sexta-feira, 29 de março de 2013

Significado da Páscoa


Há  mais de dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
  Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.

A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.

E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.

 E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que este seja o verdadeiro da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.

Feliz Páscoa para todos vocês!!!!
Presidente: Araken Pessoa.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Inadimplência das empresas recuou 12% no mês passado


É o que informa o indicador da Serasa Experian na comparação com janeiro deste ano.  O levantamento também verificou um recuo de 0,7% na relação entre fevereiro deste ano e igual mês do ano anterior. Já na comparação do acumulado entre os dois primeiros meses de 2013 e 2012, houve um avanço de 2,2% na inadimplência das pessoas jurídicas.
Para os economistas da Serasa Experian, a forte queda de 12% na inadimplência dos negócios em fevereiro é decorrente da atual recuperação da economia, do recuo na inadimplência do consumidor e das encomendas crescentes tanto para reposição de estoques quanto para o Dia das Mães. Esse conjunto de fatores favorece a geração de receitas das empresas e melhora o seu fluxo de caixa.
Fonte: Supermercado Moderno

quarta-feira, 27 de março de 2013

Supermercados passam a evitar carne vinda de área desmatada


Foi assinado, na segunda-feira (25/3), o termo de cooperação técnica por representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Segundo o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do grupo de trabalho Amazônia Legal, trata-se de um passo importante para evitar que os supermercados brasileiros comprem carne bovina produzida em áreas com irregularidades ambientais e sociais.
Os supermercados serão incentivados a divulgar, no ponto de venda, a origem do produto bovino que ocupa suas prateleiras. A idéia é divulgar  também, em seu portal na internet, as ações do governo e do MPF para combater o comércio de carne proveniente de áreas desmatadas na Amazônia, de fazendas onde tenha sido constatado trabalho degradante ou invasão de terras públicas.
“Por um lado, isso aumenta o controle (por parte do consumidor e dos órgãos públicos) e, por outro, fortalece o compromisso das lojas de banir das prateleiras itens de produtores que estejam descumprindo a legislação”, avaliou o procurador.
Avelino destacou que o termo de cooperação não define um prazo para a implementação das ações, mas ressaltou que as medidas devem começar a ser adotadas “em breve”, inicialmente pelos estabelecimentos de maior porte.
A associação dos supermercados se comprometeu a orientar as empresas do setor supermercadista sobre práticas que ajudem a coibir o trabalho degradante na cadeia da carne, buscando sua erradicação.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Empresa limita uso de e-mails para estimular interação


SKF do Brasil, fornecedora de tecnologia automotiva e industrial, estimula o contato pessoal e consegue redução de 70% no tráfego de mensagens eletrônicas

Símbolo de e-mail

São Paulo – Uma das principais ferramentas de trabalho criadas neste século pode estar minando a comunicação dos funcionários. O e-mail, sim ele mesmo, se for mal utilizado pode tirar a naturalidade da convivência de colegas de trabalho, além de atrasar processos e dificultar a produtividade.
Foi essa percepção da SKF do Brasil, filial brasileira da multinacional fornecedora de tecnologia automotiva e industrial, que gerou uma inquietação no diretor derecursos humanos, Carlos Alberto Bouéri. “As coisas eram muito formais dentro da empresa e acontecia tudo de forma oficializada e documentada”, diz.
Por isso, aproveitaram a casualidade das sextas-feiras para instaurar o “No E-mail Day”. No último dia útil da semana, os 1030 funcionários abandonam a gravata e também os e-mails.  “Essa medida encontra diretamente uma das nossas premissas, que é de trabalho em grupo”, afirma Bouéri.
Hoje já são cinco anos sem e-mail às sextas-feiras – a redução no tráfego de informações pelo correio eletrônico já chega a 70%. “A equipe respondeu bem, diziam ‘até que enfim vamos tirar uma sexta-feira para conversar mais’.”
O resultado foi um maior relacionamento entre as equipes, que praticam o chamado “café cruzado”. Por própria vontade, os funcionários saem de um setor para tomar o cafezinho da tarde em outro departamento. “Percebemos um ganho de velocidade em todas as nossas ações”, disse.
Sucesso.
O sucesso da iniciativa rompeu as fronteiras do país. Bouéri já foi consultado pela unidade da SKF no Japão e na Argentina, mas tem visto mais emprenho da unidade peruana na redução da comunicação eletrônica.
“Nas sextas-feiras o clima é outro na empresa”, afirma Bouéri. 
Fonte: EXAME.COM

