sexta-feira, 29 de junho de 2012

Petrolina ganha segundo shopping center

Um segundo shopping center será construído em Petrolina. O empreendimento, chamado de Petrolina Park Shopping, está orçado em R$ 100 milhões. A previsão é que seja inagurado no primeiro semestre de 2014. O mall terá 28 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e contempla 160 lojas, sendo cinco âncoras, 11 megalojas, cinco salas de cinema, além de uma praça de alimentação com 30 operações. O projeto ainda prevê a construção de um hotel integrado ao mall, com 140 apartamentos.

Durante as obras do mall, que devem começar dentro de dois meses, serão gerados 600 empregos diretos e 1 mil indiretos. Quando estiver em operação, o centro de compras terá 2,2 mil funcionários. O novo shopping de Petrolina será construído na Avenida Sete de Setembro, uma das vias de maior fluxo da cidade, localizada na Zona Leste, para onde está convergindo a expansão imobiliária.

O primeiro centro de compras do município, o River Shopping, foi inaugurado em 1995, na Zona Sul. Também foi o primeiro mall aberto fora da Região Metropolitana do Recife. Devido ao crescimento do consumo do município, o River está investindo neste ano R$ 20 milhões para somar 43 mil metros quadrados de ABL e 146 lojas.


Fonte: Diario de Pernambuco

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Benefícios do PIS poderão ser sacados até 29 de junho


Para informações de como realizar o procedimento, consultas ou esclarecimento de dúvidas poderão ser feitas pelo telefone 0800 726 0101 ou pelo site da Caixa Econômica Federal (http://www.caixa.gov.br/), na guia de serviços sociais.
» Veja lista de quem tem direito a receber os benefícios:

ABONO SALARIAL – Trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP, até 2006, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono salarial atual é de até R$ 622,00.
RENDIMENTO DO PIS – Tem direito ao saque, o trabalhador que foi cadastrado no PIS/PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de Quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do Abono Salarial.
QUOTAS DO PIS – É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, em uma agência da CAIXA.

Dez milhões de negócios devem aderir ao sistema tributário Simples até o fim deste ano


Saiba se você pode inscrever sua empresa no sistema tributário, que reduz o valor de imposto pago
 
Projeções do Sebrae indicam que pelo menos dez milhões de empreendimentos devem aderir ao Simples até o fim deste ano. O sistema tributário simplificado permite a inscrição de microempresas com  receita bruta anual de até R$ 360 mil e pequenos negócios que faturem até R$ 3,6 milhões por ano.
 
De acordo com material divulgado pelo Sebrae, o Simples Nacional conta hoje com 6,4 milhões de micro e pequenos negócios - esse número inclui mais de 2,5 milhões de empreendedores individuais, trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano em atividades como cabeleireiro, manicure, vendedor de roupas, entre outras.
 
Ainda segundo informações da entidade, o Simples Nacional já arrecadou mais de R$ 151,7 bilhões. "O Simples é um excelente exemplo de mini-reforma tributária. Empresários pagam alíquotas menores e com o aumento da formalização a arrecadação também cresce", destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Fonte: CACB

Líderes empresariais de Pernambuco debatem estratégias para garantir certificação digital




A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep) realizou na quinta-feira (21), o 18º Encontro dos Presidentes das Associações, na sede da Acic. O objetivo foi apresentar informações sobre o prêmio Nacional MPE Brasil 2012 e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Também foram discutidas as ações e estratégias para garantir o serviço de certificação digital dentro de cada Associação, no interior do Estado. 
 
O grupo também debateu a organização da caravana para a participação dos líderes empresariais do estado no Congresso CACB 2012. O evento contou com representantes das empresas Boa Vista e Certisign, além de representantes do Sebrae e Facesp.

Fonte: CACB


Empresas vão precisar de Certificação Digital para recolher FGTS


A partir do dia 30, as empresas que necessitam utilizar o canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social Conexão Segura terão como única forma de acesso a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil.
 
