sexta-feira, 31 de maio de 2013

5 dicas para empreendedores terem uma rotina mais produtiva

Especialista lista recomendações para que a rotina de um pequeno empresário e da sua equipe seja mais produtiva

Executivo dorme em reuniao

Como fazer com que a rotina de trabalho de uma empresa seja mais produtiva?
Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas
A rotina, mesmo nas pequenas empresas, propicia uma lógica de funcionamento que é fundamental para que as pessoas possam ter um bom planejamento de seu tempo e de suas atividades. Entretanto, tudo o que é muito burocrático cansa, desmotiva e induz à zona de conforto. Para ter um dia a dia produtivo, mas sem monotonia, sugiro as seguintes dicas:
1. Seja acessível
Uma das maiores vantagens de se trabalhar em empresas de pequeno ou médio porte é a proximidade com o dono do negócio. Por isso, esteja disponível sempre que possível para se relacionar com seus colaboradores. Tão importante quanto ouvir as pessoas, é dar retorno a respeito de suas sugestões e críticas. Isso demonstra deferência e respeito.
2. Seja flexível
Estimule sua equipe a criar alternativas aos procedimentos corriqueiros. Ser flexível dá uma margem de manobra que as grandes companhias não costumam ter. Você pode, por exemplo, liberar as pessoas para fazer alguns trabalhos em casa um ou dois dias por mês ou ter um banco de horas informal em que os colaboradores possam compensar um trabalho extra com folgas.
3. Tenha momentos informais
Comemorar o aniversário das pessoas, fazer um happy hour, promover pequenos campeonatos esportivos, assistir juntos um filme inspirador, por exemplo, são ações que geram um espírito de camaradagem e reforça o trabalho de equipe. A maioria das pessoas trabalha mais disposta e motivada quando conhece o lado “humano” de seus colegas, chefes e subordinados.
4. Dê feedbacks assertivos
Ser franco e justo é muito melhor do que ser omisso e complacente, pois dá às pessoas a percepção de que o clima é agradável, mas a indolência e os maus resultados não serão tolerados. Procure dar feedbacks frequentes para todos os seus colaboradores: elogie o bom desempenho e aponte as falhas com objetividade e clareza dizendo em que a pessoa pode melhorar e os caminhos que você sugere para que isso ocorra.
5. Premie o bom desempenho
Trabalhos ou desempenhos consistentemente acima da média devem ser reconhecidos e premiados. Valorize explicitamente os indivíduos mais dedicados e comprometidos com os resultados da empresa. No começo, isso pode gerar um pouco de competição, mas, com o passar do tempo, se os critérios forem justos, essa cultura tende a se espalhar pela empresa e contaminar positivamente o ambiente de trabalho.
Fonte: EXAME.COM

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Conferência traça metas para a Educação da Vitória de Santo Antão



(Deputado Paulo Rubem abriu a Conferência em Vitória).
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, foi sede para a realização da 1ª Conferência Municipal de Educação, ocorrida nessa quarta-feira (29).
Abordando a temática: “O PNE – Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conferência teve a finalidade de discutir as Políticas de Desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE), além da regulação do Sistema Nacional de Educação no Município.
Quem fez a exposição de abertura da Conferência, foi o deputado federal Paulo Rubem Santiago(PDT), discutindo o tema central do evento. O encontro mobilizou movimentos sociais, estudantes e profissionais do setor, que elaboraram propostas para os sete eixos da Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada entre 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
A mesa foi composta por Rita Moura, palestrante do evento e membro do Fórum Estadual de Educação; Maria José de Lira, secretária municipal de Educação; Artaxerxes Accioly, representante da União dos Estudantes Secundaristas da Vitória; Joseane Bezerra, representante da GRE; Sérgio Paulo Doleron, diretor-geral do IFPE Campus Vitória e Suelen Gonçalves, representando os estudantes universitários.
Ainda Gilberto Claudino Júnior, representando os estudantes; Abigail Ferreira do Carmo, representando os Trabalhadores em Educação; Elizabete Farias Pereira de Albuquerque, representante dos gestores; além de Josenildo Henrique da Silva, representando a Secretaria de Educação, formaram a comissão organizadora.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ATITUDE CIDADÃ


























Na comunidade do Mário Bezerra já está instalada a ONG GAPES, que vem realizando diversas ações interagindo com a comunidade. Melhor seria dizer ao invés de "ações", ATITUDES. Afinal, não é fácil trabalhar como voluntário no meio de tantas dificuldades.
 
A comunidade do Mário Bezerra também foi presenteada com 4 unidades de ensino do MOVA BRASIL, uma funcionando no Centro Comunitário do bairro, que realizarão a FESTA CIDADÃ, ainda neste mês de junho, com a finalidade de angariar fundos para a formatura das  turmas no final do ano e para aprofundar a discussão dos problemas locais da comunidade, que foram alguns dos temas trabalhados com os alunos nesta fase de aprendizado.
 