Mercado de biscoitos cresce 2,5% em volume em 2012


Já o faturamento das indústrias do setor foi de R$ 7 bilhões no ano passado, com alta de 3,2% sobre 2011. As informações são da Anib (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos).
O Brasil é, atualmente, o segundo maior mercado de biscoitos do mundo, com consumo médio anual de 6,2 quilos por habitante. Está atrás apenas dos EUA, cujo consumo não foi revelado.
Produtos premium ganham espaço
Diante da alta penetração do alimento nos lares do país, as empresas encontram dificuldades em aumentar de forma mais intensa volume de vendas na categoria. Assim, a solução é investir em produtos mais caros. Cookies e bolachas com apelo saudável, por exemplo, são algumas apostas da indústria brasileira para alavancar o seu desempenho em 2013.
"O setor tem melhorado o mix de produtos, aumentando a participação dos biscoitos com maior valor agregado", afirma Luiz Eugênio Pontes, diretor de assuntos corporativos da Anib. Segundo ele, a elevação da renda da população tem aumentado a demanda pelos produtos "premium".
A Pepsico, por exemplo, começou a produzir cookies no ano passado, aproveitando a fama da marca Toddy. Outra empresa do setor, a Piraquê está investindo R$ 250 milhões na construção de sua segunda fabrica, que também irá produzir esse tipo de biscoito.

sábado, 23 de março de 2013

10 dicas para empreendedores virarem bons gestores


Dar feedbacks e saber ouvir estão entre as dicas de liderança para quem é empreendedor

Funcionários felizes em uma das salas de escritório da empresa

São Paulo – Um empreendedor não vai muito longe sozinho. Quando a pequena empresa começa a dar certo, ele precisa de uma equipe para apoiá-lo e fazer o negócio decolar de vez. Por isso, mais do que uma grande ideia, capacidade gerencial e liderançasão características essenciais para chegar ao lucro.
Veja as dicas do colunista de Exame.com e especialista em liderança Eduardo Ferraz para quem quer ser um bom gestor e fazer da sua empresa um bom lugar para trabalhar.
1. Saiba resolver conflitos
Para começar, ouça os dois lados quando um conflito surgir. Entender os pontos de vista de cada um e ter uma postura racional evita reações que podem prejudicar o clima na equipe. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.
2. Retenhas talentos
Fazer um esforço para manter talentos na sua empresa pode ser muito vantajoso. Ofereça segurança e valorize seu ambiente de trabalho, com conforto e horários flexíveis. Além disso, dê chance ao funcionário para aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.
3. Delegue o operacional
Para se dedicar às decisões importantes da empresa, o dono precisa aprender a descentralizar o comando. Para isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefonemas e organizar o estoque. Segundo Ferraz, isso dá tempo para funções mais estratégicas.
4. Treine pessoalmente seus colaboradores
Você quer que as coisas na empresa sejam feitas exatamente como você faria? A saída é treinar pessoalmente os funcionários, dizendo como as tarefas devem ser executadas e estabelecendo padrões e processos bem definidos.
5. Não seja muito informal
Uma empresa pequena costuma criar uma relação mais pessoal entre a equipe. Mas não confunda esta aproximação com informalidade. Não trate clientes, fornecedores e funcionários como se fossem amigos em uma mesa de bar. Demonstrar profissionalismo reforça a credibilidade da marca.
6. Respeite as diferenças
Para um bom ambiente de trabalho, respeitar as diferenças é essencial. “Procure entender como funciona o mapa mental de cada colega e evite discutir assuntos polêmicos, ou seja, aqueles que podem gerar discussões desnecessárias”, diz Ferraz.
7. Assuma seus erros
Melhorar o clima é tarefa do empreendedor. Se você errar, assuma e explique-se. Deixar que boatos e fofocas se espalhem pode gerar distrações e falta de confiança.
8. Celebre as conquistas
Celebrar as conquistas da equipe é dividir com todos os resultados da empresa. Isso contamina positivamente o ambiente. Mesmo realizações menores devem ser compartilhadas em pequenas confraternizações. 
9. Incentive o diálogo
Os chefes dispostos a ouvir já estão à frente daqueles que não se preocupam em incentivar o diálogo. Valorize as várias opiniões que surgirem e esteja sempre atento ao bem estar da equipe. Ter um canal de comunicação sempre aberto com os funcionários é primordial.
10. Dê feedacks produtivos
Seja justo, específico e criterioso na hora de dar feedback para a equipe. O ideal é fazer uma reunião com hora marcada e se preparar. Críticas destrutivas não colaboram com o desenvolvimento de ninguém. Por isso, mantenha uma postura equilibrada e seja sempre sincero. 
Fonte: Exame.com

Faturamento do setor de panificação cresce 11,6% em 2012


Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o faturamento foi de R$ 70,29 bilhões

Pães franceses

O faturamento do setor de panificação cresceu 11,6% em 2012, na comparação com 2011, para R$ 70,29 bilhões.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), em nota, foi o sexto ano consecutivo de crescimento superior a 10%.
No comunicado, o presidente da Abip, Alexandre Pereira, disse que apesar do resultado positivo, o consumo per capita de pão está estacionado nos 33,5 quilos por habitante ano, pouco mais da metade dos 60 quilos recomendados pela Organização Mundial da Saúde, da ONU.
O crescimentoo setor é explicado pelo processo de modernização que a panificação atravessa, com uma maior oferta de mix de produtos, novos e diferenciados serviços e avançados processos de gestão.
"A padaria soube se reinventar, transformando-se num autêntico centro de conveniência para o consumidor", diz Alexandre Pereira.
Fonte: Exame.com

FEBRABAN INFORMA QUE BANCOS FECHAM NA SEXTA (29)

A Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN informa que não haverá atendimento bancário na próxima sexta-feira (29) em todo Brasil, decorrente ao feriado da Paixão de Cristo. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). 

