quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Se ocorrer demissão, o INSS paga o salário-maternidade



Diferente dos demais benefícios mantidos no Regime Geral, o salário-maternidade é pago à funcionária com a intervenção de um terceiro, o patrão. Depois, ele é reembolsado da despesa pelo INSS. Isso ocorre durante a vigência do contrato de trabalho. O problema é que alguns patrões demitem a empregada grávida, mesmo durante a estabilidade, e a segurada fica com a dor de cabeça de receber o benefício do Instituto. A Turma Nacional de Uniformização, tribunal que alinha o posicionamento no país dos casos do Juizado Federal, definiu que – enquanto não existir reintegração no emprego – a conta vai ser paga pela Previdência.
A compensação previdenciária de o patrão pagar e depois ser reembolsado pelo INSS não deve servir de desculpa para evitar o pagamento do salário-maternidade. A compensação foi uma invenção criada pela lei para agilizar o pagamento e facilitar a vida das empregadas que estão prestes a ter neném. Todavia, quando o empregador descumpre a lei e demite a empregada que possui estabilidade, a Previdência não deve se eximir de sua obrigação de pagar o benefício previdenciário.
O INSS vinha usando o argumento de que a empregada devesse procurar o recebimento do salário-maternidade com o patrão, já que existia a figura da compensação previdenciária.
No julgamento do processo 201071580049216, o relator da TNU, Paulo Ernane Moreira Barros, decidiu que “eventual obrigação imposta ao empregador de reintegrar a segurada ao emprego, por força de demissão ilegal no período de estabilidade, com consequente dever de pagar o benefício, mediante a devida compensação, bem como os salários correspondentes ao período de graça, não podem induzir à conclusão de que, mesmo na despedida arbitrária, caberia ao empregador o pagamento do benefício”.
O salário-maternidade é pago durante 120 dias ou 180 dias (nos casos de adesão do empregador ao Programa Empresa Cidadã), com início no período entre 28 (vinte e oito) dias antes do parto. A empregada ainda possui o direito de permanecer no emprego até o 5º mês após o parto. A despedida que ocorrer antes disso é arbitrária e não afasta a obrigação do INSS de pagar o salário-maternidade. Até a próxima.
Fonte: Diario de Pernambuco

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Receita já tem prazos do atendimento virtual


A partir de 24 de janeiro, contribuintes com certificado digital e optantes pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) podem solicitar autorização à Receita Federal para anexar documentos aos processos administrativos digitais do qual fizerem parte (como autuações, por exemplo).

A nova data foi informada na quarta-feira desta semana, no Diário Oficial da União (IN 1140), alterando a primeira autorização (IN 1412), de novembro.

"Essa mudança se deve provavelmente a ajustes técnicos", explica Antonio Teixeira, consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, empresa do Grupo Sage. Segundo o especialista, a novidade é "um benefício para o contribuinte", já que é mais um procedimento fiscal que pode ser realizado online. "Também será possível entregar os documentos em horário estendido – desde que dentro do prazo legal", completa.

Em resumo, essa é uma espécie de preparo para que o contribuinte possa reunir documentos necessários para anexar ao processo digital de forma online.

Para enviá-los, será possível usar o Programa Gerador de Solicitação de Juntada de Documentos (PGS), ferramenta integrada ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).
Tudo isso vai gerar o Dossiê Digital de Atendimento, mecanismo que recebe o requerimento do serviço e sua documentação instrutória para análise do setor competente da Receita.
O consultor lembra que o PGS também permitirá ao contribuinte juntar os documentos por iniciativa própria, independentemente da intimação, ou assim que recebê-la em sua caixa postal do e-CAC. Mas o PGS só ocorrerá se o interessado estiver com a opção de Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) ativa.

"Em uma solicitação, podem ser enviados até 14 arquivos em PDF, com no máximo 15 MB. Ainda é possível fazer mais de uma solicitação por processo digital", destaca, lembrando a importância de verificar diariamente esse correio eletrônico.

"Quanto antes o contribuinte for informado, mais rápido conseguirá recorrer ou quitar débitos com o fisco", conclui Antonio Teixeira, consultor tributário da IOB Folhamatic EBS. 
Fonte: Diário do Comércio – SP

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Receita libera lote de restituições do IR retidas na malha fina

Publicação: 08/01/2014 08:30 Atualização: 08/01/2014 09:54

A Receita Federal libera da malha fina um lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. A consulta será disponibilizada nesta quarta-feira (8), a partir das 9h. Além das declarações de 2013, saíram da malha declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.  

