sábado, 29 de janeiro de 2011

DICAS PARA UM BOM RECRUTAMENTO DE PESSOAL


Como saber quem será o melhor funcionário em meio a tantas pessoas batendo à sua porte? Selecionar um candidato não é uma equação de matemática. Embora cada negócio e vaga exijam perfis e métodos direfenciados de seleção, Priscila Soares, Diretora de Recursos Humanos, fornece dicas preciosas.

. Para se preencher uma vaga, coloca-se anúncios em jornais, utiliza-se a internet ou até mesmo o boca a boca, dependendo do caso. Muitas empresas colocam anúncios nos murais da faculdades, uma ótima forma para se aproveitar estudantes para primeiro emprego, geralmente cheios de vontade para trabalhar. Também é interessante fazer um recrutamento dentro da empresa, ou para efetuar promoções de funcões internamente ou para pedir que os próprios funcionários façam indicações. Mas tome o cuidado para não contratar parentes próximos dos seus funcionários para evitar vários possíveis incovenientes tais como: um encobrir as falhas e erros do outro, provocar favorecimentos entre outras possíveis ocorrências.

. O próprio empregador pode fazer o processo seletivo. Ele deve receber os currículos e avaliar os mais adequados. Depois, deve chamar para uma entrevista e fazer perguntas pertinentes, observando a postura do candidato.

. Cerca de 85% dos profissionais mentem no currículo. A pessoa pode até ter tido algum tipo de contato com a competência descrita, mas não a domina. Podemos perceber isso ao perguntar como ele desenvolve determinada habilidade, solicitando que a descreva passo a passo. Se o candidato não souber, certamente ficará confuso.

. É preciso checar as referências. Quando uma empresa pela qual a pessoa já passou confirma o período trabalhado, mas prefere não comentar nada, quer dizer que houve algum problema com ele.

. Pessoas não qualificadas podem se tornar bons profissionais desde que sejam comprometidas com o trabalho e bem treinadas. Vale à pena qualificar funcionários, porque, além de baratear os custos, existe a oportunidade de moldá-los de acordo com o modelo da empresa.

Fonte: Revista Ticket e Negócios

PRIMEIRA REUNIÃO DA ACIAV - 2011


Na próxima quinta feira, dia 03 de fevereiro, às 7:30h da manhã, será realizada a primeira reunião do ano da ACIAV, em sua sede.
Todos os membros da Diretoria, inclusive suplentes e Conselho Fiscal, estão sendo convocados a participar.
Associados que quiserem comparecer para levar suas sugestões também serão bem vindos.
A pauta do encontro será: calendário 2011.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PREMIADOS DO CONCURSO CULTURAL AS MARCAS DA VITÓRIA - PREMIANDO AS BOAS AÇÕES


Durante o período de agosto/10 até a semana passada, a ACIAV promoveu o Concurso Cultural As Marcas da Vitória - Premiando as Boas Ações. Cada consumidor das lojas participantes que não usava as sacolas plásticas de qualquer estabelecimento participante da campanha recebia um cupom para colocar sua frase. Dentre milhares de cupons, foram selecionadas as 12 melhores frases, que brevemente serão publicadas. Abaixo, segue a relação dos premiados com um notebook cada um:

1. ANTONIO MARINHO – RUA 04 – LÍDIA QUEIROZ

2. ANGELA MARIA – BARÃO DA ESCADA

3. HUMBERTO LIRA – ALTO DA BALANÇA

4. FELIPE GEOVÁ DA SILVA – RUA SAULO DE TARSO – LAGOA REDONDA

5. MANOEL DIOMEDES – BELA VISTA

6. EDMILSON DE SÁ – JABOATÃO DOS GUARARAPES

7. MARIA HELOISA RODRIGUES – LAGOA REDONDA

8. MÁRCIA MARIA DO N SILVA LIMA – AV. IRECE QUEIROZ – LOT SÃO SEVERINO

9. SIMONE CRISTINA SANTIAGO – RUA DR. JOSÉ AUGUSTO – MATRIZ

10. ROSINALVA JOSEFA DE PAIVA SILVA – RUA N. Sra. APARECIDA – AMPARO

11. FRANK SINATRA GOMES DA SILVA – LOT HENRIQUE QUEIROZ – CENTRO

12. ARTHUR STENIO F LOPES – JOÃO DE MEDEIROS – SÍTIO DO MEIO

Parabéns aos ganhadores.
A etapa da premiação terminou. Mas a camapnha continua no sentido de conscientizar cada vez mais pessoas a reduzirem o uso de sacolas plásticas.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 13º CONGRESSO NORDESTINO DE ECOLOGIA


Já estão abertas as inscrições para o 13º Congresso Nordestino de Ecologia, organizado pela SNE (Sociedade Nordestina de Ecologia), entre os dias 10 e 13 de maio próximo, no Mar Hotel – Recife/PE.