Na tarde do domingo, dia 09 de junho, haverá a posse da nova diretoria do Conselho de Moradores do Mário Bezerra, com a inauguração da Biblioteca Comunitária Professor Mário Bezerra, que vai funcionar dentro do próprio centro comunitário, constituída exclusivamente por doações arrecadadas, e com a ajuda do Professor Marcelo Hermínio, Diretor de Patrimônio do Instituto Histórico, como orientador.
Mauricéa Félix da Silva, agora como Diretora e Cláudio de Lima Ferino, como vice, são agentes de saúde e conhecem bem a realidade local. Mauricéa também é uma das instrutoras do Mova Brasil.
Ainda dentro da sede do conselho, funciona o Curso de Corte e Costura, com instrutor do SENAC, que está com a pré-matrícula aberta, com tudo gratuito, desde o material até o certificado, com turmas pela manhã e à tarde, com duração aproximada de 4 meses.
O Conselho Comunitário necessita de voluntários que possam se revezar em horários distintos para manter a biblioteca aberta ao público. Outro desafio é conscientizar a população da importância da leitura e do conhecimento para a formação do indivíduo. Porém, os diretores das escolas próximas serão visitados para que possam agendar e levar seus alunos a este novo espaço.
Com o tempo, sempre contando com doações e com voluntariado, Mauricéa pretende construir um primeiro andar, onde funcionará o curso gratuito de informática. Os computadores já foram doados e estão em fase de restauração.
Maiores informações, com Mauricéa pelo telefone: 8554-3172
Centro Comunitário do Mário Bezerra:  Quadra 41 nº 65


terça-feira, 28 de maio de 2013

Google terá treinamentos online para pequenas empresas

A empresa vai disponibilizar seus especialistas todas as quintas-feiras

DJ na festa de abertura do escritório do Google em Berlim, na Alemanha

São Paulo – Cada vez mais de olho no potencial das pequenas e médias empresas, oGoogle tem organizado ações específicas para este público, Agora, vai organizar semanalmente um encontro online com treinamentos.
Segundo a empresa, toda quinta-feira, às 13h30, especialistas vão dar pequenos cursos gratuitos. O foco é falar, durante uma hora, sobre as oportunidades para os empreendedores online e como usar a publicidade digital. 
Os empreendedores podem participar online através dos Hangouts ao Vivo do Google+, dentro da comunidade do AdWords Brasil. Quem não puder participar poderá ter acesso às gravações no YouTube. Veja os próximos temas:
DataTema
23 de MaioComo explorar oportunidades de negócio no Dia dos Namorados
6 de JunhoComo receber mais contatos e cadastros em seu website
13 de JunhoComo estruturar Campanhas Avançadas
20 de JunhoComo reconquistar clientes
27 de JunhoComo desenvolver estratégias para negócios locais

Fonte: EXAME.COM

Por que sua startup precisa de assessoria jurídica

O ideal é que uma startup tenha assessoria jurídica desde o seu início

Mesa de estudos
Por que sua startup precisa de assessoria jurídica?
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups
No começo da startup, é essencial estabelecer um acordo societário entre os fundadores, que determine como a participação de cada um conforme suas responsabilidades e serão resolvidos casos de desligamento. Além disto, é preciso proteger sua propriedade intelectual, com o registro da marca e a patente de tecnologias.
Com o tempo, vai precisar de ajuda para fechar contratos com parceiros ou fornecedores estratégicos, bem como cuidar para que os termos de fornecimento para seus clientes respeitem a legislação vigente. Se for receber um investimento de terceiros, precisará de uma assessoria para revisão dos contratos e acordos com os investidores.
O empreendedor deve procurar um assessor jurídico que tenha experiência de acordo com a sua necessidade. Pela falta de experiência na área especifica, ele pode não conhecer condições importantes que devem constar nos contratos ou tentar impor cláusulas fora dos padrões que podem até inviabilizar a transação. 
Evite utilizar um advogado amigo ou familiar que não tenha experiência em direito societário e em especial em transações de investimentos. Observe que já existem escritórios de advocacia especializados em startups que muitas vezes aceitam permutar uma parte dos seus honorários por uma participação na empresa. Nesses casos, o percentual nunca deve ultrapassar 10%. 
Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, é investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil
Fonte: EXAME.COM

5 passos básicos antes de abrir uma empresa

Especialistas listam um passo-a-passo com recomendações para quem está planejando abrir um negócio