Ao todo serão R$ 159,9 milhões para 73.581 contribuintes, que vão ser depositados no próximo dia 15. Parte dos recursos foi liberada prioritariamente para contribuintes idosos, com deficiência física ou mental ou moléstia grave, como determina a lei.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet, ou ligar para o Receitafone 146. O ógão disponibiliza ainda, para  pessoas físicas, aplicativo para tablets e smarthphones que facilita a consulta a declarações do IR e à situação cadastral do CPF.

Os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada podem ser acompanhados na tabela a seguir:

A Receita informou que, caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco.

Fonte: Diario de Pernambuco

Novo salário mínimo também muda encargos


Com o reajuste de 6,78% no salário mínimo a partir de janeiro de 2014, o novo valor, que passou a ser de R$ 724, traz um impacto no bolso dos trabalhadores e patrões em todo o país. Para explicar como passam a ser cobrados os encargos trabalhistas, o pagamento da hora extra e outras dúvidas relacionadas ao salário mínimo, a reportagem do Bom Dia Pernambuco conversou nesta terça-feira (7) com a contadora Irani Oliveira.
Segundo ela, para calcular o valor da hora extra, basta dividir o valor do salário mínimo (R$ 724) pela carga horária mensal, que pode ser de 200 horas, caso o emprego seja de segunda à sexta, ou 220 horas, caso seja de segunda a sábado. “No caso do funcionário que trabalhe até o sábado, ele vai pegar o novo salário e dividir por 220. Ele vai achar o valor de R$ 3,29, correspondente a uma hora trabalhada. Então será acrescentado um valor a mais, que será de 50%, no caso do sábado”, explica Oliveira. O valor será multiplicado por 1,5, que corresponde a 50%. O preço da hora extra calculado será de R$ 4,935.
Supondo que o empregado fez dez horas extras no mês, a contadora multiplica esse número pelo preço da hora extra calculada anteriormente. “O trabalhador vai encontrar o valor de R$ 49,35. No caso de 100% de hora extra, como acontece nos domingos, o trabalhador sai com R$ 75,80”, afirma a contadora.
Ela lembra que o valor de R$ 724 vem para as contas dos trabalhadores em fevereiro, período em que é debitado o salário referente a janeiro. Caso o trabalhador for demitido ainda no primeiro mês do ano, o contrato rescisório vai considerar o novo salário. É importante também estar ciente de que o valor é bruto, e que vai levar o desconto da Previdência Social e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

domingo, 5 de janeiro de 2014

Prepare-se para o eSocial e solicite o Certificado Digital


Solicite o Certificado Digital, que permitirá acesso ao sistema.


Foto: A grande expectativa deste ano é a implantação do eSocial, novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que transportará para o ambiente digital todas as informações referentes à folha de pagamento e demais obrigações relativas aos empregados. 

O eSocial deverá ser adotado obrigatoriamente pelos empregadores -- inclusive microempreendedores individuais e empregadores domésticos -- de acordo com um cronograma de implantação definido pela Receita Federal.

Prepare-se para o eSocial e solicite o Certificado Digital, que permitirá acesso ao sistema: www.certisign.com.br

Leia mais: http://bit.ly/19mts5F



Vantagens e desafios do eSocial

Fernando Nunes de Lima 

A grande expectativa de empresas para 2014 é a implantação do eSocial, mais novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que transportará para o ambiente digital todas as informações referentes à folha de pagamento e demais obrigações relativas aos empregados. 

O eSocial (nome simplificado do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) deverá ser adotado obrigatoriamente pelos empregadores -- inclusive microempreendedores individuais e empregadores domésticos -- de acordo com um cronograma de implantação definido pela Receita Federal, e mudará completamente a forma como eventos referentes a funcionários são informados ao governo. 

Assim como os módulos anteriores do Sped, o eSocial exigirá que os empregadores validem informações diretamente no banco de dados da Receita Federal. Isso deverá ter consequências positivas para o governo e também para as empresas, mas exigirá uma preparação adequada dos profissionais que atuam em Departamento de Pessoal e assessoramento. 

Hoje, temos um ambiente de teste que podemos acessar na tela do computador, mas, em algum momento de 2014, estaremos dentro do novo cenário. Por isso, é fundamental que os profissionais dessa área conheçam a fundo o manual do eSocial disponível no portal da Receita e, se necessário, façam cursos (há muitos, inclusive gratuitos) oferecidos por conselhos, órgãos de classe e outras entidades. 

Quando totalmente implantado, o eSocial deverá substituir obrigações acessórias como a Dirf (sobre o Imposto de Renda retido do funcionário) e a Rais (sobre as movimentações dos colaboradores ao longo do ano). Assim como a folha de pagamento, essas obrigações passarão a ser prestadas diretamente no sistema da Receita, na foma de arquivos no formato "xml" que serão validados por meio de certificação digital. 