As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (1/04), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

“Mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor”, diz o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria. 

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). 


FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividade econômica abre 2013 com alta de 1,1%


É o que aponta estudo da Serasa Experian, na comparação com o mês de dezembro de 2012. Isto representou a maior variação mensal dos últimos 34 meses, ou seja, desde abril de 2010. Na comparação interanual, isto é, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro/12), o crescimento foi de 3,7%, a maior em 20 meses neste critério de comparação.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta de 1,1% foi determinada pelos avanços de 2,1% da atividade industrial e de 1,8% da produção do setor agropecuário. Já o setor de serviços registrou um crescimento bem mais modesto, de apenas 0,3% no primeiro mês de 2013. Os investimentos expandiram  2,8% na comparação com o último mês do ano passado. Também o consumo das famílias, com alta de 1,5%, contribuiu positivamente para a atividade econômica neste início de ano.
Os analistas concluem que o bom desempenho da atividade econômica no primeiro mês de 2013 é um prenúncio de que o crescimento econômico de 2013.
Fonte: Supermercado Moderno

Senado aprova projeto para emissão gratuita de novo modelo de RG



O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que obriga a emissão, de forma gratuita, do novo documento de identidade criado pelo governo federal há mais de dois anos. O projeto prevê a gratuidade para a primeira emissão do documento, um cartão com chip que vai substituir a cédula em papel do RG (registro geral) nos próximos dez anos.
Autor do projeto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) argumenta que o custo de R$ 40 para a sua emissão é “muito alto” para diversos brasileiros –por isso o governo deve arcar com a primeira versão do cartão. O custo foi estimado em abril 2010, quando o governo anunciou a mudança do documento, uma vez que a identidade traz um chip eletrônico com informações do cidadão.
Relator do projeto, o senador Benedito de Lira (PP-AL) afirmou que a troca do RG tradicional pelo documento eletrônico vai proporcionar maior “segurança e eficiência” na identificação do cidadão, mas não é justo que ele tenha que custear a troca.
Folha de São Paulo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PALESTRA: DESAFIOS DO COMÉRCIO VAREJISTA



O SEBRAE em parceria com a ASPA, a IDEIAS Consultoria e SENAC, tem o prazer de convidá-lo(a) para participar da Palestra Desafios do Comércio Varejista a ser realizada no dia 19/03/2013, no Auditório da ASPA, em Boa Viagem. 
 Venha conhecer algumas estratégias para diferenciar-se no mercado. São soluções gerenciais e inovações do setor, além da apresentação de casos de sucesso.







Anvisa suspende venda de bebidas de soja da marca Ades


A punição foi definida "por suspeita de não atenderem às exigências legais e regulamentares" do órgão. É o que explica a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Nesta segunda-feira (18/3) a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos  com soja' da marca Ades, fabricados pela linha de produção TBA3G da empresa Unilever Brasil, localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais.
A suspensão abrange todos os lotes dos produtos com os sabores de abacaxi, vitamina de banana, cereais com mel, zero frapê de coco, chá verde com tangerina, zero laranja, chá verde com limão, zero maçã, chocolate clássico, zero original, chocolate com coco, zero pêssego, frapê de coco, zero vitamina banana, laranja, zero uva, maçã, laranja, manga, maracujá, melão, morango, uva, original, pêssego e shake morango.
Alguns sabores tiveram suspensão em mais de um tipo de embalagem. A Resolução 1.005 da Anvisa descreve as embalagens específicas de cada produto suspenso.
Recall
Conforme noticiou o Portal SM, na quinta-feira passada (14/3), a Unilever anunciou recall informando que o conteúdo de 96 unidades do suco Ades maçã de 1,5 litro fabricadas no dia 25/02/2013, do lote com as iniciais AGB 25, está impróprio para consumo. A empresa detectou falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina
De acordo com nota emitida pela Unilever, o consumo dessa substância pode causar queimaduras. O lote que sofreu alteração foi distribuído nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Paraná.
Na ocasião do anúncio do recall, a empresa pediu que os consumidores que estivessem de posse de sucos desse lote não consumissem o produto e entrassem em contato com a Unilever pelo telefone 0800 707 0044, das 8h às 19h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.


