quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vitória de Santo Antão prepara-se para comemorar 368 anos da Batalha das Tabocas



Neste sábado, 03 de agosto, Vitória de Santo Antão comemora 368 anos da Batalha do Monte das Tabocas, marco decisivo na luta pela defesa das terras brasileiras e expulsão dos invasores holandeses em 1645. A batalha germinou em nossa gente o sentimento nativista e de pátria, originando-se ali o embrião do Exército Brasileiro.

Tabocas, no dizer de Luís da Câmara Cascudo, “anunciava os longínquos Guararapes no batismo do sangue valente”. Este acontecimento também determinou o nome da cidade da Vitória de Santo Antão, uma alusão ao santo que teria protegido nossos bravos guerreiros na batalha.

A luta contra os holandeses durou ainda, nove anos, terminando com as batalhas do Monte Guararapes ocorridas em abril de 1648 e fevereiro de 1649 (leia a história completa abaixo).

Recentemente, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão de Pernambuco (post-mortem), ao mestre de Campo Antonio Dias Cardoso, considerado o Precursor do Exército Brasileiro, vencedor de Tabocas e que ao lado de Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, tiveram papeis consagrados na histórica campanha da Insurreição Pernambucana.

Para o próximo sábado, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – SCTE, preparou diversas atividades em comemoração desta importante data. A programação terá, desde corrida e caminhada pelas ruas da cidade, até apresentações culturais no Monte das Tabocas.

Confira abaixo a programação do dia 3 de agosto e a história da Batalha das Tabocas:

PROGRAMAÇÃO

Praça do Anjo – Livramento
07h: Momentos Cívico-culturais;
08h: 38ª Corrida e Caminhada Monte das Tabocas 3 de Agosto;
09h: Procissão Religiosa.

Monte das Tabocas
11h: Missa Campal;
12h às 17h: Apresentações Culturais.

HISTÓRIA DA BATALHA DAS TABOCAS (03 de agosto de 1645)

Antecedentes da batalha

Seis anos após Diogo de Braga ter fundado nosso povoado, exatamente no dia 15 de fevereiro de 1630, os holandeses atacaram Pernambuco. Vinham em busca do açúcar produzido aqui na Província. Três mil homens, bem armados, desceram na praia de Pau Amarelo e tomaram Olinda, na época capital de Pernambuco.

Os nativos, aqueles nascidos em Pernambuco, juntos com os portugueses ofereceram desde o início forte resistência aos invasores holandeses. Através de um sistema bem estabelecido de guerrilhas e emboscadas, a população local manteve forte cerco aos invasores.

Para governar Pernambuco a Holanda enviou o Conde Maurício de Nassau. O Conde era um homem inteligente e culto. Ele soube manter um clima de paz e prosperidade em Pernambuco.

Em 1644 Nassau foi obrigado a regressar à Holanda. Seus substitutos não tiveram a mesma capacidade administrativa e desagradaram aos luso-brasileiros. Revoltada, por razões religiosas, financeiras e políticas, nossa gente reiniciou e desta feita com mais vigor, o movimento para expulsar os holandeses.

Assumiu a liderança da resistência pernambucana o senhor de engenho, João Fernandes Vieira, então governador de Pernambuco. Após algumas derrotas, os holandeses resolveram prender o líder da resistência.

Para escapar dos inimigos, João Fernandes Vieira, vivia se escondendo no interior e mudava de esconderijo constantemente.

Monte das Tabocas

Em junho de 1645 os holandeses armaram-se e saíram em perseguição a João Fernandes Vieira. Partindo do Recife, eles ingressaram por São Lourenço da Mata, em busca de Vieira, que procurou fugir do inimigo. Mudando sempre de esconderijo, nosso Governador terminou chegando ao Monte das Tabocas, assim chamado, por haver em suas encostas imenso tabocal.

Refugiado no Monte com seus soldados, João Fernandes Vieira, auxiliado pelo sargento-mor Antonio Dias Cardoso, experiente em guerrilhas de emboscadas, traçou um inteligente e perfeito plano de combate para resistir aos holandeses.