A unificação dos bancos de dados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Receita Federal e Previdência exigiu um grande esforço do governo, mas reduzirá em muito as fraudes e os erros. Quando implantado, o eSocial deverá colaborar para que não haja salários pagos "por fora", negligência ou omissão no recolhimento de direitos trabalhistas como o FGTS e ausência de registro em carteira, entre outras irregularidades. 

Outras vantagens serão o acesso rápido a informações atualizadas sobre emprego, renda e mercado de trabalho em geral, cujos dados poderão ser cruzados pelo governo de muitas maneiras; economia de papel e espaço físico, já que a legislação obriga as empresas a guardar a folha de pagamento por 30 anos (será preciso apenas dispor de sistemas informatizados para guardar os arquivos digitais); fácil acesso das empresas às informações referentes a seus empregados; eliminação de falhas comuns nos registros da própria Previdência, que dificultam a contagem do tempo de serviço; supressão de lacunas de informação que propiciam fraudes previdenciárias, e correção imediata de eventuais erros de informação, já que haverá monitoramento automático dos informes. 

Esta última, particularmente, representa uma ótima notícia para empresas e trabalhadores, que certamente sofrerão menos dores de cabeça no futuro, mas exigirá o máximo de exatidão na hora de transmitir as informações, para evitar inconsistências. Nesse novo ambiente de validação digital das informações, dependendo daquilo que a empresa declara, ela mesma se denuncia -- isto é, ela própria ""conta"" à Receita o que está fazendo de errado. 

Isso, entretanto, não deve assustar as empresas e profissionais sérios, que prezam pela fidelidade das informações transmitidas. Se implantado nos termos propostos pelo governo -- e, o que todos esperam, se de fato substituir as obrigações acessórias em seu formato atual, eliminando papelada e evitando retrabalho --, o eSocial deverá agilizar e modernizar a gestão dos recursos humanos, solucionando problemas antigos e graves que afligem empregados, empregadores e também o governo. 

Fernando Nunes de Lima é delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) em Sorocaba, consultor e professor

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

FEBRABAN ALERTA SOBRE O PREENCHIMENTO DE CHEQUES EM 2014



No início de cada ano, alguns clientes, pela força do hábito, acabam se equivocando na hora de datar um cheque e escrevem o ano anterior. A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN lembra que a partir de 1º de janeiro, próxima terça-feira, os cheques devem ser preenchidos com o ano de 2014. Conforme dados da entidade, aproximadamente 1 bilhão de cheques são compensados anualmente. 

Durante o mês de janeiro, para os cheques datados com o ano de 2013, os bancos irão adotar procedimentos de verificação para checar se os mesmos não foram emitidos além do prazo permitido em norma para sua compensação – o prazo é de seis meses. Se for comprovado que, de fato, houve um equívoco do cliente no preenchimento do cheque, o mesmo será compensado normalmente. 

“Essa medida irá beneficiar os clientes, tanto o depositante quanto o emitente, e minimizará impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos”, avalia Walter de Faria, diretor adjunto de operações da FEBRABAN. 

Cuidados – O cheque é um importante meio de pagamento. Requer cuidados para sua boa conservação, segurança, evitando-se perdas ou extravios, e atenção no uso correto. Por isso, veja abaixo algumas dicas da FEBRABAN para evitar eventuais problemas: 

• Emita sempre cheques nominais e cruzados; 
• Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras; 
• Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão; 
• Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia; 
• Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário; 
• Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado; 
• Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão; 
• Destrua os talões de contas inativas; 
• Separe os cheques de qualquer documento pessoal; 
• Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos; 
• Não forneça dados pessoais por telefone; 
• Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados. 


FONTE: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos 

FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NO FINAL DO ANO

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN esclarece o atendimento bancário em relação ao feriado do fim de ano. 

No dia 31/12 (último dia útil do ano) não haverá atendimento ao público. 

A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). 

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (  02/01), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

O diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor. 

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). 

FONTE:
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos 
Diretoria de Comunicação 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Feliz Natal associados, amigos e parceiros, boas festas e um ótimo Ano Novo para você e sua família!