Mulher usando um Laptop
São Paulo – Você tem uma ideia de negócio e quer colocar em prática? Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e que exigirá paciência por parte do empreendedor.
Eduardo Araujo Dias, da Quality Serviços Contábeis, explica que o primeiro passo para quem deseja abrir uma empresa é fazer uma breve pesquisa de viabilidade de nome na Junta Comercial. Em seguida, o empresário deve fazer uma consulta prévia de endereço na Administração Regional onde será a sede do negócio, para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica da empresa. 
Com a ajuda de Mauricio Galhardo, especialista financeiro e sócio da Praxis Business, Bento Alves da Costa Filho, coordenador do CBA Gestão de Negócios do Ibmec/DF, e Alessandro Saade, professor de Empreendedorismo da Business School São Paulo, veja outras recomendações para abrir uma pequena empresa.
1. Busque um contador
Para que as documentações da abertura do negócio estejam todas corretas, alinhe-se com um contador. “Existe uma espécie de crença entre os pequenos empresários que é mais interessante viver na ilegalidade, mas é uma ilusão”, afirma Filho. O contador poderá recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento.
Para Saade, o profissional também pode ajudar o empreendedor a montar um cronograma, com os dias de pagamento dos impostos e informar o melhor dia do mês para fazer um balanço. 
2. Alinhe-se com um advogado
O advogado pode auxiliar o empresário a elaborar o contrato social e outros documentos da empresa. “São ferramentas de trabalho que devem ser elaboradas por um profissional da área. Se vai vender pela internet, por exemplo, precisa de um auxílio do advogado para informar até quando vai a responsabilidade da empresa”, explica Saade.
Além disso, para Filho, é importante estar a par da legislação trabalhista para que a equipe da sua empresa esteja regularizada. 
3. Registre a sua marca
O investimento pode parecer alto no começo, mas é uma vantagem para a empresa a longo prazo. “De repente, o negócio começa a se consolidar e, se alguém registrou a sua marca, será preciso mudar o nome”, afirma Galhardo. 
Além disso, o empresário deve considerar comprar um domínio na web, mesmo que não tenha planos para montar um portal robusto. Um site com informações básicas sobre a empresa faz bem para a imagem do negócio. 
4. Invista em um serviço de marketing
É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio. Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço especializado. 
Mas, hoje existem empresas especializadas para atender pequenos negócios que desejam investir um pouco mais no marketing. “É um serviço que poucas pequenas empresas buscam”, afirma Saade.

5. Faça um planejamento financeiro
O sucesso de um negócio é fruto de um bom planejamento. E, ao abrir uma empresa é preciso estar com as finanças em dia para não levar nenhum susto. “As pessoas são muito otimistas quando abrem o negócio e acham que já têm uma clientela”, diz Galhardo.
Para o especialista, é recomendável ser um pouco conservador com relação ao estoque inicial e pecar pela falta e não pelo excesso. Além disso, é preciso que o empresário tenha dinheiro no caixa para pelo menos três meses sem lucro. 
Fonte: EXAME.COM

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nordeste salva o PIB do país

Mesmo com seca, economia da região cresce 2,05% no trimestre e sustenta expansão em torno de 1% na geração de riqueza nacional. Indústria patina e outros setores avançam
Comércio do Recife é exemplo da força do varejo e dos serviços. Com o aumento da renda, população gasta mais e movimenta os dois segmentos (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)

Brasília – O Nordeste sustentou o crescimento no primeiro trimestre e ajudou a devolver o Brasil a uma rota de expansão econômica. A região mais pobre do país, que passa por uma das piores secas da história, parece ter descoberto a vocação para os serviços e o comércio, deixa de ser exclusivamente agrícola para se tornar uma economia diversificada e apoiada fortemente no consumo. Enquanto o país avançou 1,05% no início de 2013 – comparado ao último trimestre do ano passado e segundo projeções do Banco Central –, a região cresceu o dobro, 2,05%. O pior desempenho foi o do Centro-Oeste, que obteve uma taxa de 0,51%.

Esse crescimento do país projetado para o primeiro trimestre  é um alívio para o governo, que receava ver, mais uma vez, os bilhões de reais gastos em estímulos nos últimos anos não surtirem efeito. Indicadores de atividade econômica do Banco Central e de instituições financeiras projetam uma expansão ao redor de 1% para o período, número que se confirmado indica que o Brasil avançou acima do seu potencial, uma taxa que se for anualizada supera os 4%.

Esse número, porém, será confirmado na quarta-feira, na divulgação oficial do Produto Interno Bruto (PIB). Por enquanto, o que se sabe é que a indústria ainda patina, o setor de serviços e comércio avança e que o desempenho do início de 2013 foi salvo pelo Nordeste. Com um ritmo tão forte de expansão e sem que a indústria consiga suprir toda a demanda gerada por esse crescimento, os preços dispararam – no acumulado de 12 meses a carestia oficial chegou a 6,49% –, e o país se viu obrigado a aumentar as importações para equilibrar o custo de vida e atender o consumo. Em comparação com o primeiro trimestre de 2011, o Brasil ampliou as compras no exterior em 6,33% – foram US$ 3,3 bilhões a mais.

Cautela Apesar da expectativa positiva para este início de 2013, parte do mercado prega cautela na avaliação dos números. “Os indicadores de atividade econômica sugerem que houve uma aceleração no ritmo de crescimento no primeiro trimestre, mas esta aceleração tem sido aquém do esperado e é alta a probabilidade de ter sido o ponto máximo do ano”, pondera José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator. Ele e outros economistas observam que os números da indústria têm oscilado bastante, sem chegar a um ritmo de crescimento mais constante. Essa incerteza no segmento, somada aos investimentos em ritmo moderado, torna difíceis as previsões para o fim do ano.

No caso do Nordeste, a forte expansão do primeiro trimestre se explica pela distribuição de renda na região nos últimos anos e pela migração entre classes sociais, um movimento que tirou parte da população da miséria e a inseriu no mercado de consumo. Pernambuco, por exemplo, além do setor de serviços pujante, tem na Região de Suape o que os economistas convencionaram chamar de “Novo ABC Paulista” em função de fábricas e de investimentos que têm sido atraídos para o lugar. No primeiro trimestre cresceu mais que o país, avançou 1,22% contra o último período de 2012. A Bahia também apresentou bom desempenho, uma taxa de 2,04%.

