sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

MENSAGEM DA ACIAV


Aos amigos, companheiros, parceiros e seus familiares.


"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."

São os votos de Feliz Ano Novo do Presidente Jailton Albuquerque e de todos os membros que compõem a Diretoria da ACIAV.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DA ACIAV - 2010


Na última segunda-feira, dia 27 de dezembro, a Associação Comercial realizou a sua confraternização, reunindo associados e seus familiares e demais convidados.
A Sra. Rosângela Martins, em nome da ACIAV, recepcionou e deu as boas vindas a todos, passando a palavra para o Presidente, o Sr. Jailton Albuquerque, que fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela instituição durante o ano de 2010.
Em seguida, foi feita a doação oficial, de forma simbólica, de 200 quilos de alimentos arrecadados pela ACIAV, ao Lar do Idoso - Instituto Filantrópico Evangélico de Pernambuco, que fica na Bela Vista, e ao Instituto Vitória Humana, localizado no bairro de Lagoa redonda.
Em seguida, o Publicitário Arijaldo Carvalho proferiu algumas palavras sobre o tema "Atitudes Vencedoras", contando um pouco da sua trajetória e de alguns outros exemplos de sucesso, como o do Presidente Lula.
Após, os Empresários José Belarmino Dutra do Nascimento e João José de Gomes Medeiros foram homenagiados com o prêmio especial de destaque dos "Construtores do Progresso Vitoriense 2010", pelo desenvolvimento das suas empresas Grupo Veneza e Produtos Vitória, respectivamente.
Para concluir o evento, o Sr. Jailton fez a leitura dos nomes da nova diretoria da ACIAV para o biênio 2011/2012 e convidou a todos para o jantar.

Todas as fotos do evento podem ser vistas no www.pontofest.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

INTERIOR NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO


Governo Eduardo Campos colocou como prioridade crescimento do estado, com a interiorização de empreendimentos
E m 2014, muitos olhos estarão voltados para São Lourenço da Mata, um dos 12 palcos da Copa do Mundo no Brasil. Mas este não será o único município pernambucano a ganhar uma cara diferente até o fim da gestão Eduardo Campos. Desde 2007, quando assumiu o governo, ele colocou, como prioridade, o desenvolvimento do interior do estado. Objetivo que está sendo cumprido através de grandes obras estruturadoras e incentivos para investimentos privados.

Quando a Copa chegar, as fábricas e empresas instaladas no interior vão contar com uma série de facilidades proporcionadas pela ferrovia Transnordestina, pela transposição do Rio São Francisco e pelo Canal do Sertão. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Jenner Guimarães, obras desse tipo devem permitir uma redução nos custos de produção e logística e no tempo gasto para distribuição. Justamente por isso, serão fundamentais como cartão de visitas à Zona da Mata, ao Agreste e ao Sertão.

A expectativa de Guimarães éque os empreendimentos atraídos absorvam grande parte das pessoas que, hoje, trabalham nas obras estruturadoras e favoreçam os produtores locais. Ideia semelhante tem a economista Tânia Bacelar, da consultoria Ceplan. Segundo ela, os investimentos no interior são essenciais para imprimir equilíbrio à distribuição econômica no estado e, assim, atender a uma considerável parcela da população que reside fora da Região Metropolitana. ´Com esses empreendimentos, teremos o chamado 'efeito-renda', que é a geração de emprego e renda para a sociedade a partir de um investimento. Isso acaba provocando um aumento na compra de serviços e alimentos e o aquecimento da economia local.`

Enquanto as obras estruturadoras não são concluídas, o governo aposta alto nos incentivos fiscais a grandes empreendimentos privados. Para promover a interiorização do desenvolvimento, Eduardo Campos reformulou o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). Desde 2007, as empresas que investem no interior têm descontos superiores no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os créditos presumidos passaram a ser de 75% para a Região Metropolitana do Recife, 85% para a Zona da Mata, 90% para o Agreste e 95% para o Sertão. Antes, todas as regiões estavam igualadas (75%), o que, na visão de Guimarães, terminava por prejudicar a maioria dos municípios.

