domingo, 28 de novembro de 2010

DINHEIRO PARA MICROS

Sebrae vai oferecer R$ 787,5 milhões para investimento em inovação, além de tecnologia

Augusto Freitas // Diário de PE

Os micro e pequenos empresários interessados em expandir seus negócios através de processos de inovação terão um novo gás a partir de janeiro de 2011. O programa Sebraetec, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai oferecer R$ 787,5 milhões em aportes financeiros para as micro e pequenas empresas (MPEs) investirem em inovação e tecnologia. Em 2010, a instituição ofereceu R$ 28 milhões para inovação.

A ideia é que até 2013 o Sebraetec beneficie 48 mil MPEs espalhadas no Brasil. Podem participar do programa as MPEs enquadradas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas com faturamento até R$ 2,4 milhões anuais. O Sebrae vai arcar com R$ 409 milhões e o restante dos recursos virá de órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e universidades.

Em Pernambuco, inclusive, já tem empresário de olho nas vantagens do Sebraetec. É o caso de Cristina Santos, proprietária da panificadoraPão Massa. Há oito anos ela participa de capacitações no Sebrae-PE e havia planejado abrir uma filial neste ano. Seguindo um planejamento detalhado, foi possível inaugurar a segunda loja ainda em 2009. Foram 20 novos empregados contratados e planos ousados para o futuro.

´Seguindo as orientações do Sebrae, promovi um intercâmbio entre dez dos novos contratados com funcionários da primeira loja para conhecerem o funcionamento do negócio, do contrário iria treiná-los por pelo menos dois meses. Inovar não é apenas contratar ou investir em logística e estrutura`, conta. Os resultados logo apareceram e o faturamento das duas casas cresceu 50%. ´Com o novo Sebraetec, pretendo fortalecer a marca no mercado e construir uma central de produção`, ressalta, confiante.

Sebraetec deve beneficiar 43 mil micros no país até 2013

ProgramaNa nova etapa do programa, os empresários terão cinco frentes de apoio disponíveis, entre serviços tecnológicos básicos ou avançados (Sebraetec Inovação), inovações básicas ou radicais (Sebraetec Inova) e indicação geográfica de produtos. O objetivo, segundo o Sebrae, é aumentar a competividade das MPEs através da inovação e tecnologia, além de incentivar a redução de desperdícios e a segurança dos empregados.

Fonte: Diário de Pernambuco

KRAFT FOODS VAI TREINAR 1200 TRABALHADORES



A indústria vai gerar 600 empregos diretos em Vitória de Santo Antão e as contratações começam a partir de dezembro. Os outros 600 trabalhadores serão direcionados a outras demandas do município

A Kraft Foods é outro exemplo de empresa que também está treinando sua própria mão de obra. Com previsão de inaugurar a primeira fase da fábrica em Vitória de Santo Antão, em janeiro de 2011, a empresa está em pleno processo de treinamento. Para convocar a população do município, a companhia optou por contratar um carro de som que divulgou as oportunidades de emprego no empreendimento.
A maior unidade industrial da Kraft no Brasil vai gerar 600 empregos diretos. “Vamos treinar o dobro da nossa necessidade (1.200) e deixar esse pessoal capacitado para atender a outras demandas do município. Para se ter uma ideia, depois que a Kraft e a Sadia chegaram à Vitória, outras 20 empresas se instalaram na cidade”, destaca o presidente da Kraft Foods do Brasil/Nordeste, André Vercelli. O executivo participou, ontem no Recife, do CEO Fórum 2010, realizado pela Amcham e que discutiu gestão estratégica para a competitividade.

O executivo adiantou que a empresa vai iniciar as contratações para a unidade de Vitória a partir de dezembro. Até agora a empresa já treinou 800 profissionais e deverá capacitar os 400 restantes no primeiro trimestre de 2011. A capacitação é realizada pela Universidade de Alimentos (UAL) da Kraft e as aulas estão sendo ministradas na Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), em Vitória de Santo Antão, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Vercelli conta que a divulgação com o carro de som teve resultado além do esperado pela companhia. “Em apenas uma semana recebemos 15 mil currículos, que foram entregues numa tenda que montamos na praça principal do município. Além desses recebemos mais 3 mil, totalizando 18 mil currículos”, comemora o executivo.