O desempenho do Sudeste também foi considerado positivo, mas aquém do que poderia ter sido não fosse o ritmo errático da indústria, um segmento vital para a região. Segundo os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), o avanço foi de 0,80%. No geral, os economistas avaliam que o resultado do PIB do primeiro trimestre foi expressivo e já se pode dizer que o país voltou a crescer. O Brasil não deve voltar a uma expansão como a de 2010, quando a variação do PIB foi de 7,5%, mas registrará números melhores do que o 0,9% do ano passado. A estimativa atual do mercado está em 2,98%. O governo mantém uma previsão melhor, de 3,1% no Banco Central e de 3,5% no Ministério da Fazenda.

Fonte: Diario de Pernambuco

NO COMBATE À DENGUE, NINGUÉM PODE FICAR PARADO, MUITO MENOS A ÁGUA!


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vereadores conferem com o SEBRAE benefícios para o pequeno empreendedor de Vitória

Projeto da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que prevê o tratamento diferenciado e favorecido a estes estabelecimentos comerciais tramita na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão



Informações e Fotos do Portal da Câmara da Vitória.
“Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”, foi tema de palestra voltada para os vereadores e representantes do setor no Município da Vitória de Santo Antão, realizada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, na manhã desta sexta-feira (23) no Plenário da Casa Diogo de Braga. Proposto pelo Presidente da Casa, Prof. Edmo da Costa Neves Filho (MD), o projeto de Lei 01/13tramita no legislativo, o que motivou trazer para o esclarecimento de todos a apresentação da “Estratégia de Desenvolvimento Municipal baseado na Micro e Pequena Empresa”, dentro do projeto “A cidade do Futuro”, promovido pelo SEBRAE. Saiba AQUI.
A palestra, segundo Fernando Clímaco, Analista de Políticas Públicas do SEBRAE, faz parte do programa Cidade do Futuro do SEBRAE, e serviu para esclarecer aos parlamentares a importância da lei geral como elemento do fortalecimento da economia local. “Tanto o Micro Empreendedor, a Micro Empresa e a Pequena Empresa representam hoje 25% do PIB do País, movimentando entre 2007 a 2012 cerca de R$ 46,5 Bilhões”, destacou Fernando Clímaco. O consultor do SEBRAE, Erandi Souza, acompanhou a palestra.
Estiveram presentes, o presidente da Associação Comercial de Vitória, Araken Albuquerque, Ronaldo de Deus e Melo – Secretário Executivo do Trabalho e Juventude e nomeado recentemente como Agente de Desenvolvimento Municipal da Prefeitura da Vitória; ainda Marcos Mendes – Secretário Executivo do Desenvolvimento da Indústria e Tecnologia da Prefeitura, Atelim Francisco representante do Vice-prefeito Henrique Filho.
Para o autor da proposta, o apoio ao micro empreendedor vitoriense revela como estratégia a geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia local. Caso esta lei seja aprovada pelos seus pares, o regime tributário específico será prestado para o segmento, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento, no âmbito do Município. Segundo Edmo Neves, a Lei prevê benefícios para as pequenas empresas em diversos aspectos do dia-a-dia, como a simplificação e desburocratização, as facilidades para acesso ao mercado, ao crédito e a justiça, o estímulo à inovação e à exportação.
Há 3.006 micro empresas em Vitória de Santo Antão, destes pelo menos 1.000 são Micro Empreendedores Individuais (MEI). Este setor conta com uma taxa de sobrevivência relativa, a exemplo do Nordeste que detém 69,1% que resistem ao mercado, apesar de contar com pouco incentivo dos órgãos governamentais. Isto se verifica na medida em que se comprova o resultado da aprovação no âmbito Federal da Lei Complementar nº 123/06, pelo qual prevê à União o estímulo ao tratamento diferenciado às micros.
A ação envolve ampla participação da sociedade civil, entidades empresariais, Poder Legislativo e Poder Executivo, além dos órgãos governamentais que lidam diretamente com a carga tributária. Uma das iniciativas para desburocratizar e estimular a ampliação dos negócios, é a Sala do Empreendedor, que contará com a iniciativa da Prefeitura da Vitória de Santo Antão para a manutenção e estímulos de beneficiamento.
O Presidente Edmo Neves agradeceu a parceria com a instituição e destacou que as ferramentas modernas estão avançando cada vez mais. “Privilegiar as compras dentro do município, essa é a primeira estratégia. Permitir que este setor participe e tenha preferência nas Licitações Públicas é outra estratégia, temos que enquanto Legislativo apoiar esta causa e recomendar para que uma parte do terreno do Parque Industrial de Vitória seja para as MEI’s”, acrescentou.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PALESTRA SOBRE FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS

 Foi realizada nesta quinta feira dia 23 de Maio de 2013  na ACIAV Associação Comercial da Vitória, Palestra sobre Descargas Atmosféricas pára-raios com a participação de empresários, estudantes, Ministrada pelo Prof Rui C. Braga e  Leonardo- Bombeiro.