Atração

Hoje, a política de interiorização está a todo vapor. Entre 2007 e 2010, a AD-Diper registrou a atração de 123 projetos de empresas para áreas fora da Região Metropolitana, num investimento total de R$ 2,66 bilhões (R$ 739 milhões só nos nove primeiros meses deste ano) e com a criação de, aproximadamente, 15.530 empregos. Entre os municípios beneficiados, merecem destaque Goiana, na Mata Norte, onde está se formando o Polo Farmacoquímico (ancorado nas fábricas da Hemobrás e da Novartis e em uma unidade da Lafepe Química); Vitória de Santo Antão, no Agreste, que saiu de uma para, pelo menos, oito indústrias (dentre as quais, estão a Kraft Foods e a Sadia ou BRFoods); e Salgueiro, entreposto da Transnordestina, que liga os portos de Suape e Pecém (Ceará), e futura sede de uma plataforma logística multimodal e de um distrito agroindustrial.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 25 de dezembro de 2010

COMÉRCIO JÁ PREPARA AS LIQUIDAÇÕES


Mal termina a época natalina e já é hora de as lojas do varejo anunciarem as promoções. Quem conseguiu resistir aos encantos das compras e tem algum dinheiro sobrando vai poder aproveitar descontos significativos. A meta das lojas é terminar o ano com pouco estoque. A Eletroshopping e o supermercado Extra já anunciaram ontem seus saldões pós-Natal. A rede Insinuante fará ação semelhante ainda este ano, mas os detalhes ainda não foram anunciados.

A Eletroshopping saiu no anúncio de seu saldão de Natal, chamado pela rede de Vassourada. Os móveis e produtos eletroeletrônicos comercializados pelas unidades da rede estarão com até 50% de desconto, a partir da próxima segunda-feira. Todos os postos de vendas estarão sinalizados com os cartazes da promoção até o dia 31.

O cliente também vai poder comprar os produtos com desconto no Feirão de Natal, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda. Todos os itens vendidos pelas lojas da Eletroshopping estão expostos no local. A entrada é gratuita e o feirão funciona das 9h às 21h. Entre os produtos expostos estão TVs de LCD, computadores, celulares, sofás, armários, camas e aparelhos de som.

No Extra, a promoção, batizada de Papai Leléu, começa amanhã, oferecendo descontos de até 50% em eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, informática, CDs, DVDs, utensílios domésticos e brinquedos. A expectativa do grupo é de alta de até 20% nas vendas em relação ao evento realizado no ano passado. Além dos itens em oferta, a rede vai oferecer parcelamento em até 24 vezes sem juros nos cartões Extra.

A Magazine Luíza, que comprou as Lojas Maia, não faz promoção no final do ano. Tradicionalmente, o saldão de produtos da loja é realizado em janeiro, mas a data exata da temporada de descontos ainda é um mistério. Os consumidores também podem esperar saldões online, tanto nos sites das redes que têm lojas físicas quanto daquelas que só vendem pela internet.

“É normal as lojas fazerem promoções no final de ano, sobretudo as do setor de eletros. Nesse ramo, as unidades têm grande movimento até o dia 25, depois as vendas caem bastante e as promoções servem para atrair os clientes”, explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos.

Além do varejo de rua, muitas promoções podem ser encontradas nos shoppings depois do Natal. O presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshoppe), Ricardo Galdino, diz que as remarcações começam nas lojas de eletrodomésticos e as outras unidades seguem a tendência.

“Um ramo puxa o outro. Não há tempo a perder. A dica é aproveitar o cliente que vai para o shopping comprar um determinado artigo e fazer com que ele estenda as compras”. Segundo Galdino, as lojas que têm um estoque elevado fazem as promoções para terminar o ano com o menor número de produtos possível.

Fonte: Jornal do Comércio

SUSTENTABILIDADE


SUSTENTABILIDADE é o retrato de quanto a questão ambiental evoluiu desde que a rubrica Ecologia foi criada, nos anos 80. Não se fala mais em ambiente de forma isolada. O termo hoje que melhor traduz a preocupação que se tornou majoritária na sociedade é sustentabilidade. Significa encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida da humanidade ao mesmo tempo que preserve os recursos naturais do planeta.

PEQUENAS AÇÕES QUE QUALQUER UM PODE FAZER PARA COLABORAR

SUBSTITUIR SACOLAD E PLÁSTICO PELAS DE PAPEL, OU TECIDO
A sacola de plástico é a atual vilã do ambientalismo. Sua substituição é a primeira atitude sustentável que pessoas e empresas estão dispostas a adotar. O plástico das sacolad demora quatro séculos para se decompor na natureza, usa petróleo como matéria prima e, se jogado em rios e mares, provoca a morte de animais que engolem estes resíduos.