O tema central do evento é “Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais”. O Congresso pretende promover o debate técnico-científico sobre práticas e percepções que se aplicam a partir do conceito de sustentabilidade nos empreendimentos ambientais.

As inscrições para o evento e para os minicursos já podem ser feitas pelo site www.sne.org.br com desconto até o próximo dia 28 de fevereiro. Quem estiver interessado em inscrever trabalhos técnico-científicos só poderá fazê-lo até o dia 20 de março.
Estão previstas mesas redondas, minicursos, conferências, apresentações de trabalhos científicos e debates.

SERVIÇO:

- O quê: 13º Congresso Nordestino de Ecologia da SNE – “Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais”.

- Quando: de 10 a 13 de maio de 2011, no Mar Hotel, Recife/PE.

- Para quem: profissionais liberais de diversas áreas, técnicos e gestores ambientais, estudantes universitários, professores das Universidades e de escolas, empresários, ambientalistas, entre outros.

- Quanto: Com desconto, até 28/02 - R$ 300,00 (profissional); R$ 230,00 (sócio da SNE); R$ 150,00 (estudante); R$ 230,00 por pessoa (para grupos acima de 5 pessoas).

- Como participar: inscrições no site da SNE (www.sne.org.br)

Fonte: blog A Voz da Vitória

CUIDADOS COM ABORDAGEM


A abordagem preventiva pode gerar bons resultados tanto na redução do risco de furto como nas implicações legais. Desde que algumas precauções sejam adotadas, caso contrário, aumentam os riscos de processos pedindo indenização por danos morais. Por isso deve-se:

. Nunca colocar as mãos no cliente ou em seus pertences pessoais para não ser acusado de agressão e lesão corporal;

. Nunca acusar de furto, por mais que tenha como comprovar a prática. A calúnia se caracteriza quando o que se diz é ouvido por um terceiro, outro cliente, por exemplo;

. Nunca fazer qualquer abordagem se não tiver 100 por cento de certeza;

. Conversar sempre na presença de uma testemunha, se possível do mesmo sexo e de preferência que não seja funcionário (um outro cliente);

. Afastar o cliente da área de vendas para um local mais reservado, se possível que tenha câmeras filmadores, mas nunca trancar a porta ou poderá ser acusado de cárcere privado;

. Quando um suspeito é abordado já fora da loja e com o objeto do furto, comprovadamente sem ter passado no caixa, já está caracterizado o furto.

Fonte: Revista Super Varejo

FICANDO DE OLHO NA LOJA


Existem vários tipos de "clientes" que furtam na sua loja:

O FURTANTE OCASIONAL - geralmente é um cliente regular. Compra produtos e tenta levar mais alguma coisa de "brinde". É discreto, não chama a atenção; puxa conversa com funcionários e até pede ajuda. Quando são pegos, muitas empresas optam por não chamar a polícia; liberam o indivíduo por considerar que subtraiu itens de baixo valor.

O IMPULSIVO - não é cliente; age só e costuma sair sem comprar. Aí se enquadra o cleptomaníaco também. Merece atenção especial, pois a exceção pode virar regra. Acionar a polícia e registrar um boletim de ocorrência ajuda a conter futuras tentativas.

O PROFISSIONAL - geralmente age em dupla ou quadrilha. Cada membro possui uma função, como desviar a atenção da equipe enquanto outros agem. Utiliza sacolas preparadas, alicates para cortar dispositivos eletrônicos e de segurança. Chamar a polícia é obrigatório.

SÃO SUSPEITOS PORQUE ...