Fonte: Supermercado Moderno

Brasil já é o segundo do mundo em pagamentos com cartão


De acordo com estudo da consultoria Capgemini, o País teve 20 bilhões de transações por cartão de débito e crédito em 2010, ano mais recente com os dados disponíveis. Com isso, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, onde houve 107,2 bilhões de negócios feitos dessa maneira no mesmo período.
O Brasil já ultrapassou potências como França (17,7 milhões), Alemanha (17,2) e Reino Unido (16,5) em volume de transações com cartões. Além disso, supera sozinho as 13,1 bilhões de operações somadas de todos os demais BRICs – Rússia, Índia e China.
Para Paulo Marcelo, vice-presidente da Capgemini, a relevância do Brasil decorre da bancarização da população e do crescimento rápido do PIB nos últimos anos. "O Brasil já pode ser considerado um país maduro em termos de pagamentos eletrônicos, diferentemente de Rússia e China, por exemplo", afirma
Em 2010, o crescimento dos pagamentos eletrônicos no Brasil foi de 8,9%, enquanto no mundo todo o ritmo foi de alta foi de 7,1%.

domingo, 17 de março de 2013

Imposto de Renda que iria para o governo pode ser destinado a projetos sociais voltados a jovens


Pouca gente sabe, mas, na hora de declarar o Imposto de Renda, o contribuinte pode definir que 3% do valor que iria para o orçamento geral do governo seja destinado a projetos sociais voltados a crianças e adolescentes


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Receita Federal começou a receber, na última sexta-feira (1), as declarações deImposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013. A maioria dos brasileiros está ciente de que precisa prestar contas ao Fisco até 30/04, mas pouca gente sabe que, na hora de declarar, é possível destinar parte do IR a projetos sociais voltados a crianças e adolescentes

Cada contribuinte pode doar até 3% do Imposto de Renda que iria para o governo, no orçamento geral, para iniciativas de entidades credenciadas nos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad)

O doador ainda pode especificar para quais projetos quer destinar seu dinheiro. Basta acessar o site do Fumcad da sua cidade e verificar quais são as iniciativas que estão abertas a receber contribuições via Imposto de Renda. 

"A maior vantagem de doar parte do IR para uma das entidades ligada ao Fumcad é saber que o trabalho é idôneo e, principalmente, ter a certeza de que seu imposto será melhor aplicado", explica Marcelo Roberto Monello, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Fonte: Planeta Sustentável 

DÚVIDAS SOBRE DECLARAR O IR DESTE ANO?




O felino mais famoso do país já afiou as garras e aguarda, entre 1º de março e 30 de abril, 26 milhões de declarações de brasileiros dos quatro cantos do país. Desse total, 700 mil devem ser de contribuintes de Pernambuco. Para muitos, será a primeira vez. Outros já perderam a conta de quantas vezes já preencheram o formulário.

Independentemente da familiaridade (ou da falta dela) com a declaração do Imposto de Renda, neste especial o contribuinte poderá tirar dúvidas e descobrir qual a melhor forma de acertar as contas com leão do IR. Em relação ao ano passado, não houve grande mudanças.

Como já tinha acontecido em 2012, a tabela foi reajustada em 4,5%. Isso faz com que seja obrigado a declarar quem recebeu durante o ano passado mais de R$ 24.556,65 em rendimento tributável (salário, aposentadoria, aluguel, pensão alimentícia ou pensão por morte).

Quem enviar a declaração depois de 30 de abril pagará uma multa que pode variar entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido. Já quem enviar o documento nos primeiros dias e tiver direito à restituição poderá ver o dinheiro na conta logo nos primeiros lotes. Se tiver mais de 60 anos, então, o lugar na primeira fila é garantido.

Boa declaração a todos!


Fonte: Diario de Pernambuco

sábado, 16 de março de 2013

Comerciários só agora têm lei própria

Presidente sancionou ontem regulamentação de uma das maiores categorias do País, com sete milhões de trabalhadores Jornada de trabalho é de 8 horas por dia. Somente acordo coletivo pode alterá-la




A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei que regulamenta a profissão de comerciário, com um veto. O Brasil emprega hoje cerca de sete milhões de pessoas no comércio, sendo 110 mil delas na capital pernambucana.
A lei também admite jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos de revezamento, sendo vedada a utilização do mesmo empregado em mais de um turno, salvo negociação coletiva.
A lei sancionada ontem define, entre outros pontos, a jornada de trabalho dos empregados no comércio e institui o Dia do Comerciário, a ser celebrado no dia 30 de outubro de cada ano. Pela lei, a jornada normal de trabalho do comerciário é de oito horas diárias e 44 semanais. Somente mediante acordo coletivo de trabalho essa jornada poderá ser alterada.
O piso salarial será fixado em convenção ou acordo coletivo. A Lei nº 12.790 e a mensagem de encaminhamento do veto ao Congresso Nacional estão publicadas na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU). Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Recife, o deputado Severino Ramos (PMN), a medida “é importante e tem uma conotação muito forte em seu sentido, pois amplia a questão dos direitos trabalhistas e atrai jovens para que eles possam se interessar mais pela profissão”.
Hoje, com uma oferta de empregos mais diversificada no Brasil e o baixo nível de desemprego, caiu sensivelmente o número de jovens que querem seguir carreira no comércio. “A novidade também abre portas para que outras categorias busquem o avanço. Somos uma das maiores categorias do mundo e a maior do País”, complementa o deputado Ramos.
Dilma rejeitou apenas o artigo 5º do projeto de lei, que fixava uma taxa sindical a ser recolhida pelos trabalhadores, por entender que o texto acabava “por confundir dois institutos jurídicos diversos”, a contribuição confederativa e a contribuição sindical. Além disso, a presidente Dilma argumentou que a proposta não traz parâmetros precisos para a sua aplicação, contrariando a Constituição brasileira. Essa taxa seria de até 1% ao mês do salário do trabalhador.
Fonte: Jornal do Comércio