A informação foi divulgada pela circular nº 547 e, posteriormente, prorrogada por meio da circular nº 566 da Caixa Econômica Federal.
 
"Será necessário migrar para a nova versão do canal com urgência, pois, após essa data haverá a desativação do antigo programa CNS e do acesso Conexão Segura. A partir daí, toda a comunicação com o FGTS e com a Previdência Social será pelo novo canal (conectividade.caixa.gov.br), mediante o uso de Certificado Digital no padrão ICP-Brasil", explica o consultor trabalhista da Confirp Contabilidade, Anderson Pereira dos Santos.
 
CUIDADO - As empresas necessitam de especial atenção, pois o aplicativo e seu certificado são obrigatórios para recolher o FGTS e para o envio da GFIP (Guia de Informações do FGTS e à Previdência Social). Serve também para receber comunicados genéricos da Caixa com relação ao FGTS e, também, para envio de informações do Aplicativo GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), via internet; permite consulta de saldos do fundo, informar desligamento de trabalhadores, retificar informações, emitir procuração eletrônica, entre outras funções.
 
Pelo novo sistema com certificação digital, a procuração eletrônica também melhorou. "É importante reforçar que com estas mudanças o empregador ou escritório de contabilidade podem conceder procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador", explicou a Caixa.
 
"A adoção da certificação digital ICP-Brasil pelo Conectividade Social é muito importante, possibilitando as facilidades da internet com a segurança e a validade jurídica que essas operações requerem", explica o consultor trabalhista da Confirp
 
A conectividade, através do certificado Digital E-CNPJ, é obrigatória para empresas com empresários, assim, é necessário que essas se adaptem até o dia 20 de outubro de 2011, para os demais processos internos. Caso contrário não há como efetuar a movimentação dos seus funcionários desligados e entrega da GFIP na Caixa no que diz respeito a conta do FGTS.
 
Fonte: CACB

segunda-feira, 18 de junho de 2012

INFORMATIVO DA ACIAV


A Associação Comercial Industrial e agropecuária da Vitória de Santo Antão , informa a quem interessar possa, que o Sr.Jailton Barboza de Albuquerque, no dia 1º do mês corrente, solicitou o afastamento do seu cargo de Presidente desta entidade, para concorrer à vaga de Prefeito no próximo Pleito Eleitoral, por este Município.
Comunicamos também que, em 05 de junho do corrente, o Sr. Araken Pessoa, na condição de vice-presidente, passou a assumir as funções de direção da ACIAV.
Assim, a Associação Comercial agradece e reconhece o esforço e empenho dedicados ao crescimento desta associação, durante os dois mandatos exercidos, ao mesmo tempo em que deseja sucesso aos novos empreendimentos do Sr. Jailton, bem como ao Sr.Araken Pessoa na direção desta entidade.






A Associação Comercial Industrial e agropecuária da Vitória de Santo Antão
AV. Mariana Amália  Nº 288 Centro - Vitória de Santo Antão-PE (81) 3523-1174 e-mail: aciav@hotmail.com
                                               

domingo, 17 de junho de 2012

Economia verde vai sobreviver à crise mundial, dizem empresários


O conceito de economia verde vai sobreviver à grave crise econômica enfrentada atualmente, principalmente nos países europeus. A conclusão é de empresários ligados à Câmara Internacional de Comércio (ICC, em inglês), que representam o comércio e a indústria nas discussões dos chamados Major Groups, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

A ICC representa milhares de empresas em mais de 120 países e desenvolveu um documento chamado Mapa da Economia Verde, divulgado hoje (15), com dez sugestões para equacionar o dilema gerado pelo aumento da competição econômica e a limitação do uso dos recursos naturais, além do aumento da população mundial para 9 bilhões de habitantes, previsto para ocorrer em 2050.