. olham muito para os lados
. levantam o produto à altura dos olhos observando o movimento de funcionários
. deixam cair o produto no chão para colocá-lo na bolsa ou na sacola
. permanecem por muito tempo em um local de pouca visibilidade e circulação de funcionários
. abrem bolsa ou sacola de forma proposital em local onde se escolhem produtos
. provam produtos na área de venda

... E NÃO ESCONDEM O OBJETO DO FURTO SÓ EM MEIAS, MAS EM

. casacos
. guarda-chuvas
. sacolas
. saias
. livros
. carrinho de bebê e falsa barriga
. mochila
. paletó
. pasta, maleta
. bolsos

Fonte: Revista Super Varejo

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BONS NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL


As redes sociais se tornaram um ótimo canal para comunicação e divulgação que merece ser explorado pelas empresas.
É um marketing sem custo, mas que envolve dedicação.
Aqui vão algumas dicas para quem quer investir nesta área.

TWITTER

. Não saia jogando informações aleatoriamente, é preciso ter um propósito. Tente seguir uma política de uso e postar mensagens de conteúdo relevante;
. Procure usar hashtags (#). Isso ajuda as pessoas a lhe acharem na rede e também reforça a sua imagem;
. Invista numa boa foto e num visual diferenciado;
. Retwittet o que achar interessante e tiver a ver com o seu negócio. Isso transmite uma imagem de constante atualização e ajuda a chamar atenção de mais internautas;
. Se pretende anunciar promoções, aproveite o público também para agregar conteúdo.

FACEBOOK

. Abra uma fan Page. Ela é basicamente um perfil corporativo no Facebook. Com uma, é possível abrir fóruns de discussão, implantar um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) online, receber e escrever comentários, hospedar uma loja virtual, colocar fotos, esclarecer dúvidas de internautas e fazer propaganda de outras redes sociais.

DICAS GERAIS

. Delegue a responsabilidade de atualizar as redes sociais a quem realmente sabe interagir. Rede Social é um ponto de contato com seus clientes e é mais uma questão humana do que tecnológica.
. Planeje. Como qualquer outra ação dentro da sua empresa, participar de redes requer planejamento. A internet funciona como a extensão da imagem da sua marca.
. Monitore, interaja, acompanhe sempre. Não deixe seus seguidores no vácuo.
. Não adiante entrar na rede e não divulgar. Peça para que seus funcionários comentem com outras pessoas, faça propaganda de boca a boca, coloque seus endereços online no seu cartão de visitas ou elabores formas criativas de publicar a informação em murais e locais de grande visibilidade.
. Cuidado com o que fala e como fala. Na internet, raramente dá para voltar atrás.
. Se você não quer ou ainda não está preparado para ser atuante na rede, procure entrar para ouvir o que as pessoas falam da sua empresa, sua marca, seus concorrentes e saber por onde seus clientes navegam.

Fonte: Jornal do Comércio

CURSO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM REDES SOCIAIS
Estão abertas as inscrições para o Curso de Estratégias de Marketing em Redes Sociais, oferecido pela Amcham Recife, no dia 27 deste mês. Destinado aos interessados em desenvolver ações de divulgação corporativa no mundo digital, o curso será ministrado por Fred Alecrim, consultor da Ponto Referência (Fortaleza). Outras informações podem ser obtidas pelo tel.: (81) 3221-4764 ou no site www.amcham.com.br.

domingo, 23 de janeiro de 2011

GESTÃO DE PERDAS


Com o aumento da concorrência e das despesas, redução das margens e pressão do Governo com fiscalizações e cobranças de alta carga tributária, o empresário tem que se utilizar de todas as estratégias administrativas possíveis para crescer no seu ramo ou pelo menos se manter.
Uma delas é a GESTÃO DE PERDAS, que envolve prevenção, controles, segurança, treinamentos e até reciclagem. Vamos colocar aqui esses tópicos, de uma forma bem simples e direta, mas que devem ser bem observadas em todo tipo de empresa.

GESTÃO DE PERDAS
INVENTÁRIO
O inventário é uma das principais ferramentas no controle das perdas, fornecendo indicações valiosas sobre os produtos ou segmentos que concentram o maior percentual de perdas, auxiliando na definição das prioridades para combatê-las. Com o inventário é possível levantar erros de recebimento, de cadastro, de estocagem e de organização.
Tendo o conhecimento do estoque, das validades e do giro dos produtos podem-se organizar estratégias de vendas para dar saída a vários produtos que estão como excedentes, sem giro, próximos do seu vendimento ou fora das áreas de venda. Afinal, perda grande mesmo é a da “não venda”.