sexta-feira, 15 de março de 2013

Inadimplência do consumidor cai 4,4% em fevereiro



Inadimplência do consumidor cai 4,4% em fevereiro 
A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 4,4% em fevereiro na comparação com o mês anterior, segundo a Boa Vista Serviços. De acordo com a administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, a queda foi ainda mais acentuada em relação a fevereiro de 2012 e somou 5,5%. 


O Brasil manteve a posição 85 no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano medido pela Organização das Nações Unidas em 2012. Com o resultado o país permanece no grupo com alto índice de desenvolvimento, mas fica abaixo de boa parte dos vizinhos da América Latina e Caribe. Noruega, Austrália e Estados Unidos ocupam os três primeiros lugares do ranking. 


As catástrofes naturais geraram custos de US$ 138 bilhões em 2012, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Metade deste valor corresponde aos danos provocados pelo furacão Sandy e à seca que afetaram os Estados Unidos. Ainda de acordo com a ONU 9.330 pessoas morreram em decorrência dos desastres, contra 30.770 óbitos registrados em 2011. 


As Bolsas europeias encerraram o dia com valorização. Em Londres, o índice que reúne as principais ações do continente subiu 0,74%. Frankfurt avançou 1,10%, enquanto Paris teve ganhos de 0,93% 

5 dicas para sua empresa agilizar processos e faturar mais


Especialistas listam recomendações para empreendedores que desejam ter um processo mais rápido

Vendedora e cliente

São Paulo – Ao identificar os gargalos que a sua pequena empresa tem na área de vendas, as chances de você perder oportunidades de fechar negócios diminuem bastante. “A setorização da loja, por exemplo, ajuda o cliente a achar mais fácil os produtos”, exemplifica Leonardo Marchi, sócio-diretor da Praxis Business.
O treinamento da equipe é essencial para uma venda perfeita, mas existem outros aspectos que podem ser melhorados no processo. Confira abaixo as recomendações de Marchi e Mário Rodrigues, diretor do IBVendas.
1. Cuide bem do seu estoque
Um estoque bem organizado pode economizar muito tempo para a equipe de vendedores. No caso de varejo, quando o cliente solicita um produto que não está exposto e o vendedor precisa buscar no estoque, a demora na busca pode ser desgastante para ambos os lados. 
Outro erro comum, segundo Rodrigues, é o vendedor oferecer produtos que não estejam no estoque. A comunicação, nesse caso, é essencial para que isso não aconteça.
2. Treine bem a sua equipe
Lidar com clientes difíceis faz parte do cotidiano de um empresário, independente do porte da empresa. Mas, o treinamento adequado pode aumentar as vendas mesmo quando o cliente busca um produto ou serviço que não está disponível. “Se não tiver o produto, o ideal é levar um similiar. É saber aproveitar a situação”, explica Marchi. 
Além disso, as promoções devem ser informadas e alinhadas para todos os funcionários. O conhecimento do vendedor é a chave para que os consumidores enxerguem o benefício e concluam a venda. 
3. Atente-se aos meios de pagamento
A estrutura do caixa do negócio não deve ser negligenciada, pois além do treinamento do responsável pelos pagamentos, o processo tem que ser ágil. “Normalmente, o caixa que é o gargalo do processo de venda”, afirma Marchi. 
Se tudo ocorreu bem até chegar a hora de fechar a compra, a demora só é justificável em casos extremos, pois corre-se o risco de o cliente desistir. 
4. Esteja equipado para imprevistos
Acabou a energia? O computador travou e não pode fornecer a nota fiscal? “O empresário tem que estar atento a tudo isso”, afirma Marchi. Por isso, tenha em mãos ferramentas que possam auxiliar na venda mesmo em situações não favoráveis. 
5. Tenha um bom relacionamento com seu fornecedor
Para evitar problemas na gestão do seu estoque ou que a falta de um produto, carro chefe do seu negócio, interfira diretamente no caixa da empresa, o bom relacionamento com os fornecedores deve ser conquistado. 
Para Rodrigues, negociar prazos com os clientes, por exemplo, depende do quão rápido o fornecedor poderá repor o produto em falta. Ter um bom planejamento e agendar prazos para entregas evitam esse tipo de dor de cabeça. 
Fonte: EXAME.COM