A Batalha

Na manhã de três de agosto de 1945 as sentinelas brasileiras anunciaram a aproximação das modernas tropas holandesas, apoiadas pelos índios tapuias. Vieira reuniu seus soldados e a eles se dirigiu em tom resoluto proferindo fortes palavras: “a sorte da nossa causa depende deste primeiro combate”. A causa, era a libertação de Pernambuco.

Uma hora da tarde do dia 3 de agosto de 1645, deu se a grande batalha. Os luso-brasileiros, usando a tática de emboscadas, atacavam e recuavam, fugiam e investiam, atraindo e empurrando os invasores para dentro do tabocal. Resistindo e ludibriando os holandeses, nossos bravos soldados conseguiram atraí-los em direção ao alto do Monte, onde estava escondido o grosso da tropa, comandado por João Fernandes Vieira. Ferozmente caíram sobre o inimigo e após fortes combates, que duraram até ao anoitecer, nossos soldados conseguiram derrotar o inimigo que aproveitou a escuridão da noite e fugiu apavorado, abandonando armas, munições, feridos e mortos.

Narra a tradição, que durante os fortes combates, surgiu uma senhora com uma criança no braço, tendo ao lado um ancião barbudo com um cajado e eles, além de alento, forneciam armas aos nossos bravos soldados. De acordo com a crença popular, eram, Nossa Senhora com o Menino Jesus e Santo Antão. Essa mística narrativa, que só a fé justifica, explica a frase: “Em Tabocas, o céu e a terra se uniram para gerar o Brasil”.

No outro dia ao amanhecer, vendo que o inimigo havia realmente fugido, nossos bravos heróis de joelhos, agradeceram a Deus e à Virgem de Nazaré, e gritaram três vezes em alta voz: ‘Viva a fé de Cristo, e a liberdade. Vitória, vitória, vitória”. E logo o governador João Fernandes Vieira com o chapéu na mão, foi abraçando a todos os capitães e soldados, agradecendo-lhes e louvando-lhes o esforço e a coragem.

Nosso pequeno exército, em formação, constituído de homens descalços, sem armamentos adequados, lutando com amor, de peito aberto, derrotou as bem treinadas e bem armadas tropas holandesas.

A batalha do Monte das Tabocas, foi um marco na campanha da insurreição e sem Tabocas, não haveria Guararapes. Em Tabocas, germinou em nossa gente, o sentimento nativista e de pátria, ali, originou-se o embrião do exército brasileiro. Tabocas, no dizer de Luis da Câmara Cascudo, “anunciava os longínquos Guararapes no batismo do sangue valente”.

A luta contra os holandeses durou ainda, nove anos, terminando com as batalhas do Monte Guararapes, onde foram definitivamente derrotados.

O Monte das Tabocas

O Monte das Tabocas é uma área de aproximadamente 11 hectares, localizada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, que em 3 de agosto de 1645 foi palco de célebre batalha entre os luso-brasileiros e os holandeses. Os primeiros, liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas e protegidos pelos tabocais derrotaram os flamengos.

Cumprindo a promessa feita por Fernandes Vieira, foi inaugurada no dia 3 de agosto de 1945, dia do tricentenário da Batalha das Tabocas, a Capela de Nossa Senhora de Nazaré, construída com pedras do local.

Em 9 de novembro de 1978, foi assinada uma escritura de desapropriação de parte da área que circunda o espigão principal. Na época da batalha a vegetação era composta por imensos bambuzais, sinônimo de tabocais, daí o seu nome. Outra riqueza no local era o pau-brasil.

Em 11 de março de 1986 o governo estadual homologou o tombamento do sítio histórico.

Heróis da libertação
Gen Francisco Barreto de Menezes

Não se sabe ao certo a sua origem. Provavelmente, nasceu no Peru, por volta de 1619, quando seu pai era comandante da Fortaleza do Calão. Tomou parte nas lutas pela restauração do trono português, unido à coroa espanhola desde 1580.

Em 1647, foi nomeado pelo rei de Portugal como mestre de Campo General e investido no cargo de Comandante em Chefe das tropas luso-brasileiras. Chegando ao Brasil para assumir seu posto, foi aprisionado pelos holandeses e levado ao Recife, de onde, após nove meses de cativeiro, conseguiu fugir, em janeiro de 1648. Assumindo então o comando , conduziu as forças luso-brasileiras à vitória nas duas batalhas dos Guararapes. Faleceu em Portugal em 1688.
João Fernandes Vieira

Nasceu na Ilha da Madeira, por volta de 1610, vindo para o Brasil com cerca de 11 anos. Vivendo no Recife ocupado pelos holandeses, conseguiu, em pouco tempo, fazer fortuna, conquistando grande influência na Capitania.