SEGURANÇA
Todo empresário deve estar consciente de que toda loja perde sim. Mas podemos reduzir estas perdas com investimentos e com procedimentos mais detalhados.
. Redobrar a atenção no recrutamento, seleção e treinamento do seu pessoal;
. Dependendo do tipo de produto que se trabalha, colocar etiquetas eletrônicas;
. Instalar um circuito fechado de TV – sistema de monitoramento por câmeras que permite visualizar todo o processo de controle de acesso de colaboradores e terceiros, fluxo de clientes, locais estratégicos e áreas de riscos. Até mesmo câmeras falsas inibem muitas ações.
. Alarme de presença, com sensores em vários pontos do estabelecimento. O sistema ainda dispõe de botão de pânico, a ser acionado em situações de furtos e roubos, que tocam na central de monitoramento da empresa de segurança que se encarrega de ir ao local e de acionar a polícia.

EQUIPAMENTOS E MAQUINÁRIO DA LOJA
. Comprar equipamentos de boa procedência e econômicos;
. Realizar manutenção preventiva;
. Utilizar dispositivos de proteção elétrica: disjuntores, no breaks, estabilizadores ao invés de extensões;
. Evitar “quebra-galhos”. Chamar sempre a assistência técnica autorizada;
. Sempre que possível, optar por iluminação natural: telhas translúcidas, janelas amplas e tetos e paredes em cores claras;
. Luminárias abertas melhoram a iluminação; modelos espelhados aumentam a eficiência das lâmpadas;
. Orientação à equipe para apagar as luzes de dia e ao deixar os ambientes; e
. Informar-se sobre programas que auxiliam no diagnóstico dos gastos e orientam sobre economia de energia, como o Programa de Eficiência Energética (Proefi) do SEBRAE.

RECICLAR
Destinar um local para a guarda de papelões e plásticos, de forma organizada, para repassar para as empresas que já trabalham com isso. Aqui em Vitória existem algumas e que vão até no local para fazer a coleta e pesagem.

REALIZAR AUDITORIAS
A necessidade constante de estar sempre fiscalizando todos os setores do seu negócio é bem recompensada quando realmente existe o controle. É preciso cuidados com armazenagem, temperaturas e empilhamento, tanto nos estoques como nas áreas de vendas. Funcionários devem ser treinados para fazer essa vistoria e serem cobrados por isso.
O cumprimento de metas estabelecidas para a redução de perdas e custos pode e deve ser incentivado com recompensas aos colaboradores que fizerem por merecer, apresentando bons resultados.

Fonte: texto confeccionado com base na Revista Super Varejo

sábado, 22 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM FRAUDES


As fraudes estão se tornando uma grande preocupação para as empresas: estudos demonstram que ocorrências do tipo são cada vez mais comuns e tendem a aumentar. Um dos motivos é a falta de profissionais treinados para trabalhar com prevenção, detecção e investigação. "Pesquisa da consultoria KPMG com mais de mil empresas revela que 50% delas indicam o treinamento de funcionários como principal medida para combater o problema. Isso é um alerta da falta de preparo em se lidar com issso", diz Mário Sérgio Ribeiro, coordenador didático da pós-graduação em fraudes empresariais da Fundação Instituto de Administração.

Fonte: Revista Vitrine do Varejo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

INCLUSÃO DIGITAL TOTAL


Estão disponíveis no site www.beabyte.com.br aulas de excel, que é o programa de planilhas da Microsoft.
O be-a-byte é um projeto de inclusão digital que disponibiliza, indiscriminadamente, o acesso ao conhecimento que muitas pessoas carentes ou excluídas socialmente normalmente não teriam. Este trabalho é feito através de vídeo aulas gratuitas e com qualidade. Acrescentem este site aos seus favoritos, conheçam mais sobre este projeto e aproveitem e divulguem esta imperdível oportunidade.