Consumidores ficam mais satisfeitos com o autosserviço


A satisfação dos consumidores com o setor teve alta de 3,8 pontos percentuais em fevereiro, na comparação com janeiro, passando de 71,7% para 75,5%. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM (Escola Superior de propaganda e Marketing).
De acordo com o estudo, os preços mais baixos praticados nos materiais escolares tiveram papel importante no aumento da satisfação dos consumidores com o setor. As redes analisadas pela ESPM foram Carrefour, Pão de Açucar, Walmart e Zaffari.
Os supermercados tiveram, em fevereiro, o segundo maior índice de satisfação entre todos os 24 setores analisados pela ESPM, empatado com o de vestuário. Ambos ficaram atrás apenas das drogarias, que marcaram 77,8% de aprovação entre seus consumidores. Na média de todos os setores, o indicador fechou o segundo mês do ano com retração de 0,6 ponto percentual, atingindo 43,4%.
Fonte: Supermercado Moderno

Apenas um terço das mulheres não faz planejamento orçamentário


Pesquisa realizada pelo Data Popular aponta que 35% das mulheres não fazem qualquer tipo de planejamento enquanto 34% dos homens disseram fazer apenas o planejamento pessoal. O estudo foi realizado pelo Data Popular com 646 entrevistados (57% de mulheres e 43% de homens) em todas as capitais brasileiras.
O estudo ainda mostra que 43% das mulheres e 41% dos homens chegam ao final do mês sem conseguir guardar nada de seus rendimentos. Dentre os que conseguem poupar, 70% das mulheres e 76% dos homens juntam dinheiro para garantir uma reserva financeira para ser usada em momentos de emergência. 

O percentual dos que guardam dinheiro para aplicar em poupança ou comprar bens de consumo duráveis, como casas e automóveis, é maior entre os homens: 41% e 34%, respectivamente, contra 35% e 29% das mulheres.
Fonte: Supermercado Moderno

Comércio eletrônico terá de oferecer assistência técnica


Isso é o que prevê o decreto que regulamentará o comércio eletrônico no Brasil, uma das ações do pacote que a presidente Dilma Rousseff lança hoje (15/3) para defender o consumidor brasileiro. Portanto, quem vender produto quebrado pela internet terá de oferecer assistência técnica ao comprador, e quem prestar informação errada em transações virtuais pode ter de devolver o dinheiro.
O comércio virtual, uma das modalidades de consumo que mais têm crescido, não tem hoje uma legislação exclusiva para garantir os direitos do consumidor.
Os principais focos do decreto são: forçar a prestação de informações claras ao comprador, exigir cumprimento de prazos para entrega e fixar regras claras de pós-venda, como tempo de garantia e troca de produto com defeito.
Ou seja: incluir o comércio virtual nas normas do Código de Defesa do Consumidor, com punições para quem não honrar as obrigações.
Quem fizer venda pela internet também ficará obrigado a oferecer um canal de informação pelo qual o consumidor pode entrar em contato, além de informar o prazo para a resposta e a solução dos problemas.
Na avaliação do governo, além de resolver um vazio legal, é preciso preparar um mercado que registra crescimentos exponenciais. Segundo pesquisa do Ibope do fim do ano passado, há 94 milhões de internautas no País, incluindo adolescentes e crianças.

Fonte: Folha de S. Paulo 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Vendas no varejo alimentar crescem 3,3% em janeiro


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o segmento de supermercados e hipermercados inicia o anocom variação de 3,3% no volume de vendas em janeiro sobre igual mês do ano anterior.
O crescimento se deve ao aumento do poder de compra da população, decorrente da elevação da massa de rendimentos, bem como da estabilidade do emprego.
O comércio varejista como um todo inicia 2013 com aumento de 0,6% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, ambas as taxas com relação ao mês anterior (ajustadas sazonalmente).
Fonte: Supermercado Moderno

quarta-feira, 13 de março de 2013

Caixa oferecerá R$130 bi em crédito para pessoa física


A expectativa do banco é de um aumento de 41,2% na carteira de crédito comercial de pessoa física, que deverá atingir o saldo de 78,3 bilhões de reais até dezembro de 2013.