Com a partida do Governador Holandês em Pernambuco, a Companhia das Índias Ocidentais passa a exercer grande pressão sobre os brasileiros e portugueses que mantinham com ela relações de comércio. Neste momento, João Fernandes Vieira passa a integrar o movimento restaurador, ao lado de Vidal de Negreiros. Em 24 de junho de 1645, lança um manifesto ao povo, fomentando a revolta contra os holandeses.

Comandou a batalha do Monte das Tabocas e participou das duas batalhas dos Guararapes. Conhecedor da região e dos hábitos dos flamengos, foi de grande importância no movimento restaurador. Coube a ele a honra de comandar as tropas luso-brasileiras que marcharam sobre o Recife, libertado em 27 de janeiro de 1654. Faleceu em 1681.
Sargento-Mor Antônio Dias Cardoso

Nasceu na Cidade do Porto – Portugal – e, desde 1624, prestou serviços ao Brasil, inicialmente na condição de soldado.

Participou da Insurreição Pernambucana desde o seu início quando, secretamente, passou a atuar na Capitania de Pernambuco, sob as ordens de João Fernandes Vieira, na época, líder civil do movimento.

Sua participação na Batalha do Monte das Tabocas foi decisiva para a derrota dos holandeses. Atuou também das batalhas dos Guararapes.

Antônio Dias Cardoso infiltrou-se até a área de combate, motivando os luso-brasileiros para a luta; instruiu-os como soldados e organizou-os em tropas de pequeno efetivo. Essas, assim preparadas, rapidamente se incorporaram aos que lutavam pela causa brasileira.
André Vidal de Negreiros

Nasceu na Paraíba, no final do século XVI, ingressando no exército, ainda muito jovem.

Promovido a Mestre de Campo foi encarregado de observar a vida da população brasileira sob o domínio holandês e os meios que o inimigo dispunha para a luta. De observador oficial, passou a coordenar a luta contra os holandeses, até a chegada do Mestre de Campo Barreto de Menezes.

Lutou no Rio Grande do Norte e participou das duas batalhas dos Guararapes.

Em 23 de janeiro de 1654, recebeu os primeiros emissários holandeses encarregados de negociar a rendição.

Após a assinatura da rendição de Campina do Taborda, em 1654, coube a ele a honra de ir a Lisboa participar ao Governo Real a notícia da vitória brasileira.”Não conhecemos nenhuma inferioridade em relação a quem em breve venceremos”. “Saiam à campanha, onde faz longo tempo os esperamos”.

“Estejais certos de que nossa máxima é vencê-los ou morrer.”
Henrique dias

Nasceu em Pernambuco, no final do século XVII, e faleceu em 1622. Filho de africanos libertos, juntou-se, em 1633, às forças de Matias de Albuquerque, Governador de Pernambuco, na luta contra os holandeses. Em 1636, passou a lutar utilizando a tática de guerrilhas, pequenos grupos que, queimando canaviais e organizando pequenos ataques, não davam trégua aos holandeses. Em 1637, teve participação decisiva na batalha de Porto Calvo, onde perdeu a mão esquerda. Recebeu a Ordem Militar de Cristo, a patente de cabo e governador dos crioulos, negros e mulatos da guerra de Pernambuco. Participou das duas batalhas dos Guararapes (1648-1649) e da retomada de Recife. Em sua homenagem, a tropa dos negros passou a chamar-se “Henriques”. Posteriormente, foram criados corpos de “Henriques” na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando a constituírem regimentos. A tradição dos regimentos de caçadores Henriques durou possivelmente até o primeiro Reinado.
Felipe Camarão

Nasceu no Rio Grande do Norte, por volta de 1580, e faleceu no Arraial Novo, perto de Recife, em 1648. Índio potiguara, converteu-se ao catolicismo e foi batizado com o nome de Antônio, ao qual ele acrescentou Felipe, em homenagem ao Rei da Espanha e Camarão que é a tradução de seu nome indígena Poti.