Temas abordados:
Relâmpago - Fenomenologia - Formação dos raios 
Relato de sinistros causados por raios e Incidência de raios no Brasil
Atualizações das normas 5419 e 5410 ambas da ABNT,
NR 10 - MTE – 2.005 
Conceitos de Proteção 
DPS Dispositivos de Proteção Contra Surtos
Responsabilidade Técnica    


Detran-PE oferece serviço de emissão de certidão on line




Diario de Pernambuco
Taxistas, motoristas de ônibus, motofretistas e outros profissionais pernambucanos que trabalham dirigindo veículos automotores têm sua busca por emprego facilitada devido ao novo serviço oferecido pelo órgão: trata-se da emissão da Certidão de Prontuário para Fins de Emprego (CPFE), que pode ser feita através dowww.detran.pe.gov.br. O serviço é gratuito e, no site, o usuário também pode checar a validade do documento, que expira a cada 30 dias. A cada ano, mais de sete mil CPFEs são emitidos no Estado.
Semelhante ao certificado de quitação eleitoral, o documento é um “nada consta” que comprova que não há impedimentos para o condutor dirigir, a exemplo de suspensão da carteira de habilitação, questões judiciais e suspeita de fraude. Antes, só era possível conseguir a CPFE na sede do DETRAN. Devido à alta demanda, o processo chegava a demorar 30 dias para ser concluído. Agora, com a certidão on line, o processo foi automatizado, eliminando os entraves relativos a prazos e custos com deslocamentos. Isto se reflete nos números.
Este crescimento acompanha o aumento no número de serviços que o DETRAN presta através da Internet. Entre os anos de 2011 e 2012, a autarquia registrou um aumento de 4% nas transações on line através do site. Este ano, a cifra já ultrapassa os 10 milhões de acessos a placas e realização de serviços como emissão de boletos para pagamento de licenciamento, solicitação de segunda via de CNH ou de Permissão Internacional para Dirigir e consulta a pontuação, entre outros.
“A certidão on line tem pleno valor legal Junto às empresas”, assegura o chefe da Unidade de Habilitação e Registro de Condutores Habilitados (DOHR) do DETRAN-PE, André Luiz de Melo. “É importante que as empresas não duvidem da autenticidade do documento, que pode ser validado pela Internet. Para isso, é necessário somente o código de validação, presente na certidão, o CPF do trabalhador e a data e a hora em que a certidão foi emitida, também constantes no documento”, acrescenta Melo. Entretanto, é importante lembrar que, para processos na Justiça e resolução de questões junto a órgãos como consulados, continua sendo necessária a Certidão de Prontuário para Fins de Direito (CPFD), emitida na sede do DETRAN, pelo valor de R$ 53,83.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Agentes de trânsito iniciam fiscalização em Vitória a partir desta quinta





Agência Municipal de Trânsito (AGTRAN), vinculada a Prefeitura da Vitória de Santo Antão,  inaugurada em 30 de março deste ano, levará as ruas da Vitória nesta quinta-feira, 23 de maio, os agentes e viaturas para efetivamente realizarem o trabalho de fiscalização. Tentando minimizar o trânsito caótico que a cidade está enfrentando, devido ao crescimento no número de veículos e a falta de uma estrutura adequada, eles terão a incumbência de fiscalizar e conscientizar os motoristas e pedestres que circulam diariamente pelo Centro comercial, além de aplicar multa aos devidos infratores.
O Processo de Municipalização do Trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre muitas inovações, introduziu o conceito da municipalização do trânsito. As competências existentes no Código anterior entre o Estado e o Município foram divididas novamente, dando mais responsabilidade a cada órgão do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A municipalização do trânsito é um processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume integralmente a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização do mesmo. Essa situação está agora formalmente definida no novo Código de Trânsito Brasileiro, promulgado em janeiro de 1998, e representa um grande avanço em relação à situação antes existente.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA


Hemope realiza coleta de sangue em Pombos e demais cidades do interior




Com o objetivo de repor o estoque estratégico de sangue, a Fundação Hemope, localizada na rua Joaquim Nabuco, no Derby, realizará entre os dias 22 e 25 de maio, coletas externas em quatro cidades do Interior de Pernambuco.
Nesta quarta-feira (22), a Equipe da Captação de Doadores estará realizando a coleta, das 09h às 15h, na Assembleia de Deus, na rua das Três Viúvas, 199, no município de Goiana. Na quinta-feira (23), a Equipe se dirige para Limoeiro, onde fará a coleta na rua Santa Terezinha, 174, em frente ao Hospital da cidade, das 9h às 15h. Já na próxima sexta-feira (24) será a vez do município de Palmares. A ação será feita na rua Bispo Pereira Alves, 800, das 9h às 15h. A agenda será fechada na cidade de Pombos, no sábado (25). Lá, a coleta será realizada na creche Cândida Maurício de Melo, na rua Esperidião Vieira Sandres, das 9h às 15h.
Para doar sangue é necessário pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e apresentar documento de identificação com foto. Vale lembrar que os doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, também munidos de documento com foto.
com informações da Folha PE.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

domingo, 19 de maio de 2013

5 atitudes que pegam mal para os chefes


Especialista Eduardo Ferraz escreve sobre clichês que devem ser evitados por pequenos empresários