Agência da Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal: no ano passado, a carteira de crédito comercial de pessoal física cresceu 51,6 % em comparação a 2011, chegando ao saldo de 55,5 bilhões de reais.
São Paulo - A Caixa Econômica Federal irá disponibilizar 130 bilhões de reais em crédito para pessoas físicas em 2013, segundo a instituição em comunicado nesta quarta-feira.
A expectativa do banco é de um aumento de 41,2% na carteira de crédito comercial de pessoa física, que deverá atingir o saldo de 78,3 bilhões de reais até dezembro de 2013.
O portfólio do crédito será diversificado, com produtos como Crédito Aporte Caixa e financiamento de veículos.
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o volume de contratação totalizou 17,5 bilhões de reais, segundo a Caixa, um aumento de 51 % em relação a igual período de 2012.
No ano passado, a carteira de crédito comercial de pessoal física cresceu 51,6 % em comparação a 2011, chegando ao saldo de 55,5 bilhões de reais.
Fonte: Exame.com

Emprego na construção civil cresce 1,07% de dezembro para janeiro



O número de vagas abertas pela construção civil no país cresceu 1,07% em janeiro, em relação a dezembro, com a oferta de 36,2 mil postos de trabalho. O dado faz parte de pesquisa feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No acumulado de 12 meses, na comparação com o período anterior, houve alta de 2,44%, com a contratação de 82 mil trabalhadores. Na passagem de dezembro para janeiro, o Norte é a única região do país com queda nas contratações (-0,17%). No Nordeste, o índice aumentou 0,47%; no Sudeste, 1,17%; no Sul, 1,71% e no Centro-Oeste, 1,97%. 

Fonte: Agência Brasil 

terça-feira, 12 de março de 2013

Setor de chocolates projeta avanço de 5% nas vendas de ovos de Páscoa




É o que aponta a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim e Balas). Depois de um ano sem crescimento nas vendas de ovos de Páscoa em 2012, o setor espera um avanço médio de 5% em 2013. "É apenas uma projeção do que ouvimos de nossos associados. Uns projetam alta de 2% ou 3%. Calculamos uma média ponderada pelo que produzem", diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente do setor de chocolate da Abicab.
As vendas se concentram na última semana anterior ao evento, em particular nos últimos dois dias. "O brasileiro deixa para a última hora", diz. Não é para menos, as lojas partem para promoções conforme a Páscoa se aproxima. A Abicab afirma não ter estimativa das perdas com ovos quebrados e sobras, que dificultam a negociação com o varejo.
Empresas têm buscado alternativas para engrossar as vendas, como colocar brindes por fora dos ovos.
A Vonpar, do Rio Grande do Sul, foi além e decidiu deixar o negócio de ovos.
"Vamos sair da grande perda do fim da Páscoa e aproveitar a época para vender nossas marcas conhecidas sem formato de ovo e com brinde externo", diz o CEO Claudio Fontes.
"Os ovos ficam em um estado ruim no final. Todos têm de baixar preço para escoar os produtos, que têm data de vencimento curta. Muito investimento para gerar o equivalente a um 13º mês de faturamento não tem retorno", conclui Fontes.

Cabeleireira inova e cria lavatório portátil


Empresária paulista patenteou o produto e hoje recebe encomendas até do exterior

Cabeleireiro em salão de beleza
Salão de beleza: a paulista Gislaine Marcandali teve a ideia de criar um lavatório portátil, a fim de facilitar o seu trabalho na casa das clientes

Entre tesouras, xampus e penteados, Gislaine Marcandali construiu uma sólida carreira no setor de beleza em São Paulo. E o amor à profissão começou ainda na adolescência. Assim que terminou o Ensino Médio, decidiu que faria curso paracabeleireira.

Aos 19 anos, já estava com o diploma do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) nas mãos. Depois de muita dedicação, seu trabalho foi reconhecido no Prêmio Sebrae Mulher de Negócio, na categoria Empreendedora Individual.
Gislaine trabalhou como funcionária em diversos salões paulistas. Em 1986, abriu o próprio estabelecimento, mas o período coincidiu com o nascimento dos filhos. “Com as crianças pequenas, minha rotina foi ficando difícil. O salão me prendia muito”, lembra. Ela resolveu fechar a empresa e trabalhar a domicílio.
Mesmo com a rotina complicada, contava com horários mais flexíveis. “As clientes tinham que lavar os próprios cabelos em tanque ou chuveiro, e os resíduos acabavam impregnados nos fios”, recorda-se. Na época, a profissional tinha duas clientes por dia e o faturamento mensal chegava a R$ 2 mil. “Nunca ganhei tanto dinheiro como cabeleireira”.
Até que a paulista teve a ideia de criar um lavatório portátil, a fim de facilitar o seu trabalho na casa das clientes. Em 2007, Gislaine procurou o Sebrae que, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), criou o primeiro lavatório portátil de fibra de vidro. “Patenteei minha ideia e comecei a produção”, revela. Ela diz que resolveu deixar o dia a dia de cabeleireira para se dedicar à nova empresa.
Em 2009, inaugurou a Dublê, especializada na venda e aluguel de lavatórios. Com capacidade para 42 litros de água, o lavatório tem design arrojado e inovador. É bivolt e pesa apenas 20 quilos. A locomoção é feita com rodinhas e não é preciso nenhuma instalação hidráulica. Basta ligar na tomada e,em aEm pouco tempo, foi convidada a participar da Feira HairBrazil, que tem o apoio do Sebrae. Levou três lavatórios portáteis e foi um sucesso. “Fiquei surpresa com a aceitação do produto. Várias indústrias de cosméticos me procuraram”, diz. O modelo mais barato custava R$ 1.350. Hoje, o faturamento mensal gira em torno de R$ 20 mil.
A empresária ainda teve alguns obstáculos para traçar a bem-sucedida carreira no mundo empresarial. A fibra de vidro, a matéria-prima que dava forma aos lavatórios, começou a dar problemas. “Era uma dor de cabeça. Os clientes reclamavam muito porque a fibra soltava um resíduo que, com o tempo, estragava o equipamento”, afirma.
Há um ano e meio, a empresária trocou a fibra de vidro pelo inox escovado. Outra mudança é que o circuito elétrico não é mais integrado, ou seja, é independente – caso aconteça alguma danificação pode ser reposto pelo Correios. “Mais uma vez, privilegiei a inovação. O inox entra na cadeia de reaproveitamento no processo de produção e contribui para a preservação do meio ambiente”, ressalta.
A produção fica em torno de 20 lavatórios por mês. A empresa de Gislaine está no caminho certo. Ela recebe encomendas de todos os estados brasileiros e até do exterior, a exemplo de países como México, Estados Unidos e Portugal. Hoje, o modelo mais barato custa R$ 2.350 e o mais luxuoso sai por R$ 2.980.
Fonte: Exame.com