Para a executiva da empresa Dow Chemical Martina Bianchini, o conceito de economia verde ainda é muito recente, mas representa o futuro nos negócios, enquanto a crise atual é passageira. “A economia verde vai sobreviver à crise. O futuro será tornar os negócios mais verdes. Temos que fazer com que todas as empresas sejam sustentáveis. Isso começa com o uso dos recursos naturais de forma mais eficiente, com menor emissão de carbono e menos uso de água. Também é preciso aumentar o ciclo de vida dos produtos que fabricamos e aprendermos a fazer mais, usando menos materiais.”

O Mapa da Economia Verde aponta que 3 bilhões de pessoas subirão para a classe média mundial até 2030, gerando um grande aumento de demanda por serviços e produtos. Em função disso, o preço dos produtos primários, chamados de commodities, estão atingindo um vertiginoso aumento, com 147% de valorização desde o início deste século. Em contrapartida, o potencial de comércio da economia verde é calculado entre US$ 2,1 trilhões e US$ 6,3 trilhões nos próximos anos. O documento divulgado hoje pode ser acessado no link www.iccwbo.org.

Fonte: Diario de Pernambuco

sábado, 16 de junho de 2012

CACB nos debates da Rio+20


A fim de pensar soluções colaborativas para uma economia sustentável, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) participa dos encontros da Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. Representantes da entidade empresarial brasileira participam junto à Câmara Internacional de Comércio (ICC), com o tema “Fazendo a economia verde acontecer”.
 
O objetivo da classe empresarial é construir ações voltadas para setores como cimento e agricultura, produtos químicos, produtos de consumo, energia, florestas, recursos naturais, óleo & gás, transporte e outros. O comércio também vai mostrar tudo o que já está sendo feito para a construção de uma economia sustentável, em diversos setores.
 
Representando a CACB, participarão dos debates o presidente da entidade, José Paulo Dornelles Cairoli, o diretor financeiro, George Teixeira, o vice-presidente, Sergio Papini, e o vice-presidente para Assuntos Internacionais, Luis Carlos Furtado Neves.
 
Programação paralela
A CACB também integra os debates do evento Sebrae+20, que a entidade realiza no dia 18 de junho. O Sebrae pretende discutir a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento sustentável. O encontro contará com o apoio e participação da Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: CACB

CACB leva demandas do setor empresarial ao poder público



Presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli debate Reforma Trabalhista, investimentos em educação e projetos de qualificação em audiência com o ministro do Trabalho, Brizola Neto.

O Simples Trabalhista foi o principal tema na pauta de uma série de audiências que o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli, teve com diversos parlamentares no último dia 05 de junho. Entre os temas tratados estavam ainda projetos ligados ao emprego e ao sistema de tributação. O presidente se reuniu também com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, quando conversou sobre Reforma Trabalhista, investimentos em educação e projetos de qualificação. 

"Defendemos uma reforma trabalhista como forma de desonerar a folha de pagamento, estimular a formalização dos postos de trabalho e aumentar a competitividade das empresas", afirmou Cairoli. O tema Atualização das Leis Trabalhistas também deverá ser discutido durante o Congresso da CACB, previsto para a primeira semana de setembro, em Belém (PA). 

A agenda de reuniões ao Congresso Nacional começou com visitas aos presidentes das principais comissões da Câmara dos Deputados, incluindo o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público; e o deputado Marcio Reinaldo Moreira (PP/MG), da Comissão de Desenvolvimento Econômico, indústria e Comércio. No Senado, Cairoli reuniu-se com a senadora Ana Amélia, falando sobre o cenário político e os projetos ligados as micro e pequenas empresas. 