FAZER XIXI NO BANHO
A campanha lançada pela SOS Mata Atlânctica baseia-se numa conta simpes: cada descarga utiliza 12 litros de água tratada. Como um aduto saudável urina, em média, quatro vezes ao dia, são 17.520 litros de água por ano. O objetivo do xixi no banho é aproveitar a água que já está sendo usada e poupar uma descarga por dia. Evidentemente, há modos mais eficientes de economizar água. Adotar bacias sanitárias com caixa acoplada que gaste só 6 litros por descarga, por exemplo. De qualquer forma, toda iniciativa para economizar água tratada é bem vinda.

RECICLAR O LIXO
Papel, vidro e plástico são recicláveis, com vantagens óbvias para a natureza. Economizam-se matéria-prima e energia. Evita-se o acúmulo de detritos em aterros e lixões. O problema é como fazer isso. Raras cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo. Em São Paulo, por exemplo, esse tipo de serviço só atende a 20% das residências. Em muitos lugares, o melhor a fazer é encaminhar o material reciclável para instituições ou cooperativas de recicladores.

DEIXAR DE IMPRIMIR DOCUMENTOS
Economizar papel tem três objetivos. Primeiro, diminui a produção de lixo. Segundo, evita a derrubada de árvores. Terceiro, reduz o consumo de água. Doze árvores são derrubadas para cada tonelada de papel virgem. São necessários 540 litros de água para fazer um quilo de papel.

DESLIGAR OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DA TOMADA
Estima-se que, em média, 15% da conta de eletricidade de uma residência se deva ao consumo de aparelhos em stand-by. Aí está uma providência simples que resulta em economia de energia, reduzindo o uso de recursos naturais e a emissão de gases do efeito estufa, além de aliviar o pesa da conta de luz. Um uso sustentável da eletricidade pode incluir equipamentos de consumo eficiente, substituição das lâmpadas incadescentes por modelos econômicos e a administração cuidadosa do período em que o ar-condicionado permanece ligado.

DESLIGAR O CHUVEIRO ENQUANTO SE ENSABOA
A quantidade depende da vazão de cada chuveiro, mas uma boa ducha pode gastar 30 litros de água por minuto. Basta multiplicar para ver como é simples economizar água e dinheiro. Um banho diário de 10 minutos custa em média 350 reais em um ano.

PARAR DE JOGAR ÓLEO NA PIA
O óleo que é jogado na rede de esgotos ajuda a formar uma massa compacta de detritos que entope as tubulações e contribui para inundações. Quando contamina os reservatórios, o óleo torna mais caro e trabalhoso o tratamento da água para uso nos domicílios. Uma boa prática é recolher o óleo usado e encaminhá-lo a instituições ou empresas que cuidem de sua reciclagem. Este material pode viara biocombustível ou sabão.

Fonte: Edição Especial da Revista Veja sobre Sustentabilidade

OBSERVAÇÕES DA ACIAV
A nossa Associação está com a campanha nas ruas, desde agosto, junto a vários estabelecimentos e aos consumidores, para conscientizar sobre o uso e o descarte de sacolas plásticas. Sacolas retornáveis de algodão crú podem ser adquiridas em várias lojas, e o cliente final ganha cupons que dá direito a concorrer a 12 notebooks que serão distribuidos no próximo mês. É o Concurso Cultural - As Marcas da Vitória - Premiando as boas ações.

A ACIAV também, desde o início do ano, firmou um convênio com a Indústria Asa para o recolhimento e reciclágem de óleo de cozinha para a fabricação de sabão. A ACIAV instalou 4 postos na cidade onde todos podem entregar o óleo de cozinha usado, evitando jogar nas pias:
. Sede da ACIAV
. Palácio dos Alimentos
. Souza Supermercados
. Supermercado Vitória

VAREJO PREVÊ ALTA DE 15% NAS VENDAS


Os varejistas da Região Metropolitana do Recife devem encerrar o ano com vendas mais aquecidas do que em 2009. Parte deste otimismo foi traduzido em dados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que ontem divulgou pesquisa apontando alta de 7% nas vendas de novembro dos estabelecimentos do Grande Recife, em relação a outubro. De janeiro a novembro, o desempenho do comércio varejista já é de 15% melhor que o mesmo período do ano passado. Entre os responsáveis pelo bom desempenho nos primeiros 11 meses de 2010 estão as lojas de informática, com incremento de 24% ao longo do ano, e as concessionárias de veículos, cuja alta no período analisado foi de 17,5%. Segundo o levantamento, a massa salarial acompanha de perto o movimento positivo, com crescimento de quase 13% até o mês passado.