Rosângela Martins
ACIAV

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ASSUNTO POLÊMICO – OPINIÃO


MOTO - SOLUÇÃO OU PROBLEMA?
Todos os dias vemos nos noticiários acidentes envolvendo motocicletas.
Elas estão em toda parte e saem de onde menos se espera. Os motoqueiros mais ousados ou experientes se arriscam a passar em qualquer imprensado, como se as motos fossem confeccionadas de material flexível.
Por que eles têm tanta pressa?
Se em cima de uma moto o motorista está tão exposto e desprotegido, ele não deveria ser muito mais cauteloso e paciente? Seria o lógico.
Na verdade, diante de um trânsito cada vez mais tumultuado a moto passou a ser a melhor alternativa: pegar um moto taxista ficou mais barato, mais cômodo e mais rápido do que pagar mais caro por um táxi, do que esperar para pegar um ônibus lotado ou do que enfrentar o forte sol de uma caminhada a pé.
Com vários tipos e modelos, consórcios e financiamentos, as prestações cabem em qualquer bolso. Com incentivos de redução de IPI que o Governo andou dando, então, elas se tornaram uma "praga".
Por conta dessa proliferação, os acidentes envolvendo motos crescem de uma forma absurda. Quando não faz vítimas fatais, deixa seqüelas pelo resto da vida. O próprio SUS amarga as despesas e a lotação dos hospitais de tantos acidentes; sobrecarregando também a Previdência com o pagamento de auxílios e de benefícios.
Nem mesmo o bafômetro está sendo capaz de inibir esses números de forma significativa.
Faltam ações por parte dos governos para investir na melhoria do transporte público.
Falta rigidez por parte do DETRAN tanto nas etapas de formação do condutor de moto quanto na fiscalização nas ruas.
Na minha opinião, motoqueiro deveria ter, no mínimo, 6 meses de lições nas auto escolas, com ênfase em direção defensiva; e ficar 2 anos com uma habilitação provisória, para só aí, depois desse prazo, poder retirar a definitiva, caso não tivesse cometido nenhuma infração grave.
As motos teriam tudo para ser uma solução, mas, diante do seu mau uso acabaram gerando uma grande dor de cabeça.

Rosângela Martins
Secretária Geral da ACIAV

ESTEJA BEM INFORMADO


TAXA DE JUROS SOBE PARA CONTER INFLAÇÃO
Copom decide ampliar a taxa Selic de 10,75% para 11,25%, para dar continuidade ao trabalho de desacelerar o consumo e conter a inflação. Esta taxa básica determina o custo do dinheiro para os bancos e, por isso, serve de base para os juros dos empréstimos a empresas e consumidores.

BOM PREÇO FECHA LOJA EM OLINDA
A decisão foi tomada pelo Grupo Wall Mart que diz que a decisão tem a ver com a baixa rentabilidade da loja.

GAROTO LANÇA LINHA DE BISCOITOS NO NORDESTE
A empresa deve lançar em fevereiro os biscoitos recheados e em tortinhas com as marcas Garoto, Batom, Serenata de Amor e Talento.

PRAZO MAIOR PARA DECLARAÇÃO DE IR AO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional pelos empreendedores individuais de 31 de janeiro para o último dia de fevereiro de cada ano.

DESPREPARO PREOCUPA TRABALHADOR
E deve preocupar as empresas também. Pesquisa revela que falta de qualificação para o mercado é a maior dificuldade enfrentada pelos desempregados no país.

CURSO DE ESTRATÉGIA EM REDES SOCIAIS


Estão abertas as inscrições para o Curso de Estratégias de Marketing em Redes Sociais, oferecido pela Amcham Recife, no dia 27 deste mês. Destinado aos interessados em desenvolver ações de divulgação corporativa no mundo digital, o curso será ministrado por Fred Alecrim, consultor da Ponto Referência (Fortaleza). Outras informações podem ser obtidas pelo tel.: (81) 3221-4764 ou no site www.amcham.com.br.

Fonte: Jornal do Comércio

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COMENTÁRIOS EMPRESARIAIS


BANCO - PARCEIRO DO EMPRESÁRIO

Os bancos estão assumindo um novo papel na vida dos clientes. De olho na fidelização da clientela e na aquisição de novos correntistas, os Gerentes de banco passaram a assumir uma nova postura: a de consultores financeiros. Da mesma forma, todo empresário deve procurar estreitar este relacionamento que se torna vantajoso para ambas as partes.
Os Gerentes podem orientar sobre as melhores taxas e as melhores aplicações, dentro do perfil e da disponibilidade financeira de cada um. Muitas linhas de crédito também existem: desde limites em conta corrente garantidos pelos créditos de cartões até empréstimos para pagamento de 13º salário, a juros bem baixos. Bancos como a Caixa Econômica Federal, o BNB e o Banco do Brasil também têm várias linhas de financiamento com recursos vindos do BNDS.
Logicamente, qualquer Gerente de banco vai fazer questão de oferecer bons produtos àqueles clientes que são considerados “bons pagadores”, que têm histórico, que possuem outros produtos do banco, ou que mantêm um bom grau de amizade sem apresentar algum risco de perda para a instituição financeira.
Portanto, se você, empresário, tiver qualquer dúvida ou precisar de algum capital de giro ou para investimento no seu negócio, o primeiro lugar a recorrer é a agência do banco onde você centraliza as suas operações. Certamente o seu Gerente vai lhe oferecer a melhor solução.