O deputado Bala Rocha propôs um café da manhã entre a CACB e a Comissão de Trabalho para discussão dos projetos em andamento. "Vamos fazer uma avaliação do que há consenso ou não para votar o que for prioridade", propôs Bala Rocha. Já o deputado Márcio Reinaldo fez um balanço dos projetos em andamento e os avanços nas proposições voltadas para o setor. "O Governo da presidenta Dilma se dedicou às micro e pequenas empresas mais que qualquer outro governo", afirmou, referindo-se especialmente à atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Cairoli conversou ainda com o deputado Laércio Oliveira (PR/SE), autor do PL 948/2011, que impede o empregado demitido de reclamar na Justiça qualquer direito trabalhista que não tenha sido expressamente ressalvado no momento da rescisão contratual. O deputado Laércio falou também da proposta de uma audiência publica sobre Código do Contribuinte e sobre aluguéis de Shopping Centers, a serem votadas nas próximas sessões da Comissão de Trabalho. 

Já na reunião com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, foi abordada a importância da participação das entidades empresariais, como a CACB, por sua capilaridade e abrangência, na elaboração e operacionalização dos projetos de qualificação. "Temos um compromisso com a modernização das relações de trabalho e sabemos da importância disso para o aumento da competitividade das empresas e na geração de postos de trabalho, na geração de emprego e renda", afirmou o ministro. 
 
Fonte: CACB

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Senado aprova projeto que reconhece valor jurídico de documentos digitalizados


Documentos digitalizados poderão ter o mesmo valor jurídico dos firmados em papel. Matéria neste sentido foi aprovada nesta terça-feira (12) pelo Plenário do Senado e segue para sanção presidencial.
 
O projeto de lei da Câmara (PLC) 11/2007, da então deputada Angela Guadagnin (PT-SP), assegura a equivalência jurídica, para todos os fins, da cópia em meio eletrônico de um documento em relação ao original firmado em papel, de forma a ser possível destruí-lo, antes de transcorridos os prazos prescricionais, sem perda de valor probatório.
 
De acordo com o texto, o processo de digitalização deverá “manter a integridade, a autenticidade e, se necessário, a confidencialidade do documento digital, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)”. Além disso, as empresas privadas ou os órgãos da administração pública direta ou indireta que utilizarem procedimentos de armazenamento de documentos em meio eletrônico, ótico ou equivalente deverão adotar sistema de indexação que possibilite a sua localização.
 
Em parecer favorável, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), argumentou que a aprovação do projeto fará com que o país reduza ainda mais a utilização do papel em favor das novas tecnologias, o que representa um avanço para as empresas brasileiras e para o meio ambiente.
 
- Serão raras as situações em que a manutenção de documentos em papel se fará necessária. A eliminação de toneladas de papel certamente se traduzirá em expressiva reduções de custo para as empresas brasileiras e em benefícios para o meio ambiente -explicou.
 
O relator destacou a utilização da ICP-Brasil, que já confere integridade, autenticidade e validade jurídica para os documentos gerados e mantidos em meio eletrônico. “Esse sistema permite, por exemplo, que a movimentação de processos no Poder Judiciário seja feita atualmente em formato digital”.
 
Fonte: CACB

Vendas no comércio varejista crescem 0,8% em abril

As vendas no varejo registraram em abril um crescimento de 0,8% em relação a março, de acordo com os números da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, que também considera o ajuste sazonal, a receita nominal do setor teve um aumento de 0,6%. Já no confronto com abril de 2011, sem o ajuste, o comércio varejista registrou acréscimos de 6% no volume de vendas e de 7,5% na receita nominal.

Com os resultados de abril, o acumulado do ano atinge 9,2% no volume de vendas e 12,2% na receita nominal, enquanto o dos últimos 12 meses registra taxas de variação de 7,2% e 11,4%, respectivamente.  

Segundo o IBGE, os índices em abril foram positivos no volume de vendas, na comparação com março,  em oito das dez atividades pesquisadas, com destaque para o comércio de combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%) e móveis e eletrodomésticos (1,5%). Já os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e de livros,  jornais, revistas e papelarias registraram quedas, de 0,8% e 2,9%, respectivamente, na comparação com o mês anterior.