domingo, 10 de março de 2013

Como evitar que os apps de produtividade roubem seu tempo


Os aplicativos de gestão de tempo estão aí para colocar sua rotina em ordem, mas, admita, vez ou outra, eles podem atrapalhar; saiba como impedir isso

Aplicativos iPhone

Uma busca rápida no Google Play ou no iTunes com as palavrasadministração do tempo e produtividade é suficiente para constatar que o número deaplicativos para responder a esta demanda  já supera a casa dos milhares.
Alguns diferem nos formatos, outros, nas propostas, mas todos guardam uma promessa em comum: ajudar profissionais de todos os setores a trabalhar melhor em menos tempo. Na vida real, depois que você faz o download da ferramenta, contudo, esta promessa nem sempre é cumprida. Ou pior: pode ter um efeito contrário.
“A armadilha é você se distrair com alguma outra coisa”, diz André Caldeira, autor do livro “Muito trabalho e pouco estresse” (Editora Évora) e que só usa o bloco de notas do iPhone como uma ferramenta para ajudar no trabalho.  
Quem já se pegou checando as notificações no Facebook no meio de uma reunião sabe o quanto ele está certo. 
Para driblar este e outros riscos inerentes ao uso de aplicativos, contudo, não é necessário bani-los da sua vida. Ao contrário: eles estão aí exatamente para ajudar sua rotina, basta apenas que você aprenda o jeito certo de usá-los. Veja como: 
Não seja escravo da rotina imposta pelo aplicativo
De acordo com Fernando Serra, autor do livro “O tempo na sua vida” (Editora Saraiva) e diretor acadêmico da HSM Educação, o uso de aplicativos depende da rotina diária que você estabelece. “Se você deixar ele solto, é ele quem vai ditar a sua rotina”, explica. 
“Receber um e-mail não significa que você tem que responder imediatamente”, diz Serra. Tanto que, ele afirma, “a melhor maneira de solucionar um problema é estar em um problema”. 
Isso significa que não é porque seu celular ou tablet exibiu uma notificação de e-mail, sms ou mensagem em ferramentas como Whats App que você precisa responder no mesmo minuto. 
A dica é simples: estabeleça horários para checar as ferramentas. Se estiver em uma reunião importante ou em um momento do dia que exija concentração extrema, desative as notificações. Ou, se necessário, desligue o celular. 
Seja específico
“A funcionalidade, a interface não pode ser mais importante do que a finalidade”, afirma Caldeira. Serra concorda. “É preciso entender a função de cada ferramenta e como ele se relaciona com a sua vida pessoal”, afirma o especialista da HSM Educação. Com essa ideia em mente, escolha apenas aplicativos que sejam, realmente, úteis para a sua rotina e atendam a necessidades reais do seu dia-a-dia. 
Foque
Diante de aplicativos que se adequem ao que você vivencia todos os dias, escolha apenas um para cada necessidade. Se encontrar um que responda a todas ou se for possível sincronizá-los entre si, melhor.
Exemplo: você não precisa ter dois aplicativos de agenda no celular, mais um apenas para anotar as tarefas, além da agenda de papel que você já mantém sobre a mesa. Escolha o mais adequado para as suas necessidades e anote todas as tarefas lá. Do contrário, você corre o risco de se perder no trabalho. 
Controle-se
Domínio próprio é palavra de ordem na hora de administrar o tempo – independente do método. “A gente brinca que o segredo para conseguir fazer qualquer coisa é a combinação entre paixão, perseverança e foco”, diz Serra. Isso significa que sem o mínimo de esforço para se concentrar e usar estas ferramentas de uma maneira estratégica você poderá apenas dar um tiro no próprio pé. E nada mais. 
Fonte; EXAME.COM