Em janeiro, a Kraft inicia a produção dos sucos Tang e Fresh na unidade de Vitória de Santo Antão. A fábrica vai receber investimento de R$ 197,4 milhões. Vercelli revela que só em abril entram em operação as linhas de chocolates, que vão fabricar as marcas Bis e Lacta. A unidade vai atender aos mercados do Norte e Nordeste.

Atenta ao crescimento do mercado nordestino, desde 2005 a Kraft vem desenvolvendo um plano estratégico para a região. Na época, a região representava apenas 5% das vendas da empresa. Hoje, essa participação chega a 16%. Desde que foi implantado o núcleo Nordeste, que conta hoje com 400 profissionais, o crescimento médio das vendas alcançou a casa dos 25%. Para este ano, a estimativa da companhia é de uma expansão de 30% sobre o resultado de 2009.
(Jornal do Commercio).

Fonte: do Blog A Voz da Vitoria

SENAC OFERECE CURSO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE

As aulas serão realizadas em Vitória de Santo Antão, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h

Da Redação do pe360graus.com

O Senac dá início a uma nova turma do curso de “Logística de Transportes”, na próxima quarta-feira (1º). As aulas serão realizadas em Vitória de Santo Antão, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. As inscrições já estão abertas. O administrador logístico Adair Nelo irá ministrar o curso.

Durante as aulas, será feita uma radiografia sobre o funcionamento em Pernambuco dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário, que consiste no transporte de substâncias como petróleo, óleo combustível, gasolina e gás natural.

O curso custa R$ 210. Para se inscrever, é necessário comparecer à unidade Senac em Vitória, com original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.

Outras informações: 3523.0788 e 3523.1428.

Fonte: do Blog Avoz da Vitoria

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FAZENDA AMPLIA PRAZO PARA QUITAÇÃO DE ICMS

(A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RECOMENDA QUE TODOS OS COMERCIANTES SE INFORMEM COM SEUS CONTADORES SOBRE O ASSUNTO TRATADO NESTA MATÉRIA.)

Uma boa notícia aos comerciantes pernambucanos. A Secretaria da Fazenda dilatou o prazo de pagamento Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos comprados via regime da substituição tributária - quando o tributo é recolhido antecipadamente na compra dos itens. A medida foi instituída no início deste mês.
Na prática, a decisão da secretaria estende de quatro para doze parcelas o valor do ICMS relativo às perdas de estoque. De produtos que se encontram, por exemplo, com o prazo de validade próximo do vencimento. Além disso, o governo resolveu conceder um abatimento de 5% na tributação considerando-se estas perdas. A primeira parcela que venceria no próximo dia 30, inclusive, foi prorrogada para 30 de dezembro.
A decisão beneficiou derivados de colchões, bicicletas, brinquedos, cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal, materiais de construção e elétricos, autopeças, elétricos, eletrônicos e eletrodomésticos. Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, os benefícios foram concedidos após discussões com
representantes de órgãos como Fiepe, Fecomércio-PE e Assembleia Legislativa, além de membros do conselho de contabilidade do governo do estado.
´Nenhum estado adotou essa prática de justiça fiscal semelhante à que foi feita agora em Pernambuco e ainda é cedo para termos uma noção do acréscimo na arrecadação do ICMS`, afirmou o secretário da fazenda de Pernambuco, Djalmo Leão. De acordo com ele, deverão ser mantidos os debates sobre o valor agregado dos produtos e a competitividade das empresas.