Você já comeu panetone de jujuba? No Supermercado Vitória tem




Você já ouviu músicas natalinas com arranjos de Forró?
Você já comeu panetone de jujuba?
Que tal dar de presente o mais recente lançamento da PITÚ, a “Vitoriosa”?
Pois o Supermercado Vitória traz sempre novidades, ao lado do Fórum da Vitória de Santo Antão. Lá todos fazem suas compras em um ambiente bem animado e com muito mais comodidade, comprando tudo num só lugar. O estabelecimento disponibilizou a apresentação de um trio de Sanfoneiros que fez sucesso para quem presenciou. Eles devem voltar em última apresentação no dia 28 de dezembro.
Além do mais, o Supermercado está com chester e peru a preços imperdíveis. Sem falar é claro na Sidra e na grande variedade de deliciosos panetones.
Vamos aproveitar!
Ligue agora 81.3523.0060 e faça sua encomenda.
SUPERMERCADO VITÓRIA
Rua Joaquim Nabuco, 363, ao lado do Fórum, no Bairro da Matriz – Vitória de Santo Antão.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CHEGOU EM VITÓRIA A SOLUÇÃO PARA SEUS PROBLEMAS


Serviços de Reparos, Instalação e Manutenção Residencial e Comercial.





Conta corrente gratuita é direito, saiba como fazer a sua



Com informações do R7.com
Os bancos nacionais são obrigados a disponibilizar gratuitamente uma conta corrente para pessoas físicas, destinada somente a prestação de serviços essenciais básicos. Segundo a Resolução 3.919/2010, estabelecida pelo BC (Banco Central), qualquer correntista pode obter uma conta bancária sem ter que pagar sequer um centavo ao banco de sua preferência. A Resolução 3.919/2010 é uma atualização do documento 3.518/2007, em vigor desde 2008.
De acordo com as regras estabelecidas pelo BC, as instituições bancárias são obrigadas a oferecer aos clientes da conta de serviços básicos quatro saques mensais, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual, dez folhas de cheque (se o correntista preencher os pré-requisitos exigidos pelo banco), acesso ao internet banking, cartão de débito e uma segunda via do mesmo (exceto para solicitações decorrentes de perda, roubo, furto e danificação).
Os usuários interessados podem obter informações referentes ao plano de serviços básicos diretamente no site da instituição bancária, na tabela de tarifas dos bancos pesquisados ou presencialmente nas agências bancárias.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

ACIAV REALIZOU CURSOS PROFISSIONALIZANTES




















Mais uma turma concluindo o Curso Segurança do Trabalho (básico), realizado na ACIAV - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

 A ACIAV deseja a todos os formandos muito sucesso!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONCLUSÃO DE CURSO BÁSICO REALIZADO PELA ACIAV

























Mais uma turma concluindo o Curso de Aux. administrativo, realizado na ACIAV - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, Professor: Fábio
Parabéns!! A ACIAV deseja a todos os formandos muito sucesso.

Em Vitória de Santo Antão, complexo da BRF ganha fábrica de margarina




(Inauguração ocorreu de forma oficial na manhã desta segunda. Produtividade já ocorre desde agosto - Fotos: Marcio Souza / A Voz da Vitória).
150 milhões. Este é o investimento da mais nova fábrica de margarina do grupo BRF, localizada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado. A inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) com as presenças do Governador do Estado, Eduardo Campos, acompanhado pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio Steffanni além de autoridades locais, como o prefeito do município, Elias LiraClaudio Galeazzi, CEO Global da BRF, e Abílio Diniz presidente do Conselho Administrativo estiveram na bancada de honra do cerimonial, representando o grupo.
A produtora de margarina tem a perspectiva de produzir por mês, cerca de oito mil toneladas. Entre as margarinas estão: Qualy, Deline, e Claybom. O empreendimento já gera 150 novos empregos diretos. A BRF afirma que as operações somam o número de 1,6 mil empregos diretos e 1,8 indiretos na cidade. De acordo com o gerente industrial da BRF, Ives Kolross, a ideia de contratar trabalhadores da região está sendo mantida, já que segundo ele, 90% dos funcionários são do município e cidades circunvizinhas.
A produtora deve aumentar sua capacidade de acordo com a demanda, já que o Nordeste consome grande parte da margarina produzida pelo grupo. A área de ocupação das novas instalações é de 14,5 mil m² e está localizada no mesmo complexo onde são fabricados os embutidos. Embora a inauguração tenha ocorrido nesta segunda, a produtividade já acontece desde o dia 1º de agosto.
Eduardo Campos, afirmou que o investimento comprova o desenvolvimento da região. Ele agradeceu pela escolha feita em ter o Estado como polo industrial do grupo BRF, gerando consequentemente fonte de renda para a população. “Nós queremos agradecer mais uma vez, aos que fazem a BRF, pela escolha de Pernambuco. Estou feliz por ver este projeto crescer cada vez mais, trazendo qualidade de vida para o Estado”, finalizou o governador.
Esta será a terceira planta industrial da BRF que se dedica à produção exclusiva de margarina. O grupo possui outras duas fábricas no Brasil; em Uberlândia (MG) e em Paranaguá (PR). A fábrica em Vitória servirá como um grande distribuidor do produto para o Norte e Nordeste do País.
(Complexo BRF, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata).
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO BANCO DO NORDESTE






















Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Sr.º João Nilton, fez reunião na manhã dessa segunda feira, com as lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Vitória de Santo Antão e cidades vizinhas que fazem parte da jurisdição de atuação da Agência do Banco aqui sediada. 
O encontro foi realizado na ACIAV,  Associação comercial da Vitória.