Em relação a com abril de 2011, o maior impacto no crescimento do volume de vendas foi o comércio de móveis e eletrodomésticos, com variação de 12,1%. De acordo com o IBGE, esse resultado reflete a política do governo de incentivo ao consumo, por meio da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodoméstiscos da linha branca, além da manutenção do crédito, da estabilidade no emprego e do crescimento da renda.

Nessa mesma base de comparação, o comércio de tecidos, vestuários e calçados registrou variação negativa de 1,1%, desempenho atribuído pelo IBGE à alta de preços do setor nos últimos 12 meses, que foi 6,5%.

Da Agência Brasil

domingo, 10 de junho de 2012

Caixa exige certificação digital de empresas para recolhimento de FGTS


Caixa informa que a alteração decorre da necessidade de adaptação do programa de Conectividade Social
 

A partir do próximo dia 30, todas as empresas com mais de dez funcionários terão de usar certificação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para realizar operações com a Caixa Econômica Federal, via internet, relacionadas com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com o repasse de informações à Previdência Social.
A Caixa informa que a alteração decorre da necessidade de adaptação do programa de Conectividade Social (CS) às determinações da Medida Provisória 2200/2001, que rege a validade jurídica de documentos eletrônicos. Destaca também que o uso da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) da ITI facilita a conectividade e a torna mais segura. 
De acordo com dados da Caixa, mais de 3 milhões de empresas usam o Conectividade Social todos os meses para informações relacionadas ao FGTS e à Previdência Social. Em  torno de 1,6 milhão dessas empresas já está registrado pelo padrão ICP-Brasil.

Atualmente, 35,5 milhões trabalhadores recebem depósitos mensais em contas vinculadas ao FGTS, que conta com ativo de mais de R$ 300 bilhões. Essa movimentação possibilita saques de aproximadamente 2,5 milhões empregados por mês, o que exige modernização do sistema e toda a segurança possível, nos termos da Circular nº 566 da CEF.

Torna-se necessário, portanto, que as empresas migrem para a nova versão do ICP-Brasil, uma vez que a certificação digital será obrigatória para o recolhimento do FGTS e para o envio de informações sobre FGTS e Previdência Social. O novo mecanismo de segurança permite também consultar saldos do FGTS, informar desligamento de trabalhadores, retificar informações, emitir procuração eletrônica e acessar o sistema da Caixa PIS/Empresa, entre outras funções.

Segundo Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital, o processo para aquisição do ICP-Brasil é simples e online. Necessita de presença pessoal apenas para a validação da chave de segurança. Com essa mudança, diz ele, “a empresa ganha na redução de tempo e de gastos operacionais, além de garantir segurança jurídica dos dados que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”.
Fonte: Diario de Pernambuco

O que fazer com os medicamentos vencidos?





 (Walmart/Divulgacao)
Empresas investem na logística reversa de remédios que perderam a validade
Quem não tem uma farmacinha em casa com sobras de remédios? São medicamentos que se acumulam, perdem a validade, e o consumidor fica sem saber como se livrar do lixo farmacêutico. A maioria das pessoas coloca no vaso sanitário e dá descarga. Contamina os lençóis freáticos, além de poluir o meio ambiente. A indústria farmacêutica e as farmácias já começam a se adequar à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para fazer a logística reversa dos remédios, embalagens e insumos. O consumidor também tem que fazer a sua parte.

Iniciativas pioneiras de logística reversa de medicamentos começam a surgir em vários pontos do país. A mais recente é da farmácia de manipulação Roval que iniciou uma campanha de coleta de remédios vencidos nas unidades do Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista. Foram instalados nas lojas dois coletores (um de medicamentos e outro de embalagens vazias) onde os clientes e não-clientes podem deixar os produtos...