Os pequenos empresários do setor industrial que ganham até R$ 1,8 milhão por ano e são optantes do Simples Nacional também foram beneficiados com a medida, já que não haverá mais cobrança, segundo a secretaria, do ICMS nas perdas de estoque. Além disso, o prazo para o recolhimento do imposto foi dilatado para 30 dias. No caso das empresas não optantes do Simples, a arrecadação será calculada pela média ponderada das mercadorias em estoque (opcional para cada empresa).

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque, destacou o consenso nas solicitações do empresariado feitas ao governo do estado. ´A partir de dezembro, faremos programas de esclarecimento sobre a substituição tributária e as novas decisões em todo o estado`, disse.

A decisão da Fazenda faz parte de uma série de pleitos solicitados ao governo do estado por representantes do setor comercial.

Fonte: Diário de Pernambuco

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL RECOMENDA QUE TODOS OS COMERCIANTES SE INFORMEM COM SEUS CONTADORES SOBRE O ASSUNTO TRATADO NESTA MATÉRIA.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ACCOR PLANEJA 30 HOTÉIS PARA A REGIÃO NORDESTE, SENDO UM DELES EM VITÓRIA


Das novas unidades, 12 estão programadas para Pernambuco, em diversos municípios, construídos até 2015

De olho no crescimento do Brasil nos próximos anos, a rede Accor está lançando um sistema de franquias de hotéis da bandeira Formule 1. A meta é construir 100 novas unidades até 2015, das quais cerca de 30 na Região Nordeste. Em Pernambuco serão 12 hotéis, com planejamento inicial para os municípios de Petrolina, Caruaru, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Garanhuns, Gravatá, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Goiana e Santa Cruz do Capibaribe.

O sistema de franquias será feito em 20 blocos de cinco hotéis por investidor. As cidades escolhidas têm entre 100 mil e 500 mil habitantes e potencial de crescimento para receber os hotéis da rede nos próximos anos. ´O processo não é fechado. É possível identificarmos novas cidades que atendam ao perfil que procuramos`, explicou Marcelo Mendes Medeiros, gerente de desenvolvimento da Accor. Atualmente a rede tem 18 hotéis no Brasil; 11 em operação e outros oito em construção. A bandeira Formule 1 existe há dez anos no país.

Segundo o executivo, a Copa do Mundo não é o foco dos empreendimentos, pois o investimento é de longo prazo e não se encerra com o evento. ´A Accor não constrói hotéis para a Copa do Mundo. Existem exemplos negativos nas experiências da Alemanha e da África do Sul. O objetivo é buscar um equilíbrio entre a demanda e a oferta, incluindo a época do evento`, continuou.

A novidade no sistema de franquias da Accor é a parceria com o Banco do Nordeste (BNB) - que poderá dar suporte aos empreendedores. ´O investidor pode ter o terreno, mas não tem o recurso ou não sabe como fazer o projeto. O BNB vai apresentar as linhas de crédito mais adequadas para o negócio em cada região`, explica Abel Castro, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Accor.

O financiamento é até 20 anos, com carência de cinco anos, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Cada Formule 1 deve empregar 14 funcionários, totalizando 168 empregos diretos no estado e 1.400 no total do investimento previsto (100 hotéis até 2015 no Brasil). O Formule 1 se enquadra na categoria supereconômico, com diária média de R$ 100; para o Nordeste, a estimativa é de R$ 75.

Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 23 de novembro de 2010

HEMOPE REALIZA MAIS UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA


O Hemope realiza no próximo mês de dezembro mais uma campanha de doação de sangue em nossa cidade. As pessoas que quiserem ser doadoras poderão comparecer na sede da Associação Comercial (ACIAV), que fica no final da Avenida Mariana Amália, nos dias 10 e 11 de dezembro, entre 9 e 15 horas.

“Doando Sangue no Hemope, você transforma esperança em vida” é o mote da campanha lançada pela Fundação Hemope nesta segunda-feira (22) para divulgar a Semana Nacional do Doador de Sangue, além de comemorar os 33 anos de atividades do Hemope. A campanha vai acontecer até o próximo sábado (27) no Hemocentro Recife.