Rosângela Martins
Secretária Geral da ACIAV

ACIAV ENTREGA DOAÇÃO DE ALIMENTOS - II


No início deste mês de janeiro a ACIAV fez a entrega de 100kg de alimentos ao Instituto Vitória Humana. Os alimentos foram arrecadados como inscrição de cursos promovidos pela ACIAV em convênio com o Curso Dinâmico.

IVH - INSTITUTO VITÓRIA HUMANA
RUA ANTONIO PEREIRA DE LIMA, 129 - LAGOA REDONDA
CEP.: 55602-970

ACIAV ENTREGA DOAÇÃO DE ALIMENTOS - I


No início deste mês de janeiro a ACIAV fez a entrega de 100kg de alimentos ao Lar do Idoso na Bela Vista. Os alimentos foram arrecadados como inscrição de cursos promovidos pela ACIAV em convênio com o Curso Dinâmico.

INSTITUTO FILANTRÓPICO EVANGELICO DE PERNAMBUCO
RUA NOVA DO CAMPO, S/N - BELA VISTA
EMAIL: IFEPEOLARDOIDOSO@HOTMAIL.COM.BR
FONE: 3526-4882
DOAÇÃO: BB AGÊNCIA: 0233X - CC 3.266-2

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CURSOS ON LINE


Para quem não tem muito tempo, os cursos à distância são excelentes opções de aprendizado e reciclagem profissional. São vários cursos on line, inclusive gratuitos, à disposição de qualquer um que tenha um computados com internet. Aqui vão duas dicas: os sites da Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br) e o do SEBRAE (www.sebrae.com.br). Vale à pena!

Rosângela Martins
Secretária Geral da ACIAV

domingo, 16 de janeiro de 2011

PUMLÕES LIMPOS


A cidade de Garanhuns, no Agreste, colocará em vigor a partir de abril lei que limita o consumo de cigarros e de outros produtos derivados do fumo, que valerá para ambientes de uso coletivo - públicos ou privados.
É realmente um avanço e um exemplo para municípios do interior.
De cara, com esta lei antifumo, todos os garçons que trabalham em ambientes fechados já saem ganhando. Isso porque estatísticas de entidades que travam luta eterna contra o câncer mostram que esses profissionais têm três vezes mais possibilidades de contratir a doença.

Fonte: Diário de Pernambuco

LÂMPADAS


Decreto do governo federal determina que as lâmpadas incandescentes devam ser retiradas do mercado até 30 de junho de 2016. Os países mais desenvolvidos baniram esse tipo de lâmpada com o objetivo de economizar energia e preservar o meio ambiente. Os modelos fluorescentes exigem um investimento inicial do consumidos porque as incandescentes são mais baratas. Uma de 60 w custa em torno de R$1,50 e possui vida média de 1000 horas. Já a fluorescente equivalente, a de 15 w, tem preço de R$7,50, com vida de 8000 horas e com um consumo de energia muito menor.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 15 de janeiro de 2011

COMENTÁRIOS EMPRESARIAIS


A PARTIR DE HOJE, O BLOG DA ACIAV LANÇA A COLUNA "COMENTÁRIOS EMPRESARIAIS", UM ESPAÇO DEDICADO ÀS OPINIÕES, COMENTÁRIOS, AGENDAS E EVENTOS DOS EMPRESÁRIOS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO; UM ESPAÇO PARA ANÁLISES E DISCUSSÕES.
Janeiro é um mês fraco para o comercio em geral, com exceção do segmento de materiais escolares. Os municípios que não têm praia sofrem com a migração de parte significativa dos seus habitantes durante este período de férias.
Comerciantes que já estão no ramo há algum tempo já sabem disso e se preparam com uma reserva para pagar os impostos e tributos que vêm pela frente, para fazerem o inventário dos seus negócios e também para colocar mais funcionários de férias.
Excluindo a sazonalidade, alguns segmentos vêm crescendo na nossa economia e todo empreendedor que se preza deve estar atento para isso.
Ramos ligados à construção civil e à comercialização pela internet são alguns exemplos.
Na nossa cidade, em especial, com a vinda de tantas indústrias, as oportunidades estão surgindo para empresários e trabalhadores.
Agregar serviços, diversificar a oferta de produtos, se profissionalizar e se atualizar, oferecer mais benefícios e treinamentos aos seus empregados e estar preparado para aproveitar as oportunidades são fatores que vão garantir uma vida saudável e mais longa às empresas da nossa terra.
Rosângela Martins

