terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Programa do Sebrae vai ensinar crianças e adolescentes nas salas de aula como ter seu próprio negócio

Crianças e adolescentes do ensino fundamental vão aprender como se tornar empreendedores e, quem sabe, montar seu próprio negócio no futuro. A partir de maio deste ano, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), criado pelo Sebrae de São Paulo, vai ser aplicado em colégios públicos e particulares em todo o Brasil. O programa é destinado a jovens de 6 a 14 anos.
O Sebrae em Pernambuco já tem experiência no assunto. Entre 2007 e 2011, aplicou a técnica em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi estadual (IEL-PE). No total, foram capacitados 230 professores, que levaram a metodologia para as salas de aula de onze municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, com 2.686 alunos.
Embora a ação do Sebrae seja indireta – são 90 horas de repasse da metodologia aos professores-monitores – os resultados repassados pelo IEL-PE mostraram os benefícios das atividades junto às crianças. De acordo com a gestora do JEPP no estado, Cláudia Azevedo, foi notada uma mudança de comportamento dos participantes. Os jovens se tornaram protagonistas e desenvolveram hábitos como planejamento de ações, trabalho em equipe e experimentação como estratégia de aprendizagem. Tudo isso através de oficinas, com um tema para cada uma das nove séries do ensino fundamental: doces, brinquedos ecológicos, artesanato sustentável, etc.
Para incentivar a participação, o professor informa à classe o produto e segue perguntando sobre a venda e a produção. Vai ter mais de um modelo? E cores? E a propaganda, como vai ser? Segundo Cláudia, eles são induzidos a terem um comportamento empreendedor, usando a criatividade para fazer coisas como criar o nome da loja, estabelecer preços, entre outros. São construídas miniempresas e existem metas e estratégias, mas todo o conteúdo é passado de forma lúdica, o que deixa os jovens mais animados. Ela ressalta que essa abordagem é “um diferencial para as escolas, porque elas não costumam trabalhar a questão do empreendedorismo”.
Para Lorena Costa, analista do projeto pelo IEL-PE, os resultados foram muito positivos. “Temos a certeza que os jovens que foram expostos a essa metodologia não verão mais o mercado de trabalho com os mesmos olhos. Eles sabem que podem ser agentes de mudança na sociedade em que estão inseridos, sabem que são capazes de gerar renda para si e para terceiros”, afirmou ela.

Fonte: Diario de Pernambuco.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PALESTRA SOBRE COMBATE A INCÊNDIO E NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS DE QUEIMADURAS.












A Associação Comercial de Vitória reuniu Empresários locais, Nesta quinta feira dia 26 de janeiro de 2012, que participaram de uma palestra com o Cabo Leonardo Pedro da Silva, do 1º Grupamento de bombeiros-Vitória, com o Tema: Noções de Combate a Incêndios e Primeiros Socorros.























Os assuntos abordados nesta palestra estão disponiveis na ACIAV.
INFORMAÇÕES: (81) 3523-1174 E-mail: aciav@hotmail.com

Av. Mariana Amália Nº 288 - Centro - Vitória

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SÃO PAULO LANÇA FORTE CAMPANHA CONTRA SACOLAS PLÁSTICAS

A APAS-Associação Paulista de Supermercados está com uma forte campanha, que passa a vigorar a partir de 25 de janeiro, de substituição de sacolas descartáveis por uma opção mais sustentável: como sacolas reutilizáveis, carrinhos de feira, caixas de papelão, etc.

A campanha VAMOS TIRAR O PLANETA DO SUFOCO é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolinhas descartáveis.
Essas sacolinhas deixam uma trajetória de estragos: entopem bueiros, provocam enchentes, poluem rios e causam a morte por asfixia de inúmeras espécies de animais, contaminando o meio ambiente durante as centenas de anos que demoram para se decompor.

Assim, o setor supermercadista torna-se um multiplicados de informações.

Naturalmente isso provoca a manifestação dos fabricantes de sacolas plásticas que vêem dificuldades em conciliar essa nova tendência aos seus produtos.

Maiores detalhes da campanha além de outras informações importantes, podem ser encontrados no site http://www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br/

No site da APAS http://www.portalapas.org.br/ você pode até baixar o Guia da Loja Verde, e ver várias outras maneiras simples de trabalhar de forma sustentável.