Pessoas conversando

Quais são os clichês de um chefe?
Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas
Atitudes e comportamentos inadequados, infelizmente, são muito comuns no mundo corporativo e ficam ainda piores quando cometidos por pequenos empresários. Alguns desses deslizes, dependendo da gravidade, podem destruir a reputação da pessoa e também da própria empresa. Veja cinco atitudes comuns que pegam muito mal e que devem ser evitadas:
1- Ser incoerentePoucos comportamentos são tão desmoralizantes para qualquer líder como exigir uma determinada conduta e fazer o contrário. No mínimo, vira motivo de chacota por parte dos subordinados e, na pior das hipóteses, destrói sua autoridade. Procure manter a coerência entre seu discurso e sua prática diária.
2- Bancar o perfeito
Todo mundo possui falhas e apresenta dificuldades em realizar algumas tarefas. Não admitir ou aceitar seus erros demonstra arrogância e pode significar medo de se enxergar como realmente é. As pessoas aceitam, compreendem e admiram o líder que aceita o fato de que há pessoas mais competentes que ele em determinadas áreas.
3- Omitir informaçõesLiderar significa resolver problemas, mediar conflitos e tomar decisões que, muitas vezes, desagradam. Se tiver que tomar uma decisão difícil, ouça as partes, analise com frieza e decida da maneira mais justa possível.
4-  Agir com grosseriaMuitos gestores confundem firmeza com estupidez. Levantar a voz, ameaçar aleatoriamente, usar palavrões ou abusar do poder para conseguir a obediência das pessoas é uma maneira de perder respeito e o comprometimento de seus subordinados.
5- Ser egocêntricoAssumir todas as glórias, ressaltar com muita frequência os próprios feitos e exagerar na autoconfiança causam péssima impressão, mesmo que seja verdade. As pessoas tendem a desconfiar de quem precisa, exageradamente, de aplausos. Elogios ficam muito melhores vindos da boca de outras pessoas.
Se você tem algumas dessas atitudes, procure prestar atenção no quanto elas são prejudiciais para seu negócio e, se não puder eliminá-las, diminua a intensidade com que elas aparecem. Seus consumidores, fornecedores e principalmente seus subordinados perceberão seu esforço e retribuirão com melhor desempenho.
Fonte: EXAME.COM

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Convite







Convidamos para a palestra sobre Descargas Atmosféricas pára-raios, Ministrada pelo Prof Rui C. Braga, a ser realizada dia 23/maio/2013 as 19:30 na Associação Comercial da Vitória
Av. Mariana Amália Nº 288 Centro
Vitória de Santo Antão - PE


Temas abordados:

Relâmpago - Fenomenologia - Formação dos raios 
Relato de sinistros causados por raios e Incidência de raios no Brasil
Atualizações das normas 5419 e 5410 ambas da ABNT,
NR 10 - MTE – 2.005 
Conceitos de Proteção 
DPS Dispositivos de Proteção Contra Surtos
Responsabilidade Técnica    

Vagas limitada!
Confirme sua presença pelo fone: (81) 3523-1174

HOMENAGEM ÀS MÃES PELA ACADEMIA VITORIENSE DE LETRAS, ABERTA AO PÚBLICO.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórum Regional Dias 14, 15 e 16 de maio de 2013

  A FACEP coordenou em Recife -PE no Hotel Marante Plaza, Boa Viagem. O Primeiro Encontro Regional PROGERECS - Programa de Geração de Receitas e Serviços para as Associações Comerciais, em benefício de seus Associados.


  
O evento foi realizado com a parceria da CACB e contou com a presença de Executivos e Presidentes das Federações e Associações Comerciais da Região Nordeste do Brasil.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

11ª Semana dos Museus é comemorada em Vitória de Santo Antão




O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGV), na Zona da Mata do Estado, abre as portas para o público a partir desta segunda-feira (13), dando início as comemorações da 11ª Semana dos Museus. A programação, que segue até o dia 19, será composta de exposições e palestras.
Abrindo as atividades, do dia 13 à 19h, a programação contará com exposição de fotos antigas do município canavieiro. Dia 17, haverá debate com os professores JoséErnane Souto Andrade, Hely Fereira e Marcelo Hermínio, abordando a “Presença Holandesa em Pernambuco”.  Nos dias 18 e 19, a partir das 16h, haverá sessão cinematográfica no Teatro Silogeu. Dias 17, 18 e 19 acontece a feira de artesanatos. Já nos dias 18 e 19, apresentação musical e Dança do Ventre, às 16h, na calçada do Instituto, encerrando a programação.
Fonte: A VOZ DA VITÓRIA

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, a FACEP coordenará em Pernambuco o Primeiro Encontro Regional PROGERECS


Dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, a FACEP coordenará em Pernambuco o Primeiro Encontro Regional PROGERECS - Programa de Geração de Receitas e Serviços para as Associações Comerciais.

Este evento será realizado com a parceria da CACB e contará com a presença de todas as Federações e Associações Comerciais da Região Nordeste do Brasil. Durante o evento também será realizada a reciclagem dos operadores de serviços já implantados ou em implantação (SCPC - Certificados de Origem - Certificados Digitais).

Visite o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão-PE





O Instituto mostra para as futuras gerações a importância de preservar o passado, para entender melhor o presente e planejar com mais eficiência as ações do futuro. 