Durante toda a semana, os doadores que já efetuaram 25, 50, 75 e 100 doações de sangue serão homenageados, recebendo certificados e broches comemorativos. Para divulgar a ação, o Hemope também desenvolveu uma campanha publicitária, com cartazes, distribuição de brindes e ações de marketing.

Para ser um doador de sangue é preciso ter boa saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 kg. No momento da doação é preciso estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e levar um documento de identificação com foto.

Fonte: Com informações do Jornal do Comércio

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PERNAMBUCO A TODO VAPOR


Por Rosa Falcão

A economia de Pernambuco cresceu em ritmo chinês no primeiro trimestre do ano (julho-setembro), 50% acima da média nacional, desempenho puxado pela indústria com destaque para a construção civil. O Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano foi o que mais se destacou entre os estados nordestinos, apresentando a taxa exuberante de 12,4% contra 8,8% do Brasil. Numa projeção otimista, o PIB estadual de R$ 70 bilhões poderá triplicar até 2030. O dinamismo econômico do estado é comprovado pela redução da taxa de desemprego que caiu de 10,6% para 8,2% na Região Metropolitana do Recife (RMR), sem contar com a criação de 81.322 empregos formais entre janeiro e setembro e o aumento de 8,9% do rendimento médio dos ocupados.

Desempenho da construção civil puxou para cima crescrimento da economia, segundo a terceira análise conjuntural da Ceplan Consultoria Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press - 27/9/10. É o que aponta a terceira análise conjuntural da Ceplan Consultoria sobre o desempenho da economia brasileira e regional. O boletim mostra que o Brasil se recuperou bem da crise econômica mundial (2008/2009). A indústria - setor mais afetado pela crise - fez o dever de casa e liderou o crescimento, com destaque para a Região Nordeste, em especial em Pernambuco e no Ceará. A tempestade externa provocada pela crise cambial que já afeta as exportações não deverá atrapalhar o ritmo de crescimento do país em 2011. Os economistas apostam que o Brasil e Pernambuco sofrerão pouco impacto porque têm estratégia de crescimento focada no mercado interno.

A economista Tânia Bacelar, sócia-diretora da Ceplan, destaca que o Brasil está na ´contramão` da economia mundial. ´Chama a atenção dos demais países como o Brasil prossegue com a recuperação do emprego formal e a redução das taxas de desemprego, tendência oposta a mundial`. Em sua avaliação, o país construiu um padrão de crescimento sustentável nos últimos anos, puxado pelo crescimento do mercado interno e dos segmentos que mais empregam. ´O setor privado faz a sua parte e o governo tira proveito com o crescimento da arrecadação de impostos`. Uma prova é a receita de ICMS (imposto estadual) que cresceu 18,3% no Nordeste e 19,7% em Pernambuco, puxado pelas vendas no varejo.

Na análise conjuntural, o professor Leonardo Guimarães, sócio-diretor da Ceplan, chama a atenção para o crescimento do emprego formal no país e no Nordeste, em especial Pernambuco, com aumento de 5,8% do número de vagas com carteira de janeiro a setembro. O setor de serviços e a construção civil puxaram a maior oferta de postos de trabalho na RMR. As obras no Porto de Suape e de infraestrutura nas estradas, além da construção de habitações, incrementaram o número de postos de trabalho. Na avaliação dos economistas, o desafio dos próximos anos é a falta de mão de obra qualificada.

Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CURSOS NA ACIAV

A Associação Comercial anuncia a todos os interessados a realização de mais um curso à disposição da população vitoriense:

SÃO 3 CURSOS EM 1
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO
* PROMOTOR DE VENDAS
* ATENDENTE

NOS DIAS 10 E 11/11 (QUARTA E QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14HS ÀS 17HS OU 19HS ÀS 22HS

INSCRIÇÃO 01 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
CASO O PARTICIPANTE QUEIRA O CERTIFICADO PAGARÁ UMA TAXA DE R$ 25,00
LOCAL DA INSCRIÇÃO: ACIAV
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA DO CURSO

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VITÓRIA EM 3 DIMENSÕES


CAPA DO DVD - VITORIA DE SANTO ANTÃO - A CIDADE EM TRES DIMENSÕES - volume I - a ser lançado no proximo mês de Dezembro.O trabalho de pesquisa iconográfica, que durou mais de 10 anos, reune mais de 2.500 imagens inéditas, o maior conjunto temático até hoje realizado nessa cidade. O amplo documentário (unico no genero feito na Vitória) teve origem no Arquipélago do Cabo Verde, onde o autor esteve para fotografar (de onde saiu o fundador da Cidade, Diogo Braga), e a Vitória de Sto Antão com fotos de um século e meio (verdadeiras reliquias históricas) até os dias de hoje. Os contatos para assinatura publicitária estão sendo feitos por Eliane Paiva, pelo fone: 88110714. Os direitos autorais da edição foram cedidos à Casa dos Pobres.

O lançamento deste DVD está previsto para o dia 13 de dezembro, na Associação Comercial. Na oportunidade, faremos a entrega dos diplomas às 50 empresas/entidades/profissionais que mais contribuiram para o desenvolvimento da nossa cidade no ano de 2010, e um coquetel. O evento será destinado a todos os empresários da região, autoridades e outros convidados. Também será feita uma breve prestação de contas das ações da ACIAV em 2010 e a posse da nova Diretoria para o biênio 2011/2012.

VITÓRIA EM 3 DIMENSÕES

EDIÇÕES RUBROVëIO

Apóss vários anos de pesquisa em arquivos públicos e de tradicionais famílias desta cidade, concluímos o nosso projeto editorial VITORIA DE SANTO ANTÃO (A CIDADE EM TRÊS DIMENSÕES), único no campo da documentação fotográfica até hoje realizado na Vitória, em forma de DVD. O prefácio será da jornalista carioca radicada nesta cidade, Rosângela Martins.

Ao todo, são mais de 2.500 imagens, inéditas, produzidas ao longo de 40 anos pelo jornalista vitoriense e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Marcus Prado. O foco do projeto volta-se para os aspectos urbanos, históricos e culturais da cidade nas suas esferas de maior relevo. Nosso imenso e diversificado painel iconografico inicia com cenas produzidas pelo autor no Arquipélago do Cabo Verde (ex-colonia de Portugal), de onde saiu o fundador da cidade – Diogo de Braga – até a Vitória dos dias atuais. Destacando aspectos paisagísticos do passado históricos jamais vistos, alguns com mais de 100 anos, houve a preocupação de resgatar velhos álbuns de famílias tradicionais, quase perdidos no tempo e na memória, herança sentimental e histórica dos formadores da nossa identidade cultural, política e econômica. Esta não é a única singularidade do projeto de forte apelo sentimental e de valorização de nossa terra. O objetivo da Revista eletrônica, além de ser um cartão postal da cidade, pretende contribuir, em parceria com a iniciativa privada e o poder público, para uma consciência coletiva de auto-estima e valorização do nosso patrimônio histórico e cultural e para a crença no nosso futuro. Objetiva, igualmente, mostrar, dentro e fora da cidade, que temos muito a oferecer aos que nos visitam e desejam investir economicamente no Município, aos que acreditam que a VITÓRIA DE SANTO ANTÃO está mudando para todos, em busca de novas alternativas de potencialidade econômica.

O público alvo do projeto tem amplas abrangências, com destaque para agências de turismo e de desenvolvimento econômico da Região, Bancos de investimentos, sem esquecer os meios escolares e acadêmicos da cidade, além de pessoas e instituições locais. A edição inaugural do projeto será de mil exemplares, com distribuição gratuita. Seu lançamento será no dia 30 de novembro de 2010 e não será colocado à venda no comercio tradicional.

Atenciosamente,

EDIÇÕES RUBROVËIO – NUCLEO DE APOIO CULTURAL

Marcus Prado – Diretor