...O Brasil é o oitavo país no mundo que mais consome remédios. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que joga-se fora por ano entre 10 mil a 28 mil toneladas de remédios no lixo comum. Uma prática incorreta de descarte de resíduos que deve ser corrigida agora com a nova PNRS.


Descarte de medicamentos - Veja os pontos de coleta


Farmácia Roval

- Shopping Recife

- Shopping Guararapes

- Rua Gervásio Pires, 242, Boa Vista

- Rua Duque de Caxias, 257, Santo Amaro

- Rua Santo Elias, 416, Espinheiro

- Rua Coronel Alberto Lundgren, 33, Centro-Paulista

- Av. José Augusto Moreira, 491 , Casa Caiada-Olinda

Fonte: Diario de Pernambuco

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Super Mix 2012




Super Mix 2012.Frente a Frente com o seu Comprador

A Super Mix 2012 – 7ª Feira das Indústrias, Atacadistas Distribuidores e Supermercadistas de Pernambuco. Acontece entre os dias 25 e 27 de junho de 2012. 

A Super Mix, que engloba os segmentos de alimentos e distribuição, é uma feira sem precedentes na região Nordeste. Tem como referência os eventos de distribuição e abastecimento das filiadas da ABRAS e ABAD e conta a participação das principais marcas de Alimentos e Bebidas do Brasil.

A Super Mix 2012 concentra a maior oferta de produtos para o mercado Nordeste e recebeu na ultima edição 29.000 visitantes e compradores.

A feira ocupa 25.000 m2 de área expositiva do Centro de Convenções de Pernambuco e prevê a participação de 350 expositores.

Realizada pelas principais associações ligadas ao abastecimento, a Super Mix  2012, se institui como um eficiente canal de negócios, pois coloca sua empresa frente a frente com o mercado comprador.

Conheça a Super Mix 2012, e saiba mais sobre a feira que traz a o mercado de consumo regional até você!

Veja a planta e reserve o espaço de negócios de sua empresa. 
www.greenfield-brm.com/supermix2012.pdf

Mais informações no site da feira  

www.supermix2012.com.br

Seminário debate práticas de gestão de empresas brasileiras


O evento contará com palestras e painéis de debate sobre liderança, sistema de gestão e empreendedorismo

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a FIEPE e o Programa Pernambucano da Qualidade (Propeq) realizam, no dia 12 de julho, o Seminário Gestão & Negócios, em Recife (PE). O encontro vai compartilhar e debater boas práticas de organizações que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, para mobilizar os participantes em busca da excelência em gestão. Mais informações pelo (81) 3412.8461 ou produtoseservicos@fiepe.org.br.

Durante o evento, haverá uma palestra do superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, sobre o papel da liderança na melhoria da gestão e a complexidade do cenário atual, e uma apresentação do Sebrae-PE sobre empreendedorismo nas micro e pequenas empresas. 

Além disso, o seminário terá painéis de discussão sobre desenvolvimento da cadeia de fornecedores, desafios e oportunidades para estruturar um sistema de gestão, e dicas para obter bons resultados e se destacar em mercados competitivos. Os debates contarão com a presença de presidentes e representantes da Fiat, Companhia Energética do Ceará (Coelce), Volvo do Brasil, Brasal Refrigerantes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, entre outros.

Fonte: FNQ

Sebrae promove palestra sobre relação da nova classe médias e as micro e pequenas empresas


Assunto será tratado no dia 5 de julho, às 19h. O evento é gratuito e faz parte do Programa para Empresas Avançadas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) vai promover a palestra interessante para o setor das micro e pequenas empresas (MPES). No próximo dia 5 de julho, o órgão debate o tema “A relação da Nova Classe Média com as MPEs”, às 19h, no auditório da sede entidade, na Ilha do Retiro, no Recife, destinado principalmente a empresários de micro e pequenas empresas.