Para maiores informações ligue para (81)3523-1147
O instituto está localizado na rua Imperial, 187 - Bairro da Matriz - Vitória de santo Antão - Pernambuco.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Coletiva da Associação Comercial da Vitória e CDL, assunto: Implantação da Zona Azul no comércio.


Foto: Rômulo de Deus

  Aconteceu na manhã do dia 07 de Maio de 2013 reunião na sede da ACIAV- Associação Comercial da Vitória de Santo Antão, com a participação da diretoria da Aciav e Executivos da ACIAV e CDL.
Com a presença do Sr. Hildebrando, Presidente da  AGTRAN- AGÊNCIA DE TRÂNSITO, o mesmo fez  explanação sobre os projetos em andamento.

Entrevista com presidente da Associação Comercial: Araken Pessoa

Presidente da Associação


O presidente da Associação, Araken Pessoa, foi entrevistado por Rômulo de Deus, na manhã do dia 07 de maio de 2013, onde o mesmo falou da importância da chegada das Industrias e do Shopping para o comércio local, tornando-se a Cidade de Vitória, praticamente independente da Capital Pernambucana.

Presidenta Dilma anuncia redução de juros para microempreendedor

A presidenta Dilma Rousseff anunciou em São Paulo, nesta segunda-feira (6), que a taxa de juros para microempreendedores vai cair de 8% para 5% ao ano. A mudança no Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado, o Crescer, está prevista para o fim deste mês. 

“A questão dos pequenos negócios é imprescindível para o futuro e presente do País”, destacou ao discursar no evento de posse do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, na capital paulista.

“Eu desconheço qualquer país do mundo que, em tão pouco tempo, realizou uma mobilização dessa envergadura para formalizar, por um lado, e apoiar dando crédito a esse conjunto de empreendedores. Nosso governo tem um compromisso inquestionável com os pequenos negócios”, declarou, ao comentar os resultados do Microempreendedor Individual (MEI), que deve alcançar a marca de 3 milhões de cadastrados nos próximos dias.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Wal-Mart espera crescer 40% em vendas para o Dia das Mães


Na segunda data mais importante para o varejo como um todo, a rede norte-americana destaca em suas gôndolas itens de casa, decoração, eletroeletrônicos e moda. A empresa espera dobrar as vendas de smartphones no período e aguarda um crescimento de 40% em relação ao ano passado nas vendas de produtos de linha branca (microondas, cooktop) e portáteis (secadores, chapinha e depiladores elétricos). “Neste ano, as mães serão presenteadas com itens que facilitam a sua vida e que valorizam sua beleza”, aposta Daniel Pinheiro Santana, diretor comercial do Walmart.
Segundo o executivo, a desoneração de impostos levou a rede a ampliar as opções de smartphones nas lojas, o que explica a expectativa de crescimento de 100% nas vendas neste período.
Esta é também a principal data para as vendas dos itens de bazar. O Walmart aposta nas linhas importadas de casa e decoração exclusivas e espera um aumento de  20% com relação ao ano passado nessas categorias.
Flores, moda e pratos prontos 
O Walmart quer superar suas vendas de flores na sazonalidade de Dia das Mães ante o ano passado em mais de 20%. A expectativa é que a maior variedade em arranjos e espécies alavanque as vendas desse ano. Além disso, a forte negociação com fornecedores permitiu oferecer ao consumidor produtos diferenciados a preços mais atrativos, de acordo com a empresa.
A rede preparou também uma coleção especial de moda, acessórios e calçados para o Dia das Mães. São itens a partir de R$ 19,00 e a expectativa da rede é incrementar as vendas em 15%. Outra estimativa é de crescer 20% na venda dos pratos prontos em comparação ao ano passado.
Walmart volta a liderar lista da Fortune
Ontem (dia 6/5), foi anunciado que a empresa recuperou em 2012 a liderança do ranking das 500 maiores empresas norte-americanas, elaborado pela revista "Fortune", após ter perdido o posto no ano anterior para a petrolífera ExxonMobil.
O ranking classifica as empresas de acordo com suas receitas totais nos respectivos anos fiscais. Com receita de US$ 469,2 bilhões em 2012 – alta de 5% sobre 2011 –, o Walmart conseguiu voltar ao topo da lista graças aos preços baixos.
A ExxonMobil, que passou para o segundo lugar na lista da Fortune, obteve receita de US$ 449,9 bilhões no ano passado. 
Fonte: EXAME.COM 

Setor de supermercados prevê aumento de 8,7% nas vendas em 2013


É o que informou ontem (6/5) Fernando Yamada, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A previsão da entidade é de que as vendas subam 8,7% neste ano e 9% em 2014.
De acordo com dados do Ranking de Supermercados, apurados por Supermercado Moderno, o autosserviço alimentar faturou R$ 262,9 bilhões em 2012, o que representa um crescimento real de 7,6% em comparação com 2011. O avanço foi puxado pelo excelente desempenho do formato atacarejo, cujas vendas cresceram 16,7%. No ano passado, as redes regionais também obtiveram ótimo desempenho: 16,4% de elevação no faturamento 
Fonte: EXAME.COM

domingo, 5 de maio de 2013

Como conciliar família e empreendedorismo


Especialista dá dicas para as mulheres equilibrarem a vida em família e o negócio próprio