Fonte: Revista Super Varejo

domingo, 22 de janeiro de 2012

FERIADOS PARA A MAIORIA, PREJUÍZOS PARA O COMÉRCIO

FGV calcula que setor amarga perdas de até R$ 50 bilhões com dias parados.
Os feriados prolongados trazem prejuízos ao comércio nacional, asseguram os especialistas. “Ganham os comerciantes de shopping centers e perdem os comerciantes de lojas de rua”, avaliou ontem o professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, Daniel Plá. Segundo ele, as perdas de faturamento do comércio brasileiro em 2012 atingirão cerca de R$ 50 bilhões. “Se a gente fala que um terço, pelo menos, desse valor, os comerciantes vão ter que pegar emprestado, os bancos, graças aos feriados, vão emprestar o equivalente a R$ 15 bilhões. O setor financeiro ganha com essa história e os governos perdem em termos de arrecadação tributária”.Daniel Plá estimou que em função dos feriados, os governos federal, estaduais e municipais deixam de arrecadar em torno de R$ 18 bilhões. “Só no comércio”. Já os shopping centers não têm perdas. “Pelo contrário. Ganham porque as pessoas vão para os shopping centers normalmente nos feriados. Tanto que o domingo hoje já é o segundo melhor dia de vendas para os shopping.” O primeiro é o sábado. O ano de 2012 tem dez feriados nacionais que caem em dias de semana.Os feriados que caem em sábados têm que ser considerados, porque se trata de um grande dia de venda para o comércio. Os meses que serão mais prejudicados este ano, em razão dos feriados, são fevereiro, abril e novembro.Em fevereiro, além de o mês já ter menos dias, o carnaval envolve 2,5 dias parados, que são a segunda-feira (20), a terça-feira (21) e metade da quarta-feira de cinzas (22). Em abril, há dois feriados (Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes) e um dia “enforcado”, quando em geral o faturamento cai em torno de 20%.No âmbito nacional, Daniel Plá informou que os feriados com enforcamento trazem ganhos para as cidades balneárias de pequeno e grande porte de todo o país, como Fortaleza, Florianópolis e Rio de Janeiro, porque beneficiam os setores hoteleiro e de restaurantes. “Nos feriados municipais, só ganham os shopping centers”, explica.
(Agência Brasil)

Feriados2012
1º de janeiro (fraternidade universal)
21 de fevereiro (terça-feira de carnaval)
6 de abril (Paixão de Cristo)
21 de abril (Tiradentes)
1º de maio (Dia Mundial do Trabalho)
24 de junho (São João)
7 de setembro (Independência do Brasil)
12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida)
2 de novembro (Finados)
15 de novembro (Proclamação da República)
25 de dezembro (Natal)

Fonte: Diário de Pernambuco

EMPREENDEDOR - CAIXA FINANCIA R$345 MILHÕES

A Caixa Econômica Federal vai destinar este ano R$345 milhões em crédito para empreendedores individuais, por meio do microcrédito produtivo orientado (Crescer). A operação oferece taxa de juros de 0,64% ao mês e prazo de até 24 meses para pagar. O empreendedor que tiver interesse em contratar uma operação pode se dirigir a uma agência ou a um dos postos de atendimento do banco, instalados em comnidades atendidas pelo programa.


Fonte: Diário de Pernambuco

CLASSE "C" - DESVENDANDO ESSE NOVO CONSUMIDOR

Embora com mais dinheiro no bolso, as famílias da nova classe C tendem a manter os principais hábitos que sempre tiveram, levando de duas a três gerações para que mudem seus costumes, gostos, educação e etc.Assim, pe preciso entrender as origens dessas famílias para saber como se comunicar com elas. Ao considerar que 72% dos brasileiros são analfabetos funcionais (não possuem o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas), surge a necessidade de disponibilizar materiais simples e didáticos sobre os produtos ofertados.

O boca a boca é um dos meios mais eficazes de comunicação com os consumidores da classe C, seguido da internet, que tem crescimento vertiginoso entre eles.


Algumas das principais características do consumidor da nova classe C:

. Usa cartão de crédito: 7 em cada 10 novos cartões gerados hoje no Brasil são para a classe C;

. Parcela as compras. Quanto mais parcelas, melhor;

. Pensa em consumo como fartura. Quantidade é fundamental;

. Usa internet para se comunicar, atraído principalmente pelas taxas mais baixas que as de telefonia celular;

. Gosta de festa e se reune frequentemente com a família e os amigos;

. Quer qualidade e marca, mas compra de acordo com o preço; e

. É muito mais exigente que a antiga classe C.