De acordo com o Sebrae-PE, a palestra será ministrada por Renato Meirelles, que é sócio-diretor da Data Popular, empresa que produz conhecimento sobre o mercado popular no Brasil. As inscrições para o evento, que irá abordar ainda o Sebrae Mais, programa para empresas avançadas, são gratuitas. Durante o encontro serão abordados temas como consumo, comportamento, valores e comunicação dos diferentes tipos de consumidores brasileiros e a relação da nova classe média com o microempreendedorismo. Os principais temas abordados na palestra são:

- As diferenças entre os diversos consumidores brasileiros e o perfil de cada um deles (foco classe C)
- Relação – emocional e racional – do consumidor com os produtos e as marcas
- Contexto econômico, social e político: o cenário da MPE no Brasil
- Estatísticas e estudos sobre pequenos negócios
- A relação da classe C com o setor de microempreendedorismo, fundamentos e principais abordagens na prática
- Demandas de consumo das classes populares por categoria
- A posição da classe C no mercado de trabalho
- Cases de sucesso

Serviço

Evento: Palestra “A relação da Nova Classe Média com as MPEs”, com Renato Meirelles
Quando: 5 de julho, às 19h
Onde: No auditório do Sebrae em Pernambuco (Rua Tabaiares, n.º 360, Ilha do Retiro)

Com informações do Sebrae-PE

C O N V I T E

                                                 
                              C O N V I T E
A Associação Comercial da Vitória, juntamente com a JBS, vem convidar V.Sª com entrada FRANCA, para participar de um treinamento  de esclarecimentos e orientações sobre  os procedimentos de como trabalhar no processo da  desossa.
Pedimos gentilmente que nos confirme  a presença com quantidade de participantes.
Esta é uma oportunidade imperdível para aqueles que trabalham nessa área.
Data: 11 de Junho  de 2012, às 20:00 horas
Local: Sede da Associação Comercial – Av. Mariana Amália, 228 - Centro – Vitória
Fone: 81 3523-1174 e-mail- aciav@hotmail.com  www.aciavitoria.blogspot.com.br
                              

terça-feira, 5 de junho de 2012

Procon-PE realiza feira cultural


Finalidade é orientar a população sobre o uso consciente de produtos que afetam o planeta


O Procon Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, realiza, nesta terça-feira, uma feira cultural em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento acontecerá no Pátio do Livramento, no Bairro de Santo Antônio, das 9h às 16h.

De acordo com o órgão, a feira cultural tem como objetivo informar e conscientizar os consumidores que passarem pelo local sobre o uso consciente de produtos que afetam o planeta. Para isso, o evento contará com apresentações artísticas e exposição de trabalhos com materiais recicláveis e reaproveitáveis.

O evento é uma iniciativa do “Procon Educa”, projeto iniciado em 2009 com o objetivo de promover atividades educativas e de conscientização através palestras e oficinas para diferentes públicos, como estudantes, professores, lojistas e comunidades em geral. A proposta não é só informar, mas educar e promover uma mudança de atitude na população pernambucana no que diz respeito às relações de consumo.

Participarão do evento escolas públicas, associações e diversas entidades das seguintes cidades pernambucanas: Buenos Aires, Goiana, Ribeirão, Recife, Passira, Paudalho, Glória do Goitá, Barreiros, Chã de Alegria, Vicência, Lagoa do Carro e Limoeiro.

Serviço:

Feira cultural em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Onde: Pátio do Livramento, bairro de Santo Antônio
Quando: 5 de junho (terça-feira)
Hora: das 9h às 16h

Fonte: Diario de Pernambuco

BANCOS FECHAM NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI (07)

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN informa que não haverá atendimento bancário na próxima quinta-feira (07), em função do feriado nacional de Corpus Christi. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). 

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 08 (sexta-feira), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

O diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado, canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor. 

Os clientes podem, ainda, agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). 

Fonte: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos 
Diretoria de Comunicação