Com o objetivo de prestar melhor atendimento aos empresários locais o Superintendente transmitiu   conhecimento sobre os trabalhos que a Agência vem desenvolvendo na região. 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Natal Solidário sem fome



 Associação Comercial da Vitória (ACIAV )fez doações  de alimentos para famílias carentes, e também ao Lar do Idoso. Os alimentos foram arrecadados como inscrição de cursos promovidos pela ACIAV em parceira com Dinâmica cursos.

INSTITUTO FILANTRÓPICO EVANGÉLICO DE PERNAMBUCO
RUA NOVA DO CAMPO, S/N - BELA VISTA
EMAIL: ifepeolardoidoso@hotmail.com
FONE: 3526-4882
DOAÇÃO: BB AGÊNCIA: 0233X - CC 3.266-2

Câmara da Vitória faz audiência pública para ouvir sugestões sobre serviço de correspondência

 

Audiência acontece nesta segunda – dia 16, às 9h. no Plenário da Câmara de Vitória


Por iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, será realizada nesta segunda-feira, 16/12, às 9h. da manhã, uma audiência pública que deverá abordar o serviço de correspondência. Depois dos resultados de uma pesquisa de opinião pública encomendada pela Casa, constatou-se que um dos seus principais problemas urbanos era a inexistência dos serviços postais dos Correios no Município, resolvendo convocar uma Audiência para discutir soluções para a regularização de entrega de correspondências nos bairros mais distantes do Centro urbano vitoriense.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Prof. Edmo Neves (PMN) deverá expor dados da pesquisa que deram embasamento científico para pautar o debate. “Precisamos buscar a universalização postal e a melhoria do atendimento ao público”, sinalizou.

A audiência pública recolherá sugestões da sociedade e de órgãos públicos e privados sobre a melhoria destes serviços. Com o processo de industrialização vivenciado por Vitória, os Correios juntamente com os demais órgãos não conseguiram sintonizar a prestação deste serviço às localidades que surgiram após o impacto econômico, não atendendo ao aumento da demanda pelos serviços postais e a melhoria da prestação de serviços à população.
A pesquisa alcançou 602 entrevistados em várias partes da cidade em setembro/13, onde 28% afirmaram não receber correspondências em suas residências, apesar de que 60% dos que tem acesso ao serviço postal considerarem o serviço bom.
“Até o hoje o Bela Vista 2, Bairro este em Vitória, por trás do Privê na Bela Vista, não detém Código de Endereçamento Postal – CEP. Não podemos receber correspondências e nem podemos solicitar linha telefônica e ou qualquer outro serviço por não termos ruas catalogadas pelos Correios”, denunciou Josenilton Alves de Oliveira, de 38 anos, um entre dezenas de cidadãos que reclamam da ausência do serviço.

“Sendo assim, a partir desta pesquisa conclui-se que é de grande importância a realização de uma Audiência Pública sobre este tema, levando as possíveis reivindicações da população e reclamações a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Prefeitura Municipal, e a outros envolvidos nos serviços públicos de endereçamento e correspondência, que é de suma importância para o exercício da cidadania, pois não se concebe termos comunidades em pleno século 21 em que nem os Correios chegaram ainda”, asseverou o Prof. Edmo Neves.

As Associações Comerciais de todo Brasil comemora aprovação de alterações na Lei do Supersimples