Em 1630 passou a integrar as forças de Matias de Albuquerque, Governador de Pernambuco, centralizadas no Arraial de Bom Jesus, entre Recife e Olinda, contra o domínio holandês. Por seus feitos, foi-lhe concedido o título honorífico de Dom, a Ordem Militar de Cristo, e a função de Governador e Capitão-Mor dos índios da Costa do Brasil. Em 1648, comandou uma ala do Exército na 1ª Batalha dos Guararapes. Adoecendo ao fim da luta, devido a ferimentos da batalha, faleceu quatro meses depois.
Matias de Albuquerque

Nasceu em Olinda, Pernambuco, em 1590, e era irmão do donatário da Capitania de Pernambuco.

Participou da primeira reação contra as tropas holandesas que desembarcaram em Recife, em 1630. Nessa época, chefiou pouco mais de mil luso-brasileiros, que enfrentaram cerca de sete mil holandeses.

Diante da inferioridade numérica e de meios disponíveis, retirou-se com suas tropas para o interior, onde construiu uma fortificação, que ficou conhecida como Arraial do Bom Jesus. Esse local constituiu-se em base de operações para atuação das famosas “Companhias de Emboscada” que, com pequenos efetivos, desfechavam golpes mortais sobre os invasores, causando-lhes graves perdas, o que concorreu para gerar o pânico, que desmotivava os holandeses para a luta.


Fonte: A CARA DE VITÓRIA

TRÊS DE AGOSTO


































quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dilma veta projeto que acabava com multa adicional de 10% do FGTS


A presidente vetou integralmente projeto aprovado no Congresso que acabava com a multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa. 

O veto foi publicado na edição desta quinta-feira (25/7) no Diário Oficial da União. A multa extra havia sido derrubada no Congresso, no início deste mês, em meio a uma forte pressão de empresários. A aprovação do projeto impôs uma derrota ao governo, que não estava disposto a abrir mão da receita de cerca de R$ 3 bilhões anuais geradas pela taxa. 

Os empregadores já são obrigados a pagar uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS aos trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. 

A taxa adicional de 10% foi criada em 2001 para ajudar a cobrir uma dívida bilionária do FGTS junto a trabalhadores lesados nos planos Verão e Collor 1. 

O projeto extinguia a multa a partir de junho deste ano. Na votação final do projeto na Câmara, PT, PC do B e PSOL votaram pela derrubada do texto. 

O projeto havia sido aprovado com 315 votos favoráveis, 95 contrários e uma abstenção. 

Fonte: Folha de S. Paulo 

CURSOS GRATUITOS


Caixa Econômica inicia novo calendário de pagamento do PIS

A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) aos trabalhadores com direito ao saque do benefício no exercício 2013/2014. Até o dia 30 de junho de 2014, data de encerramento do novo exercício, cerca de 19,4 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial e mais de 26,5 milhões poderão receber os rendimentos do PIS.
Desde ontem (23), o benefício está disponibilizado aos trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa. Empresas conveniadas ao CAIXA PIS-Empresa creditam o benefício diretamente na folha de pagamento dos meses de julho ou agosto. Os demais beneficiários poderão sacar os abonos e rendimentos do PIS a partir de 13 de agosto, conforme calendário de pagamento, ordenado pelo mês de nascimento do trabalhador.
De acordo com o banco, com o crédito em conta, foram beneficiados mais de 10 milhões de trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa.
A partir de 13 de agosto, os trabalhadores iniciam os saques conforme o calendário de pagamento. Segundo a Caixa, a retirada do valor poderá ser efetuada com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além das agências bancárias. O calendário de liberação do benefício é ordenado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
O valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo (R$ 678). Os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. Quando o trabalhador não saca os rendimentos do PIS, ele não perde o benefício, pois os valores retornam para a sua conta de participação. No caso do abono salarial, o valor não sacado dentro do prazo estipulado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.
Quanto aos saques, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
Para saber se você tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, basta consultar a página da Caixa na internet, www.caixa.gov.br/pis, opção “Consulta de Pagamentos”, ou entrar em contato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão, o 0800 726 0207. Ao ligar para o canal, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
 Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

segunda-feira, 22 de julho de 2013

14 COISAS QUE NÃO DEVEMOS JOGAR NAS PIAS E NEM NOS VASOS SANITÁRIOS

Nem nos ralos também. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Alguns produtos podem causar entupimentos, além da poluição ambiental:
. cotonete
. fio dental
. óleo de cozinha
. ponta de cigarro
. poeira de varrição de casa
. fios de cabelo
. pelos de animais
. medicamentos
. preservativo
. tinta que não seja à base de água
. querosene
. gasolina
. solvente
. tiner