MANDEM SEUS COMENTÁRIOS, OPINIÕES, AGENDAS E EVENTOS PARA QUE DIVULGUEMOS NO NOSSO BLOG

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Prazo para declaração de rendimentos das MPE está aberto

Empreendedores individuaios têm até o dia 30 de janeiro para entregar a Declaração Anual para o Microempreendedor; para micro e pequenas empresas prazo vai até o fim de março

Mariana Flores

Brasília - Empreendedores individuais e donos de micro e pequenos negócios devem ficar atentos. Será aberto e 1º de janeiro o prazo para declarar os rendimentos referentes ao ano de 2010. Os mais de 800 mil trabalhadores por conta própria formalizados em todo o País têm até o dia 30 de janeiro para entregar a Declaração Anual para o Microempreendedor Individual.

Para os donos de micro e pequenas empresas o prazo é um pouco mais longo. Os 3,6 milhões de optantes pelo Simples têm até o fim de março para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Todos devem fazer a declaração na página da Receita Federal sob pena de pagar multas de R$ 50 (empreendedores individuais) e de R$ 200 (micro e pequenas empresas).

“Os empreendedores não devem deixar de declarar. É muito simples e fácil fazer a declaração e as informações são importantes para o governo mapear as necessidades dos empreendedores individuais e das micro e pequenas empresas e para melhorar o Simples”, orienta o gerente adjunto de Políticas Públicas do Sebrae, André Spínola.

A data limite para entrega da declaração dos trabalhadores por conta própria pode ser prorrogada para 28 de fevereiro, o que ainda depende de decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional. A declaração é feita no endereço http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/DASNSIMEI.app/Default.aspx.

Pode formalizar-se como Empreendedor Individual todo trabalhador que trabalhe por conta própria e tenha renda anual de até R$ 36 mil. Com a formalização, os profissionais passam a contar com diversos benefícios, pagando, no máximo, R$ 62,10 por mês. O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) permite que os autônomos abram conta em banco no nome da empresa, tenham acesso a crédito com juros mais baratos e emitam nota fiscal na hora de vender para outras empresas ou para o governo. Com a empresa legalizada, o empreendedor também passa a ter cobertura da Previdência Social.

Micro e pequenas empresas

A entrega da Declaração dos micro e pequenos negócios é feita exclusivamente pela internet, na página da Receita: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/. O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado que beneficia empresas com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões.

Os empreendedores que tiverem dúvidas na hora de fazer a declaração podem procurar o Sebrae nos estados. Consultores treinados farão o atendimento aos donos de pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas nas páginas: www.sebrae.com.br e www.portaldoempreendedor.gov.br.


Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 ou 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

domingo, 2 de janeiro de 2011

Empreendedorismo é tema de curso do Centro de Tecnologia do Varejo

Quer abrir o próprio negócio? Tenha mais chances de ser bem sucedido, entendendo sobre as dinâmicas que envolvem a criação e a manutenção de um negócio, o que é ser empreendedor e como realizar um planejamento, assuntos do curso "Empreendedorismo – Plano de Negócios Inovadores", com duração de uma semana, de 17 a 21 de janeiro, das 19h às 22h, ministrado pelo Centro de Tecnologia do Varejo do Senac Pernambuco.

O objetivo é oferecer ao estudante informações e conhecimentos das práticas de gestão, das características e habilidades do empreendedor e possibilitar a criação de plano de negócio com ênfase na criatividade e sustentabilidade. A arte de empreender, os mercados fornecedor, concorrente e consumidor e o plano de negócio estão entre os assuntos tratados durante o curso.

Quem desejar participar deve comparecer à Central de Atendimento Senac, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500, no bairro de Santo Amaro. O investimento é de R$ 136, que pode ser divididas em até seis parcelas no cartão de crédito. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 081 1688 ou (81) 3413.6784.

Serviço

Empreendedorismo – Plano de Negócios Inovadores
Contato: (81) 3413.6784 / 6782 / ctv@pe.senac.br