Menos impostos e burocracia são festejados com a 
decisão





O presidentes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, José Paulo Dornelles Cairoli e os presidentes das Federações do Comércio, Indústria e Serviços, filiados à CACB, comemoraram, nesta quarta-feira (11), a aprovação do texto substitutivo do relator, deputado Cláudio Puty, aos PLC 221/12 e 237/12, que altera a lei do SuperSimples, cria enquadramento pelo faturamento e o cadastro único, além de determinar o fim da substituição tributária. 
Mobilizados, o presidente da CACB e os presidentes das Federações participaram, na Câmara dos Deputados, das ações para que as alterações fossem aprovadas. “O primeiro e importante passo conseguimos dar com sucesso” disse o presidente da entidade, José Paulo Dornelles Cairoli.
O parecer aprovado pela Comissão Especial criada pela Câmara dos Deputados faz várias modificações na lei do Supersimples. O presidente da CACB afirma que as novas medidas serão muito benéficas para as  micro e pequenas empresas, as maiores geradoras de emprego do País. “Estamos felizes com esse resultado. O papel das MPEs precisa ser reconhecido. Foi muito importante a mobilização que fizemos para que essa aprovação ocorresse, mas não podemos parar”, declarou. 
A votação foi precedida pela 23ª Reunião Plenária do Fórum Permanente, na qual empresários e parlamentares se reuniram para debater alterações no Estatuto da Microempresa e reforçar a importância das novas medidas. O ministro da Secretaria Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, lembrou que o artigo 179º da Constituição Federal determina tratamento diferenciado para as MPEs. “O tratamento diferencial é obrigatório. Pensar simples é uma obrigação”, defendeu. 
A proposta aprovada pela Comissão Especial segue agora para votação no Plenário da Câmara. Afif Domingos, que também comemorou a vitória da classe empresarial, arriscou a previsão de votação por volta de março de 2014.

Fonte: CACB

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dayane Baby inaugura fábrica em Vitória de Santo Antão




Poucos setores da economia crescem tanto quanto o mercado infantil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), os dados são positivos para 2013, e mostram que o segmento infantil compreende 15% de todo o setor da moda, com crescimento gradual de 6% ao ano no Brasil.
Seguindo essa tendência, a fábrica de roupas infantis Dayane Baby Confecções Ltda acaba de inaugurar novas instalações na cidade de Vitória do Santo Antão. O investimento total foi da ordem de R$ 2,5 milhões, sendo cerca de 85% financiados pelo Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE-Industrial).
A nova unidade fica às margens da BR-232 e já proporcionou um aumento significativo na venda de produtos e no número de vagas de emprego oferecidas pela Dayanne Baby, seguindo a tendência do mercado nacional. “Com as novas Instalações, o nosso quadro de funcionários passou de 115 para 125 trabalhadores. Também observamos um crescimento de 5% na confecção de novos produtos e de 3% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. E acreditamos que no próximo ano, teremos um aumento muito maior”, afirmou Carlos Rodrigues, sócio do empreendimento.
Para o gerente da agência do BNB em Vitória do Santo Antão, Giovanni Ferro, a parceria com a fabricante de roupas infantis permite um considerável aumento na competitividade e qualidade do produto local, além de trazer maior visibilidade à cidade. “A empresa vende para todo o Brasil, comercializa com regiões como Manaus e Mato Grosso. Com uma capacidade produtiva ainda maior, o nosso município passou a ter capacidade de vender para regiões ainda mais distantes”, destacou.
De acordo com relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançado na Feira do Empreendedor de 2013, na Bahia, o mercado infantil brasileiro movimenta em torno de R$ 50 bilhões por ano.
Por Marcio Souza, com informações da Assessoria.
 Fonte: A VOZ DA VITÓRIA



Preenchimento automático do IR será implementado por etapas

Em 2014, somente os contribuintes com certificado digital, que somam 1 milhão em todo o país, poderão ter acesso a essa funcionalidade


Leão, símbolo do Imposto de Renda
Leão, símbolo do Imposto de Renda: de acordo com o órgão, esse novo sistema acelera o processo de entrega e evita erros que atrasam o pagamento das restituições
Brasília – Previsto para entrar em vigor no próximo ano, o pré-preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física será implementado por etapas, informou hoje (9) aReceita Federal.
Em 2014, somente os contribuintes com certificado digital, que somam 1 milhão em todo o país, poderão ter acesso a essa funcionalidade. A quantia equivale a apenas 3,8% dos 26 milhões de pessoas físicas que entregaram a declaração neste ano.
Em nota, a Receita informou que a decisão de escalonar o projeto foi tomada pelas questões de segurança que envolvem esse tipo de mudança.
Nos anos seguintes, o recurso será estendido a mais contribuintes, mas o órgão não informou quando todos os declarantes terão o formulário preenchido pelo Fisco com antecedência.
No novo modelo, o contribuinte receberá a declaração preenchida pelo Fisco assim que baixar o programa gerador, bastando confirmar as informações e transmitir os dados à Receita Federal. Se não houver alterações de patrimônio, de dívidas e de deduções, o contribuinte nem precisará fazer ajustes na declaração.
De acordo com o órgão, esse novo sistema acelera o processo de entrega e evita erros que atrasam o pagamento das restituições.
O preenchimento automático valerá tanto nos modelos completo e simplificado de declaração.
As informações já estarão incluídas no formulário, assim que o declarante importar os dados do ano anterior, com base na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) enviada pela fonte pagadora. A novidade vem sendo anunciada desde o fim de 2011.
Segundo a Receita, as normas de entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2014 (ano-base 2013) ainda dependem de publicação no Diário Oficial da União para valerem.
O Fisco não informou uma data para a divulgação das regras, mas historicamente a Receita apresenta os normativos de preenchimento e entrega dos formulários em fevereiro.
Sistema que funciona como uma assinatura eletrônica para autenticar dados pela internet, a certificação digital é obrigatória para todas as pessoas jurídicas e custa cerca de R$ 200 por três anos.
As pessoas físicas que receberam mais de R$ 10 milhões no ano anterior devem entregar a Declaração do Imposto de Renda com assinatura digital.
Fonte: EXAME.COM