Jogue estes produtos no lixo comum. Alguns deles, como o óleo de cozinha, medicamentos e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação final adequada.
A Associação Comercial - ACIAV, coleta óleo de cozinha usado.

12 PRODUTOS QUE VOCÊ ACHAVA QUE SERIAM RECICLÁVEIS, MAS NÃO SÃO

Ainda não inventaram nenhum jeito bom de reaproveitá-los. Estes vão para o lixo comum, ao menos por enquanto:
. foto
. pote mole de iogurte
. pirex
. porcelana 
. cerâmica
. saco de cimento
. embrulho de salgadinho e de bala
. papel celofane
. rolha de vinho
. espelho
. esponja de limpeza
. materiais em eva(espuma vinílica acetinada)

Fonte: Cooperativa de Reciclagem Crescer

domingo, 21 de julho de 2013

MENOS TRIBUTOS PARA PEQUENOS

Dois dias depois de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantir que o governo não promoverá mais desoneração para cumprir as metas fiscais, o recém empossado ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, garantiu que vai batalhar por menos tributos aos pequenos empresários. Ele também vinculou a desoneração aos objetivos governamentais de "gerar emprego e desenvolvimento". "Queremos gerar emprego e desenvolvimento, então, tem que tirar carga das costas dos pequenos", disse.
Boa notícia.

Fonte: Jornal do Comércio

BALANÇO DA JUNTA COMERCIAL


No primeiro semestre deste ano já foram criadas 8.518 empresas em Pernambuco, informou o presidente da Junta Comercial, Lula Cabral, o que corresponde a uma média de 1,4 mil a cada mês. As empresas criadas sob o regime de sociedade limitada foram 3.462.

Fonte: Jornal do Comércio

LATÃO DA PITÚ NA SUPER MIX 2013

LATÃO DE 710ML

A Pitú estará na Super Mix de quarta a sexta-feira, no Centro de Convenções, com seu mais novo produto: o Super Latão de 710 ml. A embalagem é pioneira no mercado, uma tradição da Pitú, em termos de embalagens, onde apresentou também suas variações (Pitú Cola, Pitú Gold e Pitú Limão).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cursos das Estrelas 2013


12/08-Aula de Quindins Gourmets!
Horário: 09 às 13 horas
Investimento: 90,00 reais

Atendendo a inúmeros pedidos a Chef Ana Costa trás essa a aula super saborosa de Quindins Gourmets. Faremos em aula o Quindim Tradicional, Quindim de Nozes, Quindim de Pistache e Quindim de Amarena. Todas as dicas para você produzir um excelente produto, sem cheiro de ovo e todos deliciosos e muitas dicas para desenvolver outros quindins . Você vai perder ? Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas.

12/08- Aula de Finger Food!
Horário= 14:30 às 18 horas
Investimento: 90,00 reais

A Chef Ana Costa trás uma aula de Finger Food muito saborosa e com uma apresentação bem diferenciada. Faremos em aula 4 receitas entre elas faremos umEnroladinho dos Nobres ( Parma com Creme de Abacaxi e Azeite Baunilhado), Bolinhas Supremas (massa de milho e bacon com recheio de queijo cremoso e molho de pimentas suave), Quadradinhos de Tapioca com Camarão (Servido Frio), Mini Pastéis Dourados de Damasco com Brie (fritos e empanados com Parmesão)... Faça de suas entradas um sucesso garantido em seu evento. Não perca essa deliciosa aula e com apresentações que irá te surpreender. Inscreva-se já

13/08- Aula de Delícias da Vovó!
Horário= 10 às 18 horas( Intervalo)
Investimento: 170,00 reais

