora:19:00h as 22:00h
Local: SILOGEU, Vitória de Santo Antão
Parceiros: Evandro Contabilidade , EMC Contabilidade e (Aciav) Associação Comercial da Vitória.
Data: 18.02.2014
Hora:19:00h as 22:00h
Local: SILOGEU, Vitória de Santo Antão
Parceiros: Evandro Contabilidade , EMC Contabilidade e (Aciav) Associação Comercial da Vitória.
Confirmação de presença através do telefone: (81) 3036-0880 ou pelo email: leandro@softcomtecnologia.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)