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO BANCO DO NORDESTE FARÁ REUNIÃO EMPRESARIAL EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO




No próximo dia 16/12, segunda-feira, às 9h da manhã estará em visita a nossa cidade o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Sr.º João Nilton, que fará reunião com as lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Vitória de Santo Antão e cidades vizinhas que fazem parte da jurisdição de atuação da Agência do Banco aqui sediada. Em sua agenda constam também visitas in loco a empreendimentos da região da Mata Central financiados pela agência local e no final da tarde deste dia fará um fórum com equipe do Banco na própria agência.

Com o objetivo de prestar melhor atendimento aos empresários locais o Superintendente deseja transmitir e dar-lhe conhecimento sobre os trabalhos que a Agência vem desenvolvendo na região. Ele quer também auscultá-los para que no ano que se inicia o BNB possa oferecer à comunidade Vitoriense e da circum região um serviço de ainda melhor qualidade.

Transformar os sonhos de investimentos dos empreendedores locais em realidade, realidade esta que pode ser transformada em números e valores e sentida com a melhoria da qualidade de vida do povo que aqui reside, trabalha, se diverte e ama. Essa é uma missão a que o Banco do Nordeste se impõe.

CONVITE

O encontro das lideranças políticas, empresariais e comunitárias  com o Sr.º João Nilton ocorrerá na sede da ACIAV - Associação Comercial de Vitória, localizada na avenida Mariana Amália, 288 – no centro comercial da cidade e todos estão desde já convidados a comparecer e prestigiar o evento com suas presenças, sugestões e propostas. O Banco do Nordeste se sentirá honrado com a participação de representantes de todas as cidades da região.



Vitória de Santo Antão/PE, 09 de dezembro de 2013.




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nova ferramenta da CEF permite consultar extratos do FGTS nos últimos 25 anos


Nova ferramenta da CEF permite consultar extratos do FGTS nos últimos 25 anos

Publicação: 09/12/2013 11:33 Atualização:

A Caixa Econômica Federal lançou ferramenta para gerar e visualizar extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ferramenta permite consultar, pela internet, o extrato dos lançamentos dos últimos 25 anos, ocorridos após a centralização das contas do FGTS na Caixa. Antes, o trabalhador podia obter, pela internet, apenas os últimos seis registros. O serviço eletrônico “Extrato Completo” já está disponível nos endereços: www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.

O trabalhador deverá cadastrar senha para acessos às informações, informando seu PIS e aceitando o “Termo de Cadastramento”. Além do “extrato completo”, o internauta encontrará os serviços como atualização de endereço, extrato por e-mail e serviços no celular.

A estimativa da Caixa é 2 milhões de acessos ao novo serviço até o final 2013. Nos últimos 12 meses, mais de 25 milhões de trabalhadores acessaram os serviços eletrônicos do FGTS. A Caixa enviou mais de 300 milhões de extratos diretamente para as residências desses clientes. A Caixa também disponibilizou, no período, consultas de saldo nos terminais de autoatendimento e enviou mais de 50 milhões de mensagens eletrônicas para o telefone indicado pelo trabalhador.

De acordo com a Caixa, ao optar pelo serviço de mensagens no celular, o trabalhador recebe, gratuitamente, informações da conta vinculada ao FGTS, como o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e correções monetárias, a liberação de saque e outras movimentações. São enviadas duas mensagens por mês: uma referente ao recolhimento regular e outra referente ao crédito de juros e atualização monetária. A adesão a esse serviço inibe a geração de extrato bimestral do FGTS, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução do consumo de papel, diz a Caixa.

Fonte: Diario de Pernambuco

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

HEMOPE REALIZA CAMPANHA PARA COLETA DE SANGUE.