Para você que gosta de receber bem, fazer aqueles lanchinhos deliciosos e você que trabalha com Coffe Break aChef Ana Costa trás esse curso que está sendo o maior sucesso no Brasil ... Ensinamos nesta aula bolos da Vovó (aqueles bolos fofinhos e deliciosos), Rocamboles doces e salgados e outras delícias. Faremos entre os doces as seguintes receitas: Bolo Romeu e Julieta, Bolo Amanteigado de Ameixa com Doce de Leite, de Bolo Diet de Chocolate com Ganache, Cuca de Banana com Canela e Rocambole Prestígio. Já entre os salgados faremos o Rocambole Quente de Carne e Molho, Escondidinho de Bacalhau com Creme de Camarão, e Mini Cupcake de Salame com Provolone e Cobertura de Batata Salsa com Catupiry ... Delicioso. Ficou com água na boca? Então inscreva-se  já, pois tenho certeza que você não irá se arrepender de passar esse dia tão agradável conosco.




14/08=Aula de Doces Tradicionais com nova roupagem!
Horário= 09 às 13 horas
Investimento= 90,00 reais

A Chef Ana Costa trás essa super aula com os queridinhos de qualquer evento. Os doces, mas neste caso vamos deixar os doces mais tradicionais e clássicos com uma nova roupageme com certeza você irá se apaixonar. Faremos em sala de aula Brigadeiro com Casquinha Crocante (Brigadeiro Cremoso de Chocolate com uma casquinha comestível de castanha do Brasil), Olho de Sogra Nobre ( Massa de Coco envolta em Ameixa e finalizado com uma fina camada de açúcar caramelizado),Camafeu de Nozes com Damascos(Massa Tradicional e original com muita nozes e damascos, e lindamente fondado e decorado) e para fechar o reiCajuzinho da Realeza (Massa cremosa de Amendoim e iremos finalizar na casquinha fininha de chocolate). Hummm com essa chamada imagino que você ficou com água na boca e não ira perder a chance de apreender essas delícias né ... Increva-se já.

14/08=Aula de Cupdrinks!
Horário= 14:30 às 18 horas
Investimento: 90,00 reais

A Chef Ana Costa trás essa aula com deliciosos Cupcakes desenvolvidos para as festas de 15 anos e festas em geral. Faremos em aula 4 cupcakes CupEspanhola (Massa de Abacaxi com recheio de brigadeiro de Abacaxi e cobertura de Mousse de Brigadeiro ao Vinho) , Cuprinha (Massa de Limão com recheio de Trufa de Limão e Cobertura de Mousse de Cachaça com Limão), Cupsaquê (Massa de Morango com recheio de Morango e Cobertura Trufada de Saquê) e para finalizar o Cupmarula (Massa de Chocolate com recheio de trufa de chocolate e cobertura de Brigadeiro de Marula). Hummmm .... lembrando que o teor alcoólico será reduzido nos preparos, mantendo sempre o sabor realçado das frutas. Deliciosos e com certeza serão sucesso em sua lista de Cupcakes. Inscreva-se já.



Dia 15/08- Aula de Tortas de Confeitaria!
Horário= 10 às 18horas(Intervalo)
Investimento: 170,00 reais

A Chef Ana Costa fecha a semana de cursos no Padeirão com a aula Tradicional de Tortas de Confeitaria. Faremos em aula 6 receitas incríveis onde o sabor e a apresentação serão fundamentais. Torta Mousse Diet de Chocolate com Morangos (Massa fofinha Diet com recheio de mousse diet de Chocolate e Morangos, receita campeã e sem residual de Adoçante), Torta Mousse de Jaca com Laranja (Massa leve de laranja com recheio de mousse de jaca com Laranja), Bolo Mousse de Manjar (Massa amanteigada de baunilha com recheio de Mousse de Coco e Ameixas e cobertura de Cremosa de Doce de leite), Torta Danoninho de Limão(Massa leve de limão com iogurte e recheio de mousse de iogurte com limão), Bolo Cremoso de Chocolate com Cupuaçu (Massa amanteigada de chocolate com creme de chocolate e cupuaçu) e para fechar em grande estilo a Torta Kit Kat que é o grande sucesso em SP e em todo o Brasil (Massa leve de Frutas Vermelhas com Mousse de Chocolate e Morangos banhados no chocolate e finalizado com o Kit Kat). Esta aula foi desenvolvida para que você venda muito e sempre pensando no sabor e na apresentação. Apreenda todos os segredos e lucre muito.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SUPER MIX 2013 - 8a FEIRA DAS INDÚSTRIAS - ATACADISTAS - DISTRIBUIDORAS E SUPERMERCADISTAS DE PERNAMBUCO‏