Fonte: Diário de Pernambuco

MANTEGA: PREÇOS DOS ALIMENTOS DEVEM RECUAR


Um dia depois de o Banco Central sinalizar a necessidade de aumento das taxas de juros no curto prazo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a inflação dos alimentos que acontece no Brasil não é estrutural na economia. Para ele, a alta nos preços dos alimentos está bem "detectada" e vai recuar com a queda das commodities. OBC divulgou o relatório de inflação no qual alerta para os riscos de alta e prevê que as perspectivas para os preços das commodities agrícolas são de elevação, dados os sinais de que poderá ocorrer contração na oferta dos produtos.

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL


A ACIAV, na figura do seu Presidente Jailton Albuquerque e demais membros, vem desejar a todos os leitores deste blog, associados e não associados, empresários, amigos e familiares, um Natal repleto de harmonia e saúde.
Que Deus esteja sempre presente em todos os corações e que nos guie para o caminho da prosperidade e do bem.
A todos, um FELIZ NATAL !!!!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SENAC ABRE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS


Depois de capacitar 925 pessoas de oito municípios pernambucanos em áreas relacionadas ao setor de turismo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a empresa britânica Diageo, abre novos cursos profissionalizantes gratuitos para outros 1.020 jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 30 anos.
Há vagas nas funções de bartender, garçom, camareira, recepcionista, entre outras atividades. Como incentivo à qualificação de mão de obra para a Copa 2014, as duas empresas promovem ainda aulas de inglês instrumental e qualidade no atendimento ao turista.

Ao todo, serão 41 turmas distribuídas em 12 municípios: Paulista, Olinda, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, São José do Egito, Petrolina e Salgueiro. A carga horária dos cursos varia de 60 a 300 horas, incluindo estágio não remunerado em algumas funções.

Para participar, é necessário ter o ensino fundamental completo e comparecer ao Senac mais próximo de sua residência levando original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. A lista completa de cursos e mais informações podem ser conferidas no site www.pe.senac.br.

Serviço

Senac Vitória (Vitória/Gravatá) - (81) 3523-0788
Posto Avançado no Cabo de Santo Agostinho - (81) 3421-4791

Fonte: do Blog A Voz da Vitória

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEBRAE E MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA LANÇAM INFORMATIVO SOBRE EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Publicação vai dar destaque aos principais temas voltados para a figura jurídica do EI, que já conta com mais de 750 mil formalizações

Tatiana Alarcon e Dilma Tavares

Brasília - A partir desta segunda-feira (13), profissionais de todo País formalizados pelo Portal do Empreendedor vão começar a receber o Boletim do Empreendedor Individual. De periodicidade quinzenal, a publicação será desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Previdência para dar visibilidade aos temas voltados para a figura jurídica do Empreendedor Individual. Inicialmente, cerca de 200 mil empreendedores receberão o informativo.

Nesta primeira edição, o boletim vai trazer um breve depoimento do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, sobre os benefícios do EI; uma declaração do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, sobre as oportunidades geradas pelo Programa; os resultados da Semana do Empreendedor Individual, mobilização promovida pelo Sebrae realizada em outubro e novembro para estimular a formalização nacional; o caso do vendedor considerado o primeiro Empreendedor Individual do Brasil e o papel do Sebrae no apoio e orientação aos empreendedores interessados na formalização.

Para Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, a formalização é apenas o primeiro passo para a inserção do empreendedor individual em um novo universo de possibilidades: “O boletim é um instrumento fundamental para levar informação e conhecimento ao empreendedor, como datas importantes, oportunidades de qualificação e novidades sobre licitações. Mas o importante é que esse profissional perceba que ele agora pertence a um novo ambiente de negócios. O conhecimento é a chave, e informação é conhecimento”.

Novas atividades

Em vigor desde junho de 2009, o Empreendedor Individual (EI) é uma figura jurídica que possibilita a formalização de empreendedores autônomos com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. Entre os benefícios do EI estão o registro no CNPJ, a aposentadoria e o acesso a financiamento diferenciado. Até o momento, Sebrae e parceiros já possibilitaram a formalização de cerca de 750 mil profissionais autônomos.