Fonte: Revista Confenar

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FRAUDES CRESCEM COM E-COMMERCE

O brasileiro tem muito a aprender para não cair em golpes virtuais. Dentre os sites que já saíram do ar, deixando milhares de consumidores na mão, existem endereços com nomes toscos e pitorescos ou sem qualquer lastro físico que garantisse o mínimo de qualidade na entrega. Você teria, por exemplo, coragem de fazer uma compra no site qlojao.com.br? Alguns não têm nem domínio .com.br, atuando com o amador e antigo .net.É que o avanço do comércio eletrônico, comemorado pela E-Bit - associação que tem 4,7 mil empresas do setor -, parece não caminhar na mesma toada que a maturidade do público. No Natal, enquanto as vendas em shopping centers registraram incremento de 5,5%, ante igual período do ano anterior, as vendas no e-commerce saltaram 20%, com faturamento de R$ 2,6 bilhões.
“Depois que consegue aplicar um número satisfatório de golpes, o estelionatário baixa as portas e a alternativa é procurar a polícia”, diz Pedro Paulo Marques, da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte. O condenado pode pegar de um a cinco anos de reclusão, de acordo com o Código Penal. Mas antes que a dor de cabeça vire caso de polícia, o consumidor pode se valer de alguns macetes básicos, como averiguar se um pequeno cadeado, que indica a confiabilidade das informações, aparece no canto superior do navegador. Outra dica é verificar em sites de reclamações de consumidores, como o reclameaqui.com.br, se há queixas sobre serviços prestados pelas empresas que se pretende contratar.
Fonte: Diário de Pernambuco

MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Se a venda de espaço publicitário tem tornado as redes sociais altamente rentáveis, as iniciativas de marketing para aproximar o consumidor da marca podem causar efeito contrário no público, segundo análise da consultoria TNS Research International. O estudo aponta que 57% dos consumidores em mercados desenvolvidos não querem se relacionar com marcas através das redes sociais. Na América Latina, na África e no sudeste da Ásia, porém, a resistência é muito menor. No Brasil, 59% afirmaram que as redes podem, sim, ser um local para saber mais sobre marcas e 47% costumam comentar sobre elas na internet. Quanto ao que os levam a comentar sobre as mesmas, 31% disseram que era para compartilhar sua experiência, 44% têm intenção de ajudar outras pessoas, 13% elogiam e 12% reclamam de produtos e serviços adquiridos. De acordo com o diretor de atendimento da área de tecnologia da TNS, Alexandre Momma, essa diferença de comportamento se deve pelo excesso de propagandas e informações publicitárias em países desenvolvidos, enquanto nos emergentes a aceitação é maior. “Mas no Brasil, a gente já percebe um cuidado com a poluição digital”, pondera. A pesquisa também apontou hábitos dos e-consumers. Exemplo: o que é mais relevante na hora da compra, do primeiro contato à decisão de onde comprar. Os brasileiros costumam pegar bastante material na internet sobre o que vão adquirir, sobretudo quando se trata de automóveis e de viagens, e confiam mais na opinião de amigos (45%) que na de desconhecidos (32%).Quanto à utilização de internet banking – atividade online que ocupa o 1º lugar no ranking dos Estados Unidos –, a reserva é maior entre os brasileiros, principalmente por questões culturais. “É uma questão de maturidade, de desenvolver experiência. Para que o acesso aumente, é preciso educar, mostrar os benefícios”, opina Alexandre Momma.Em 2012, a expectativa é de que o setor de serviços de localização online cresça 29% e o de internet banking, 18%. “Um ponto potencial é a utilização de internet móvel, inclusive para a compra de outros produtos”, ressalta o diretor da TNS.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MOBILIDADE É FERRAMENTA DE ACESSO A MERCADOS.

O Brasil atingiu a marca de 210,5 milhões de assinantes de telefonia celular em março deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 53,9 milhões em outubro de 2011, crescimento de 68,4% em relação a outubro de 2010, quando havia 32 milhões de acessos.

Do total de acessos de outubro de 2011, 16,3 milhões foram de conexões em banda larga fixa e 37,6 milhões em banda larga móvel. Do total de conexões móveis, 7,4 milhões são de modems e 30,2 milhões de celulares de terceira geração (3G).

Nos dias de hoje, é comum utilizar o celular para fazer check-in em empresas aéreas e acessar conteúdos de entretenimento a bordo durante o vôo, utilizando dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Alguns restaurantes têm utilizado esses dispositivos como “garçom online” no qual os clientes podem interagir com os cardápios. Lojas de departamentos já utilizam a tecnologia para detectar a presença dos clientes e automaticamente enviam um SMS com uma promoção exclusiva. Existem também funcionalidades de escanear o código de barras com o celular e obter informações sobre produtos. Em alguns países, já é possível obter informações turísticas apenas utilizando o celular.

A era da mobilidade chegou para ficar e com o foco de simplificar os processos, facilitando e otimizando o tempo das pessoas. Os empreendimentos de pequeno porte precisam estar atentos a essa tendência, pois cada vez mais os consumidores buscam soluções que garantam agilidade e interação na prestação de serviço.

O que a sua empresa pode fazer para simplificar a vida do seu cliente utilizando a mobilidade? Pense nisso, pois se ainda não pensou, com certeza o seu concorrente está pensando ou já pensou!