Executiva trabalha em notebook enquanto seu filho está no seu colo

São Paulo – As mulheres já representam metade dos empreendedores brasileiros, segundo o último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Elas se desdobram entre a pequena empresa, a maternidade e a família e, na maior parte das vezes, são bem sucedidas. “Eu vejo a mulher como uma grande empreendedora, acho que é natural. O sucesso delas pode demorar mais, mas é mais consistente do que o do homem. Ela erra menos que o homem porque faz tudo mais focada”, explica José A. de Paula Prado, consultor de marketing e negócios da Machado Design e Consultoria.
Essa rotina, no entanto, não é simples. Para ajudar, o plano de negócios é fundamental. “Não dá para iniciar sem o planejamento prévio”, diz Prado. Veja a seguir algumas dicas práticas para conciliar melhor a maternidade e o negócio próprio.
1. Organize o tempo
Viver na angústia de não ter tempo nem para a família nem para a empresa pode ser uma armadilha. Assim, nenhum dos campos é bem cuidado e o resultado não aparece. “O tempo é o principal desafio”, opina Prado. “Verifique sua agenda e veja a disponibilidade para dividir o tempo entre a família e os negócios”, ensina.
Uma opção é trabalhar em casa, pelo menos no começo da empresa. Isso permite entender a demanda de cada coisa e se organizar.
2. Use a emoção a seu favor
Em casa ou no mercado, a mulher ficou conhecida por ser mais intuitiva e emocional do que os homens. O que seria um problema se transforma em aliado na hora de gerir a empresa. “Eu vejo isso de forma positiva. Utilize sua sensibilidade e intuição para a melhoria do seu empreendimento”, explica.
O cuidado, segundo o consultor, é para não exagerar. “A única coisa que tem que tomar cuidado é para que isso não atrapalhe o negócio”, diz.
3. Inove
Toda pequena empresa está cansada de ouvir que ter um diferencial é determinante para o futuro do negócio. “Dedique um tempo para você mesma para buscar coisas que vão agregar ao seu negócio. A mulher tem condições de fazer isso melhor do que o homem”, afirma.
A dica vale para todos: converse com os consumidores, encontre um problema e identifique como sua empresa pode solucioná-lo.
4. Aproveite os contatos
No começo da empresa, é importante aproveitar ao máximo os contatos com parentes e amigos para fazer o negócio decolar. “Fale com suas amigas, parentes, colegas do antigo emprego, trabalhe com as redes sociais e mostre que você está a todo vapor”, sugere o consultor. 
Fonte: EXAME.COM



Como criticar funcionários sem ofender


Especialista Eduardo Ferraz lista recomendações para que uma crítica seja bem feita


Chefe dando bronca

Como levar críticas para um funcionário?
Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas
Uma das habilidades mais difíceis para qualquer ser humano é criticar outra pessoa sem magoá-la ou deixá-la com raiva. Quando o crítico é o proprietário de uma pequena empresa, é ainda mais delicado, pois a convivência é diária e não existem níveis hierárquicos que filtrem as relações entre as partes. Se o líder é muito duro, pode ofender. Se é muito complacente, não consegue corrigir maus resultados. Para que a mensagem seja bem entendida e assimilada seguem seis dicas:
1- Filtre as informações
Procure analisar os fatos antes de tomar qualquer atitude. Tenha certeza de que a crítica é justa e descubra com que frequência a pessoa comete os mesmos deslizes. Isso lhe dará muito mais segurança para ser objetivo em suas colocações.
2- Acerte na intensidade 
Falhas pequenas e esporádicas deveriam ser relevadas. Erros graves ou frequentes não poderiam ser tolerados. Promova as consequências proporcionais ao mau comportamento e variando desde uma simples advertência até a demissão por justa causa.
3- Critique o comportamento, não o indivíduo
Dizer que a pessoa teve um mau desempenho em uma tarefa específica é muito mais produtivo do que chamá-la de incompetente ou desqualificada. No primeiro caso, você enseja oportunidade de melhoria, no segundo, você dá a entender que a pessoa é um caso perdido e, se for isso mesmo, demita mas não a ofenda.
4- Controle suas emoções
Não eleve o tom de voz, não seja agressivo ou ameaçador, pois, se isso ocorrer, a pessoa ficará muito resistente e, ao mesmo tempo, ofendida. Também não tenha pena ou seja condescendente. Se a crítica é justa, deve ser feita de maneira equilibrada e segura.

5- Seja direto
Brasileiros tendem a ser culturalmente muito indiretos ao fazer críticas. Se isso acontecer, a pessoa poderá não entender onde você quer chegar e achar, inclusive, que você está falando sobre terceiros. Seja breve, direto e exemplifique com fatos suas observações.

6- Mostre boa vontade
Logo após criticar, explique que não há nenhum problema pessoal e coloque-se à disposição para ajudar o indivíduo a melhorar o desempenho ou o comportamento, deixando claro que você torce por ele.
Nunca é agradável criticar, mas se você seguir estas regras básicas, além de não ofender, provavelmente será respeitado por sua assertividade e dará oportunidades reais de melhorias à pessoa criticada.
Fonte: EXAME.COM