Recentemente, 40 novas atividades econômicas entraram para o rol das que poderão se formalizar como Empreendedor Individual. Atualmente, mais de 400 atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) podem aderir ao EI. Entre as novas categorias estão mestres de obras, carroceiros que transportam cargas e mudanças, comerciantes de cestas de café da manhã e de produtos naturais, instaladores de rede de computadores e de antenas de TV, locutores de mensagens fonadas e ao vivo e reparadores de móveis e de toldos e persianas.

A inclusão de novas categorias está na Resolução nº 78, aprovada no dia 13 de novembro pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) – sistema tributário simplificado que também inclui o Empreendedor Individual. O registro de empreendedores individuais é feito via internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

sábado, 11 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DA ACIAV - 2010

C O N V I T E
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, através do seu Presidente Jailton Albuquerque e demais dirigentes, tem a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria e Família para um jantar de confraternização entre seus associados, quando será entregue premiação especial dos "CONSTRUTORES DO PROGRESSO VITORIENSE 2010", a empresários de grande destaque em nosso município e região.
Será apresentada a nova diretoria biênio 2011/2012.
Na ocasião, estarão presentes também representantes das entidades beneficiadas com as ações da ACIAV, além de autoridades locais.


Data: 27 de Dezembro de 2010
Hora: 19:30 horas
Local: Sede da ACIAV – Av. Mariana Amália, 288 -Vitória de Santo Antão - PE
Tel -81-35231174 – e-mail: aciav@hotmail.com – WWW.aciavitoria.blogspot.com

OS EMPRESÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO CONTACTADOS PESSOALMENTE PELA ACIAV, PORÉM, AQUELES QUE NÃO RECEBERAM OS CONVITES PODEM ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM GIL EM NOSSA SEDE PARA A CONFIRMAÇÃO DA SUA PRESENÇA.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

NOVA DIRETORIA DA FACEP É APRESENTADA DURANTE CONGRESSO EM GRAVATÁ





A FACEP realizou no sábado 20 de novembro de 2010 o XII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco.
Estiveram presentes cerca de 400 empresários, presidentes, diretores e funcionários das Associações Comerciais de Pernambuco. O evento foi realizado com o apoio da ACIAG - Associação Comercial do município de Gravatá.

NOVA DIRETORIA DA FACEP PARA 2011/2012
Presidente: Djalma Farias Cintra Júnior
> Vice Presidentes
Amaury Andrerson Dias Porto
Jussara Pereira Barbosa
José Guilherme dos Santos Neto
José Sarto Lima de Carvalho


> Diretores Administrativos
Francisco Franco de Vasconcelos
Roberta Berardo
Geasy Vieira Brandão

> Diretores Financeiros
Sebastião Moreira da Silva
Luverson Lúcio Lima Ferreira
Arnaldo José Souza

> Diretores Extraordinários
Bartolomeu José Manso. Lins
Wagno Alves dos Santos
José Nilo de Queiroz Arruda
Osires Lins Caldas Neto

Conselho Fiscal -Titulares
Jailton Barbosa de Albuquerque
Aroldo Ferreira da Silva
Roberto Fábio Bezerra da Silva

> Conselho Fiscal - Suplentes
Agenor Gomes da Silva Filho
José Alves Filho
José Joaquim de Lemos

> Conselho Consultivo
Antonio Barros - Presidente
Edivaldo Guilherme dos Santos - Vice Presidente

> Representante das Associações Comerciais
João Bezerra da Silva Filho
Otávio Ferreira dos Santos
Joel Antônio dos Santos

> Consultores jurídicos
José Itamar de Lima Carvalho
Henrique César Freire de Oliveira

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO



FUNDAÇÃO HEMOPE
Nesta marca a gente confia


A ACIAV informa que nos dias 10 e 11/12/10 (sexta e sábado) o Hemope estará recebendo doadores de sangue, no horário entre 9 e 16 horas. O local, que a princípio seria na sede da ACIAV, foi transferido para a POLICLÍNICA DA CRIANÇA - Praça do Anjo - Livramento.
Apoio: Secretaria Municipal de Saúde e Lions Club Vitória das Tabocas

DISQUE DOAÇÃO DE SANGUE: 0800-0811535