SUPERMIX 2013

DATA E HORA:24/07/13 - 26/07/13 / 16:00 - 22:00
LOCAL:Centro de Convenções de Pernambuco, Avenida Simon Bolivar
Olinda Recife / Brasil

O melhor momento para realização de negócios

SUPER MIX é uma feira sem precedentes na região nordeste. Tem como referência os eventos de distribuição e abastecimento das filiadas da ABRAS e ABAD e as principais feiras internacionais de alimentos e bebidas.
A edição 2013 da SUPER MIX traz ainda como diferencial a expansão da área expositiva para 20.000m², mais eventos integrados e novos atrativos realizados em parceria com os mais de 300 expositores.
Pré-Credenciamento: supermix2013.com.br

terça-feira, 16 de julho de 2013

Danone compra a brasileira Nutrimed

Com a aquisição, a companhia quer reforçar operação de nutrição médica no Brasil. De acordo com comunicado, a Nutrimed tem um portfólio complementar ao da Danone, oferecendo produtos para dieta enteral, alimentação por sondas ou via oral e suplementos alimentares para a recuperação de peso. 

"O mercado brasileiro é cada vez mais relevante para a Danone e é uma prioridade clara para nós em termos de investimento estratégico. Com esta aquisição vamos ampliar nossas soluções em nutrição médica e contribuir ainda mais para o crescimento do mercado nacional, além de fortalecer nossas operações" afirmou Marcelo Borges, presidente da Danone Medical Nutrition.

A Danone Medical Nutrition atua no Brasil desde 1996 por meio da Support Produtos Nutricionais. A nova unidade vai aumentar a capacidade de produção nacional da empresa e garantir um portfólio mais completo de produtos.

Segundo a companhia, os fundadores da Nutrimed serão mantidos como consultores do negócio. 

Fonte: Exame Online  

Veja também:
Leia mais sobre: Aquisição , Danone , Varejo , varejo alimentos
Fonte: Supermercado Moderno

Supermercado Vitória conta com variedades em sua padaria



Há mais de duas décadas servindo as famílias vitorienses, o Supermercado Vitória segue focando na relação com o cliente e sempre disponibiliza as melhores ofertas, além dos melhores produtos.
Para esta semana, o Supermercado Vitória oferece aos seus clientes uma maior variedade em seus produtos da padaria, onde você pode encontrar pães, bolos, tortas, biscoitos, torradas e bolachas, além de salgados como coxinhas, pastéis, pizzas, empadas, esfirras, empanados e muitos outros.
Na padaria do Supermercado Vitória os clientes encontram  produtos de qualidade. Além dos pães de caixa, você também encontra, Pão de Centeio, Integral, Light, de Quinoá, de Aveia, de Linhaça, além do pão tradicional. Os funcionários são treinados em boas práticas de manuseio e fabricação de alimentos. Tudo isso para melhor lhe servir!
SERVIÇO
Supermercado Vitória
Rua Joaquim Nabuco, 363, ao lado do Fórum, no bairro da Matriz – Vitória de Sto. Antão.
Telefone: 81.3523.0060
 Fonte: A VOZ DA VITORIA

sábado, 13 de julho de 2013

Como ser um empreendedor menos estressado

Eduardo Ferraz afirma que pequenos empresários devem aprender recusar projetos quando não têm estrutura para aceitar