 NOS DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2013, O HEMOPE REALIZA CAMPANHA PARA COLETA DE SANGUE, NA ACIAV- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA VITÓRIA. 




LOCAL: ACIAV- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE VITÓRIA SANTO ANTÃO
AV. MARIANA AMÁLIA N° 288 - CENTRO VITÓRIA
FONE: 81 3523-1174

APOIO: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA VITÓRIA E SECRETÁRIA DE SAÚDE DA VITÓRIA, LIONS CLUB.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vitória de Santo Antão terá fábrica de margarina


Até agora única produtora de margarina em Pernambuco, a Bunge terá até o fim do mês um novo fabricante no Estado com quem vai disputar o segmento. A BRF, antiga Brasil Foods, concluiu sua fábrica do produto em Vitória de Santo Antão, onde tem um complexo de produção de alimentos. Os executivos da indústria estão só fechando a agenda para a inauguração, prevista ainda para dezembro.
A unidade tem capacidade para produzir 8 mil toneladas por mês, pouco menos que 100 mil toneladas de margarina por ano. Não é de hoje que os dois grupos disputam o mercado de margarinas em Pernambuco, inclusive com lances de muita pressão. No final da gestão do governador Mendonça Filho, em 2006, o produto foi retirado da cesta básica com benefícios fiscais com ICMS. Mas a Bunge recebia incentivos fiscais por já ter em funcionamento sua fábrica em Suape.
Como resultado, os produtos das concorrentes Perdigão e Sadia ficaram mais caros, até o final de 2007, quando as duas empresas anunciaram investimentos em unidades no Estado e a margarina voltou à cesta básica. Mas a fábrica de margarinas, um investimento de R$ 140 milhões anunciado em 29 de novembro de 2011, em Vitória de Santo Antão, só foi lançado após a aprovação formal da fusão entre a Sadia e Perdigão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), resultando na BRF. O grupo possui outras duas fábricas de margarina no Brasil, em Uberlândia (MG) e em Paranaguá (PR).
De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto de Abreu, a localização geográfica de Pernambuco no Nordeste contribuiu para a ampliação do complexo alimentício da BRF em Pernambuco. E não só da empresa. “Temos recebido muitos investimentos nessa área de alimentos muitos grupos, inclusive, têm optado por investir fora do Grande Recife, provocando a interiorização do desenvolvimento do Estado”, comenta Abreu. A nova unidade da BRF ocupa uma área de 38 mil metros quadrados e tem previsão de gerar 150 empregos.
Com informações do Jornal do Comércio.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vitória Park Shopping de portas abertas para o público



Abertura ao público ocorreu às 10h nesta sexta-feira
O mais novo centro de compras do Estado de Pernambuco foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (29), em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado. Conforme a expectativa, o Vitória Park Shopping abriu ao público às 10h da manhã. O empreendimento com investimentos de R$ 65 milhões promete provocar um novo paradigma no comércio da região que abriga uma população de 300 mil habitantes.
O Vitória Park Shopping terá mais de 130 lojas, sendo cinco âncoras, nove megalojas, cinema com tecnologia 3D, game, livraria e estacionamento para mais de 800 veículos. Entre as lojas já contratadas estão a Nagem, Riachuello, Marisa, Emmanuelle, Esposende e Lojas Americanas.
(Com investimentos de 65 milhões, centro de compras é o maior da Zona da Mata).
Várias franquias também já confirmaram presença, como O Boticário, Yes! Cosmetics, Laça Burguer, Bob´s, Subway, Havaianas, Hering, Colcci, Ótica Diniz Prime, Hering, Bonaparte, Donatário, Patroni Pizza e a Cacau Show. Algumas delas, funcionarão apenas em 2014. O empreendimento seria inaugurado no dia 22, mas teve a data alterada devido a paralisação dos trabalhadores da construção civil. Com duas praças de alimentação, apenas uma estará em plena atividade inicialmente.
70% da Área Bruta Locável (ABL) já foram contratadas e essas lojas devem estar abertas até janeiro de 2014. Um hotel Íbis integrado ao empreendimento está sendo construído, a previsão também é para até abril de 2014.
Hoje, 29 de novembro, o shopping teve grande procura. A Emmanuelle surpreendeu com estoque de mais de 20 mil peças a R$ 30,00, e as Óticas Diniz com descontos de até 50%.
(Grande procura nas Lojas Americanas pela manhã).
(Riachuelo abriu as portas às 13h. Megaloja com perspectiva de esquentar as vendas no final de ano)
 FONTE: A VOZ DA VITÓRIA