homem pulando feliz

Quais práticas podem amenizar o estresse do dia a dia?
Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas
Excesso de trabalho, equipe reduzida, pouco dinheiro para investir, pressão da concorrência e situação econômica delicada são situações cada vez mais comuns na vida dosempreendedores e de seus funcionários. Na prática, por melhor que seja o negócio, há momentos em que qualquer um fica cansado, irritado ou frustrado. Sentir-se assim certamente acentua o estresse e diminui a produtividade.
Entretanto, é possível utilizar algumas estratégias para diminuir seu estresse no dia-a-dia e aumentar sua reserva de energia para enfrentar melhor os desafios que seu trabalho exige.
1. Tenha um hobby
Uma das principais válvulas de escape para amenizar o cansaço mental é ter um hobby. Praticar um esporte, fazer coleções, assistir aos seus filmes favoritos ou fazer qualquer atividade que lhe dê prazer será uma ótima pedida. 
2. Não leve trabalho para casaVale a pena ficar uma hora a mais na empresa e terminar suas atividades extras do que levar serviços para casa e não conseguir descansar. Trabalhar à noite, além de render pouco, esgota a reserva de energia da maioria das pessoas e faz com que elas durmam mal. É muito mais produtivo começar o dia seguinte descansado.
3. Organize-se
A desorganização é extremamente estressante, pois a pessoa faz tudo ao mesmo tempo e não dá prioridade às tarefas mais importantes que ficam, quase sempre, deixadas para a última hora. Use sua agenda, nunca dependa apenas de sua memória e organize seus compromissos com pelo menos dois dias de antecedência.
4. Delegue algumas tarefas
A maioria dos pequenos empreendedores não consegue tirar sequer uma semana de férias, pois a carga de trabalho é grande e eles tendem a centralizar todas as decisões. Procure delegar tarefas às pessoas de sua confiança. Isso servirá como treinamento para eles e diminuirá sua carga de trabalho.
5. Aprenda a dizer não
Recuse projetos, novos clientes ou eventos sociais para os quais você não tenha tempo ou estrutura. Excesso de demandas tira o foco e estressa profundamente. Saber dizer não dará muito mais tempo para que você use melhor sua energia com o que realmente vale a pena.
Eduardo Ferraz é especialista em gestão de pessoas, palestrante e consultor


Fonte: EXAME.COM

Convite Empreendedoras em Rede‏


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Com investimentos de 40 milhões, grupo espanhol inaugura fábrica em Vitória de Santo Antão



Folha de Pernambuco, A Voz da Vitória
Roca é a maior fabricante de louças sanitárias do mundo. Inauguração ocorre em 2014.
O grupo espanhol Roca, maior fabricante de louças sanitárias do mundo, anunciou que vai inaugurar a fábrica em Pernambuco no primeiro trimestre de 2014. A informação foi oficializada ontem, durante visita de uma comitiva do governo da Catalunha a São Paulo. O grupo está investindo 13,5 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões) na planta – já em obras, em Vitória de Santo Antão, Mata Sul -, a primeira de metais sanitários no País e décima no mundo, onde serão produzidas peças das marcas Roca e Celite.
Atualmente esses produtos são importados de fábricas do grupo, principalmente da Europa. A unidade pernambucana está sendo construída em um terreno de 50 mil metros quadrados (m²), em frente à fábrica da Kraft Foods. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro, as obras começaram no fim de 2012 e estão adiantadas.
A planta terá capacidade produtiva de um milhão de peças por ano e previsão de gerar 230 empregos diretos na região. Segundo a empresa, a fábrica terá tecnologia e engenharia de produção avançados, além de estrutura completa de fundição, usinagem, polimento e cromeação. A galvanoplastia (processo de revestimento de peças) será 100% automática. Segundo informou a Roca, o maior crescimento do mercado de louças está na Região Nordeste, considerando todo o mix de produtos.
No Estado, o grupo já tem uma fábrica de louças sanitárias, além de quatro em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e três plantas industriais de revestimento cerâmico no Paraná. Há nove meses, o Grupo Roca inaugurou a quinta fábrica de louças sanitárias, em Minas Gerais, que recebeu investimento de 35,6 milhões de euros. “Com a inauguração da fábrica Santa Luzia II, trouxemos uma de nossas principais marcas do segmento premium, a Laufen, para compor nosso portfólio de marcas.
Mesmo com o desaquecimento da economia e com o mercado experimentando considerável desaceleração, nosso mix de produtos permitiu crescimento no faturamento superior a 15%, na divisão de sanitários”, disse o presidente do Grupo Roca no Brasil, Joan Jordà. “Desde 2011, na condição de principal operação do Grupo Roca fora da Espanha, nosso objetivo é estabelecer a liderança nacional também em outros segmentos e o de metais apresenta um grande potencial para nossos negócios”, destacou.